domingo, 21 de junho de 2015

Interpretação de Texto Cecília Meireles e o Romanceiro da Inconfidência

Em 1953, a poetisa brasileira Cecília Meireles publicou Romanceiro da Inconfidência, um longo texto em versos que tem por base a Inconfidência Mineira (1789) e o contexto sociopolítico e cultural de Minas Gerais no século XVIII. A obra é constituída por 85 romances, formas poéticas medievais que narram os episódios de uma história. Misturando aspectos dos gêneros épico, lírico e dramático, Romanceiro da Inconfidência dá destaque a personagens como Tiradentes, Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Alvarenga Peixoto e Chica da Silva, reinterpretando um episódio central da história brasileira. Leia a seguir algumas passagens da obra que revelam a tensão entre a justiça e a tirania, a liberdade e a opressão. 



O fragmento transcrito a seguir apresenta as duas primeiras e a última estrofe que compõem a Lira I do poema "Marília de Dirceu", escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Leia-o e depois responda às questões.


a) No início do poema, o eu lírico faz uma autodescrição que o distancia dos pastores comuns. Como ele se apresenta a Marília na primeira estrofe?

b) Nos dois primeiros versos da segunda estrofe, o eu lírico faz um elogio à própria aparência. O que ele diz?

c) Ainda na segunda estrofe, o que o eu lírico afirma sobre seu poder e seu talento musical?

d) Indique a métrica do fragmento considerado também refrão.

e) Que sentidos pode ser atribuído à "Estrela", termo presente no refrão do poema?

f) Os poemas árcades são geralmente escritos com linguagem simples, em oposição à complexidade que era própria da poesia barroca. O poema em questão pode ser considerado um exemplo desse procedimento árcade?

g) Faça uma paráfrase da última estrofe do poema, ou seja, reescreva, com suas próprias palavras, explicando as ideias centrais do texto.

h) Qual é o ideal de vida defendido por Dirceu?

Gabarito: solicitar envio por e-mail

Referência: Língua Portuguesa 1 - Editora Positivo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...