terça-feira, 7 de julho de 2015

Exercícios sobre adjetivos | 7º ano Ensino Fundamental

Exercício sobre adjetivo no grau superlativo absoluto (clique aqui)

1) Complete a explicação dos adjetivos destacados conforme o exemplo: 


Exemplo: Letra ilegível - Letra que não se consegue ler

a) Recado incompreensível.
R. Recado que não se consegue compreender. 

b) Manda invisível a olho nu.
R. Mancha que não se consegue ver a olho nu.

c) Desculpa inaceitável.
R. Desculpa que não se pode aceitar.

d) Reunião inadiável.
R. Reunião que não se pode adiar.

e) História inacreditável.
R. História em que não se pode acreditar.

f. Raiva incontrolável.
R. Raiva que não se pode controlar. 

2) Escreva os adjetivos que podem substituir as explicações a seguir conforme o exemplo.

Exemplo: Fato que não se consegue explicar. = Fato inexplicável.

a) Fortaleza que não se pode destruir.
R. Fortaleza indestrutível.

b) Afirmação que não se pode discutir.
R. Afirmação indiscutível. 

c) Tesouro que não se pode esgotar.
R. Tesouro inesgotável.

d) Animal que não se consegue domar.
R. Animal indomável.

e) História que não se consegue esquecer.
R. História inesquecível.

f) Calor que não se consegue suportar.
R. Calor insuportável.

3) Amplie as frases, usando os adjetivos indicados. Associe esses adjetivos aos substantivos que achar adequados, variando-os em número e gênero conforme a necessidade. Veja o exemplo.
Observação professor: Em alguns casos, pode haver mais de uma resposta. O importante é que as frases construídas sejam coerentes.

Exemplo:
A nave voava pelo universo. (infinito/pequeno)
A pequena nave voava pelo universo infinito.

a) Uma turma de turistas embarcou nesse trem. (moderno/numeroso)
R. Uma numerosa turma de turistas embarcou nesse trem moderno.

b) As estrelas pareciam pequenos pontos no céu. (distante/luminoso)
R. As estrelas pareciam pequenos pontos luminosos no céu distante.

c) O jardineiro cuidava das flores do jardim da escola. (colorido/velho)
R. O velho jardineiro cuidava das coloridas flores do jardim da escola.

d) A menina mora com os pais nessa casa. (japonês/pequeno)
R. A menina japonesa mora com seus pais nessa pequena casa. 

e) Um grupo de crianças brincava na piscina do clube. (grande/alegre)
R. Um alegre grupo de crianças brincava na grande piscina do clube.

f) Vi dois gatinhos tomando sol na janela da sala. (branco/grande)
R. Vi dois gatinhos brancos tomando sol na janela da sala grande. 

4) Passe para o singular.

a) informações úteis
R. informação útil

b) questões difíceis
R. questão difícil

c) trens velozes
R. trem veloz

d) flores azuis
R. flor azul

e) notícias terríveis
R. notícia terrível

f) homens cruéis
R. homem cruel

g) leões ferozes
R. leão feroz

h) mulheres gentis
R. mulher gentil

5) Sublinhe e classifique os adjetivos presentes nas frases abaixo, informando se eles são simples ou compostos. 

a) A seleção brasileira vai jogar na Europa.
R. Brasileira; simples.

b) Um cantor norte-americano vai se apresentar no Brasil.
R. Norte-americano; composto.

c) Nosso time tem uma camisa alvinegra.
R. Alvinegra; composto.

d) Ele comprou uma paletó azul-marinho.
R. Azul-marinho; composto.

e) Ele é um homem gentil e educado.
R. Gentil, educado; simples.

6. Leia a tira.


a) Destaque todos os adjetivos presentes na tira.
R. Jovem, bonito, brilhante, rica, exigente.

b) Quais desses adjetivos são uniformes?
R. Jovem, brilhante, exigente.



Referência: Gramática Fundamental - Editora Moderna
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...