Exercícios sobre adjetivos | Análise Tirinha Garfield e Hagar

Leia a tira a seguir para responder à questão 1.

1) Um mesmo adjetivo ocorre duas vezes nessa tira. Quais são essas ocorrências?
R. Primeira ocorrência: novo ("o novo vestido de metal"). Segunda ocorrência: novíssimo ("nada que pareça novíssimo").

a) Com relação à flexão, qual é a diferença entre essas duas ocorrências?
R. Na primeira ocorrência, o adjetivo é utilizado em seu grau normal. Na segunda, ele é usado no grau superlativo absoluto sintético, formado com o acréscimo do sufixo -íssimo ao radical do adjetivo novo.

b) Considerando o contexto estabelecido no primeiro quadrinho, a segunda ocorrência é fundamental para a construção do efeito de humor. Explique por quê. 
R. Considerando o contexto estabelecido no primeiro quadrinho (Hagar e Helga conversam sobre a filha adolescente), fica evidente a razão pela qual Honi deixou o seu vestido de metal na chuva. Como adolescente, ela se recusa a usar uma peça de roupa que pareça novíssima. Já que o vestido é de metal, o jeito é deixá-lo na chuva para enferrujar e, assim, adquirir uma aparência envelhecida. O efeito de humor da tira está no fato de que a ferrugem vai estragar e não "envelhecer" o vestido de metal.

Leia a tira a seguir para responder às questões 2 e 3.

2) No último quadrinho, para qualificar sua habilidade no uso do controle remoto da TV, em que expressão comum em filmes de faroeste o gato se baseou e por quê?
R. Garfield baseou-se na expressão "o gatilho mais rápido do oeste", muito comum em filmes de faroeste para designar o atirador mais rápido. Como, no contexto da tira, o gato vence o suposto "duelo" travado com a TV, ele compara o controle remoto a um revólver e o clic, ao gatilho, reformulando a expressão original de modo a caracterizar sua habilidade no uso do controle remoto ("O clic mais rápido do oeste").

> O que, na tira, indica que a expressão utilizada por Garfield o caracteriza adequadamente.
R. A imagem da TV "vencida", no último quadrinho, mostra a habilidade de Garfield no uso do controle remoto. Depois de constatar que a TV "pifou" devido à sua rapidez em apertar, repetidas vezes, o controle remoto, Garfield declara-se vitorioso, autodenominando-se "O clic mais rápido do oeste".

3) Tanto a expressão original quanto a reformulada foram criadas com base em um adjetivo no grau superlativo. Que adjetivo é esse?
R. O adjetivo no grau superlativo é mais rápido.

a) Que grau superlativo é expresso nesse caso?
R. Grau superlativo relativo de superioridade.

b) Explique o uso do superlativo na construção do sentido dessas expressões.
R. Nas duas expressões, o uso do adjetivo no superlativo, como é próprio de sua função, intensifica a característica que se quer destacar (mais rápido) em comparação com todos os outros seres que compartilham a mesma característica. O uso do superlativo é importante para a construção do sentido dessas expressões porque quem as utiliza pretende afirmar sua superioridade ao desempenhar determinada função (atirar ou utilizar um controle remoto).





Referência: Português - Contexto, Interlocução e Sentido. Editora Moderna
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...