25 de maio de 2015

Questões sobre Figuras de Linguagem


LEIA TAMBÉM:
Figuras de linguagem - exercícios - vestibulares
Questão Fuvest - figuras de linguagem
Tirinha Hagar - figuras de linguagem (exercício)
Antítese, paradoxo e antífrase - tirinha Mafalda
Exercícios sobre figuras de linguagem
Questão de vestibular sobre paradoxo
Figuras de linguagem em tirinhas
Análise de tirinha - figura de linguagem: ironia
Análise de soneto barroco (antíteses)
Exercício sobre eufemismo - Poema Consoada - Manuel Bandeira
Figuras de linguagem - questões com gabarito para estudar


1) Para identificar uma figura de linguagem, é preciso estar atento ao contexto. Uma mesma expressão pode conter mais de uma figura de linguagem. Além disso, em alguns casos, a interpretação é problemática. Como você interpretaria, por exemplo, este verso de Carlos Drummond de Andrade?

Devagar... as janelas olham

(ANDRADE,Carlos Drummond de. Cidadezinha qualquer. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro, 1973)

2) Identifique as figuras de linguagem presentes em:

a) 
A noite caiu na minh'alma,
fiquei triste sem querer.
Uma sombra veio vindo, 
veio vindo, me abraçou.

b) 
Aqui um pedaço de mato está de castigo
Arvorezinhas acocoram-se no charco
Um fio de água atrasada lambe a alma.

3) Identifique as figuras de linguagem , em cada caso, e explique com que objetivo elas foram utilizadas. 

a)
Para isso fomos feitos:
Para lembrar e sermos lembrados
Para chorar e fazer chorar
Para enterrar os nossos mortos.
(Vinicius de Moraes)

b)
Minha bela Marília, tudo passa:
A sorte deste mundo é mal segura;
Se vem depois dos males a ventura,
Vem depois dos prazeres e desgraça.
(Tomás Antônio Gonzaga)


24 de maio de 2015

Questões sobre conectivo/conjunção com gabarito



**Gabarito no final**

1. (Enem)

Os filhos de Ana eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A cozinha era enfim espaçosa, o fogão enguiçado  dava estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas  que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como uma lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas. 

LISPECTOR, C.Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado. Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas:

a) expressa o mesmo conteúdo nas duas situações em que aparece no texto.
b) quebra a fluidez do texto e prejudica a compreensão, se usado no início da frase.
c) ocupa posição fixa, sendo inadequado seu uso na abertura da frase.
d) contém uma ideia de sequência temporal que direciona a conclusão do leitor.
e) assume funções discursivas distintas nos dois contextos de uso. 

2. (IFAL) Parágrafo do editorial "Nossas crianças, hoje".

Oportunamente serão divulgados os resultados de tão importante encontro, mas enquanto nordestinos e alagoanos sentimos na pele e na alma a dor dos mais altos índices de sofrimento da infância mais pobre. Nosso Estado e nossa região padece de índices vergonhosos no tocante à mortalidade infantil, à educação básica e tantos outros indicadores terríveis.
Gazeta de Alagoas, seção Opinião, 12 out. 2010.

Em que alternativa a seguir, a conjunção "enquanto" apresenta o mesmo sentido expresso no parágrafo?

a) "Enquanto era jovem, viveu intensamente."
b)"Dorme enquanto eu velo..." (Fernando Pessoa)
c) "João enriquece, enquanto o irmão cai na miséria."
d) "A gramática é o estudo da língua enquanto sistema..." (Sílvio Elia)
e) "Eu trabalhava enquanto ele dormia a sono solto."

21 de maio de 2015

Modelo de Prova | Exercícios sobre Classes Gramaticais


Atividade pronta para BAIXAR e SALVAR


Atividades, avaliações, projetos e planejamentos - Participe e baixe gratuitamente aqui!


1. Relacione as palavras destacadas nas frases com a classe gramatical correspondente.

a) O cão ficou velho.
b) O jovem partiu para a guerra.
c) Havia duas pessoas na esquina.
d) Ele andou depressa até a praça.
e) O cãozinho voltou para casa.
f) Olá! Quem é você?
g) O soldado era jovem.
h) cão nunca esqueceu seu dono.

(  ) Advérbio
 ) Interjeição
 ) Preposição
 ) Substantivo
(  ) Adjetivo
(  ) Numeral
(  ) Verbo
(  ) Artigo

2. Classifique os pronomes destacados nas frases a seguir. Empregue o código.


(A) Possessivo
(B) Demonstrativo
(C) Pessoal do caso reto
(D) Indefinido
(E) Interrogativo
(F) Pessoal do caso oblíquo

18 de maio de 2015

Análise Tirinha Vó | Sinais de Pontuação


**Gabarito no final**

Jean é cartunista e criou a personagem chamada Vó. Leia uma de suas histórias.

1. No primeiro quadrinho, é possível perceber que Vó pediu alguma coisa à neta. O que ela pediu?

2. Que sinal de pontuação indica, no primeiro quadrinho, que a parte lida pela garota não era o início do texto?

3. E qual é o sinal de pontuação que permite ao leitor saber que o texto no balão do primeiro quadrinho não é uma fala da garota. 

4. Por que é importante para a construção do humor na história o leitor não saber, logo no primeiro quadrinho, o que foi pedido à moça e quem fez o pedido?

GABARITO

1. Espera-se que os alunos percebam que Vó pediu à neta que colocasse linha em uma agulha e enviasse a agulha com a linha pelo correio.


2. As reticências.


3. As aspas.


4. Espera-se que os alunos percebam que o humor na tira é construído em parte pelo inusitado pedido da avó da menina, que descobrimos no segundo quadrinho quando vemos a garota tentando passar a linha pelo buraco da agulha. O pedido é inusitado porque pelo que se pode entender, a avó enviou pelo correio - ou por outra forma de envio - um pedido de ajuda que normalmente se faz presencialmente: pedimos a alguém que está perto de nós que nos ajude a passar a linha pela agulha e não enviamos uma carta para fazer isso.

16 de maio de 2015

Interpretação de artigo de opinião | O problema que ofusca o brilho

Aluna: Thairiny Cristiane Ribeiro
Professora: Flaviana Fagotti Bonifácio
Escola: Colégio Técnico de Limeira – Cotil; Cidade: Limeira – SP

O PROBLEMA QUE OFUSCA O BRILHO

Localizada no interior do Estado de São Paulo, Limeira já foi muito conhecida por ser a capital da laranja e por abrigar a primeira fazenda que recebeu imigrantes como trabalhadores no final do século XIX. Com o passar dos anos, os setores que sustentam a economia de Limeira mudaram, e hoje a cidade tornou-se a capital da joia folheada.

Grande parte da população da cidade trabalha e sustenta suas famílias com a fabricação de bijuterias, que inclui solda, montagem e banho (tratamento químico que dá brilho às peças), com a comodidade de serem montadas em fabriquetas de fundo de quintal e banhadas em grandes ou pequenas empresas, clandestinas ou legalizadas.

No entanto, uma questão muito discutida aqui é o impacto ambiental causado principalmente por empresas não regularizadas, geralmente situadas em bairros da periferia da cidade. Por não terem condições básicas de funcionamento e pela ganância dos proprietários que só visam ao lucro e não tratam seus resíduos químicos, despejam tais substâncias, provenientes
do processo produtivo dos folheados, diretamente no esgoto de Limeira. Como conseqüência disso, as águas fluviais da cidade apresentam grande quantidade de metais pesados, como cromo, níquel, cobre e chumbo – um risco para a saúde e o bem-estar dos cidadãos, que, em contato com esses metais, podem ser acometidos de problemas gastrintestinais, anemia, danos no sistema nervoso central, disfunção renal, entre outros.

Entretanto, são essas empresas poluidoras que mais empregam a população humilde da cidade, que por ter poucos recursos de renda e educação aceita trabalhar nessas fábricas, mesmo correndo riscos de contaminação, muitas vezes sem registro em carteira de trabalho e sem direitos básicos como décimo terceiro salário e licença-maternidade.

Já os proprietários alegam que os custos para o tratamento e regularização da empresa são altos, assim como as exigências para a legalização são absurdas, inviabilizando a produção.

De acordo com a Associação Limeirense de Joias (Aljoias), o custo para o tratamento de resíduos químicos é viável, até mesmo para as pequenas empresas, e o rigor é necessário para a legalização, já que esse setor expõe as pessoas a alto risco, direta ou indiretamente.
Do meu ponto de vista, deve-se investir em projetos educacionais de formação profissional para que esses trabalhadores possam competir no mercado de trabalho e exigir seus direitos. Também é necessário fiscalizar com eficácia, punir e até mesmo promover o fechamento dessas empresas que não tratam seus resíduos e, portanto, desobedecem às leis ambientais. Consequentemente, com a regularização e a profissionalização dos trabalhadores desse setor, a economia, a saúde dos cidadãos e a infraestrutura de Limeira melhorarão.

Todos querem brilhar: ao comprar uma joia folheada, os consumidores querem brilhar; as empresas, ao crescerem, gerarem empregos, aumentarem seus lucros, querem brilhar; o município quer aumentar os índices de desenvolvimento, e, portanto, também quer brilhar. Mas não podemos permitir que as nossas águas percam o brilho, afetando a saúde da população.

É claro que as medidas citadas não irão solucionar todos os problemas dos limeirenses com relação a essas empresas, mas, pelo menos, a tentativa para resolvê-los vale; afinal de contas, como dizia Karl Marx, sociólogo alemão, de nada valem as ideias sem homens que possam pô-las em prática.

QUESTÕES

Parágrafo 1º

1) Que expressões do parágrafo fazem referências ao espaço e ao tempo?
R. Espaço: Limeira, interior de São Paulo; Tempo: final do século XIX, com o passar dos anos, hoje.

2) Por que essas referências são importantes na organização do parágrafo?
R. A função desse parágrafo é informar onde fica a cidade de Limeira e indicar as transformações por que passou a economia da cidade, ao longo do tempo: de capital da laranja a capital da joia folheada. Daí ser essencial apontar  referências espaciais  e temporais .

Parágrafo 2º

3) Este parágrafo tem duas funções. Quais são elas?
R. Destacar a importância das fábricas de joias para Limeira e explicar o processo de fabricação dessas joias.

4) Quais são as expressões indicadoras dessas funções?
R. "grande parte da população"; "que inclui solda, montagem e banho" e "em grandes ou pequenas empresas, clandestinas ou legalizadas". A primeira destaca a importância das fábricas para a cidade; a segunda nomeia as etapas de produção da joia folheada; a terceira caracteriza os tipos de empresas que fabricam joias folheadas.

5) Como este parágrafo se articula com o anterior?
R. O segundo parágrafo justifica uma declaração feita no primeiro, "Limeira é a capital da joia folheada". Para isso, começa destacando que " Grande parte da população da cidade trabalha e sustenta suas famílias com a fabricação de bijuterias", o que dá a ideia da importância  desse negócio para a economia  da cidade.

Parágrafo 3º

6) O parágrafo pode ser dividido em duas partes. Qual o objetivo de cada uma delas?
R. A primeira objetiva indicar as causas do impacto ambiental e a segunda objetiva indicar as consequências desse impacto.

7) Que expressões sinalizam o início de cada parte?
R. Causa: por ela e pela em "por não terem condições ... " e "pela ganância  dos proprietários [...] " Consequência: Como consequência em "Como consequência disso, as águas fluviais da cidade[...]"

8) Como este parágrafo se articula com o anterior? Que expressão marca essa articulação?
R. O segundo parágrafo aponta um fator positivo das fábricas de bijuterias: elas geram muitos empregos . O terceiro parágrafo traz um fator negativo provocado por algumas dessas fábricas : o impacto ambiental . Por isso, a expressão utilizada para articular essas partes é no entanto, palavra que liga ideias  que se chocam.

Parágrafo 4º

9) A função do parágrafo é apresentar a razão que leva muitas pessoas a aceitarem trabalhar em empresas que não respeitam direitos básicos. Que expressão sinaliza essa função?
R. Por em "por ter poucos recursos de renda e educação [...]".

10) Como o parágrafo  se articula com o anterior? Que expressão marca essa articulação?
R. O terceiro parágrafo aponta um fator negativo das fábricas de bijuterias: elas produzem graves impactos ambientais. O quarto parágrafo  aponta um fator positivo: elas são as que mais empregam a população humilde da cidade . A expressão utilizada para articular essas partes é entretanto, palavra que liga ideias que se chocam.

Parágrafo 5º

11) Qual é a função deste parágrafo?
R. Anunciar o posicionamento, o ponto de vista dos proprietários de fábricas de bijuterias.

12) Que expressão sinaliza essa função?
R. "Os proprietários alegam".

13) Como este parágrafo se articula com os dois anteriores? Que expressão sinaliza essa articulação?
R. Tanto o terceiro como o quarto parágrafos denunciam problemas gerados pelas fábricas de bijuterias: graves impactos ambientais e não cumprimento de direito dos trabalhadores. O quinto parágrafo traz alegações dos empresários, razão do uso da expressão já em "já os proprietários alegam", palavra que liga ideias diferentes.

Parágrafo 6º

14) Qual é a função deste parágrafo?
R. Este parágrafo tem a função de anunciar o posicionamento, o ponto de vista da Associação Limeirense de Joias acerca da polêmica.

15) Que expressão sinaliza essa função?
R. "De acordo com".

16) Como o parágrafo se articula com o anterior?
R. Articulado com o quinto, o sexto parágrafo demonstra que a questão de que trata o texto é realmente polêmica, pois há opiniões diversas sobre ela.

Parágrafo 7º

17) Qual é a função do parágrafo?
R. Anunciar o posicionamento, o ponto de vista da autora do texto.

18) Qual é a expressão sinalizadora dessa função?
R. "Do meu ponto de vista".

19) Como este parágrafo se articula com os dois anteriores?
R. O sétimo parágrafo reforça a polêmica gerada pela questão: já são três opiniões - dos empresários, da associação e da autora do texto.

Parágrafo 8º

20) O oitavado parágrafo tem duas funções. Quais são elas?
R. Enumerar os que querem brilhar (consumidores, empresas e município) e contrastar a perda do brilho das águas com o desejo de brilhar dos consumidores, empresas e município.

21) Que expressões sinalizam essas funções?
R. Enumeração: os consumidores, as empresas e o município. Contraste: mas em "mas não podemos permitir...".

22) Com que parte do texto o oitavo parágrafo se articula de modo explícito?
R. Com o título, "O problema que ofusca o brilho", pois esse parágrafo apresenta "todos que querem brilhar", os consumidores, as empresas e o município, e o problema que ofusca esse desejo de brilhar, a poluição das águas. A articulação se dá pela expressão "Todos querem brilhar" e pela repetição de "querem brilhar".

Parágrafo 9º

23) Qual é a função do último parágrafo?
R. A função desse parágrafo é combater possíveis críticas às propostas de resolução do problema feitas pela autora (estratégia de proteção da autora).

24) Quais expressões sinalizam essa função?
R. "é claro que" e "mas, pelo menos".

25) Como a autora sustenta a ideia de que é preciso fazer algo, ainda que não se resolvam todos os problemas?
R. Com a citação de Karl Marx.

26) Qual é a função da expressão "como dizia" no parágrafo?
R. A função da expressão é introduzir a citação.

27) Como esse parágrafo se articula com o restante do texto?
R. Ele é o parágrafo de conclusão e retoma a questão polêmica, expressa em "[...] todos os problemas dos limeirenses com relação a essas empresas", além de promover uma nova reflexão a  partir da citação de Karl Marx.

Observação: para cumprir um objetivo no texto, os parágrafos podem ter diferentes formas de organização: tempo-espaço, explicação, causa-consequência, ponto de vista, contraste e enumeração. 

15 de maio de 2015

InterpretaçãoTirinha Calvin e Haroldo | Variedades Linguísticas

As HQs da personagem Calvin são escritas originalmente em inglês. A história a seguir foi tirada de uma edição portuguesa desses quadrinhos e, por isso, está traduzida no português de Portugal.



a) Entre o penúltimo e o último quadrinho, a história dá um salto no tempo. O que provavelmente aconteceu nesse período não mostrado ao leitor?
R. Provavelmente, Calvin foi à escola, entregou o desenho à professora, e ela deve ter questionado o trabalho - o pedido era para que os alunos desenhassem seu animal de estimação, e tigres não são animais de estimação; o menino deve ter dito que seu tigre fizera o desenho, o que soa como mentira; a professora mandou-o explicar-se com o diretor (principal). 

b) A linguagem utilizada nessa HQ tem diferenças em relação ao português brasileiro. Dê exemplos de expressões e frases que não são comuns no Brasil.
R. Não sabem mesmo a nada; vou desenhar-te a ti;bestial, não está a sair nada bem; dá cá; estou em pulgas; não estou a mentir etc.

c) Como essas expressões e frases provavelmente seriam escritas em uma tradução brasileira da história?
R. Possibilidades de resposta: não sabem mesmo a nada: não têm mesmo gosto de nada ; vou desenhar-te a ti: vou desenhar você; bestial: demais, legal; não está a sair nada bem: não está ficando nada bom; dá cá: dá aqui; estou em pulgas para: estou louco para; não estou a mentir: não estou mentindo e etc.

14 de maio de 2015

Orações Subordinadas Substantivas | Exercícios

1. Leia a tira de Garfield, de Jim Davis.




a) Em que consiste o humor da tira?
b) Localize um período composto por subordinação que apresenta uma oração subordinada substantiva. 
c) Reescreva esse período, substituindo a oração subordinada substantiva por um substantivo. Faça as adaptações necessárias. 

Leia este trecho da letra de uma canção.

Quero


Quero ver o sol atrás do muro

Quero um refúgio que seja seguro
Uma nuvem branca sem pó, nem fumaça
Quero um mundo feito sem porta e sem vidraça

Quero uma estrada que leve à verdade

Quero a floresta em um lugar da cidade
Uma estrela pura de ar respirável
Quero um lago limpo de água potável

Quero voar de mãos dadas com você

Ganhar o espaço em bolhas de sabão
Escorregar pelas cachoeiras
Pintar o mundo de arco-íris
[...]
Elis Regina

2. Releia este verso:

Quero um lago limpo de água potável


a) Quantos verbos há nesse verso? Quais são?

b) Esse verso é formado por um período simples ou composto?
c) Classifique o verbo querer quanto à transitividade.
d) Qual é o complemento desse verbo? Como se chama esse tipo de complemento?
e) Esse complemento é uma oração? Por quê?
f) Qual é o núcleo do complemento?
g) A que classe de palavras esse núcleo pertence?

13 de maio de 2015

Plano de Aula de Produção de Texto | Miniconto


PRODUÇÃO DE MINICONTOS NO TWITTER

Esse plano de aula foi publicado pela revista nova escola on line. Fiz algumas alterações e compartilho com vocês.

Ele tem o objetivo de ensinar os alunos a : identificar a adequação do uso da língua escrita em veículos diferentes; desenvolver síntese; utilizar recursos coesivos e através da reflexão, promover o amadurecimento emocional e a educação da sensibilidade. É voltado para o 1° ano do ensino médio de escola privada ou pública (podendo ser adaptado a outras séries) e tem em média duração de 7 aulas de 50 minutos cada. Para essa super aula de produção de texto, você irá precisar de minicontos impressos, em livros ou escritos á mão (no caso dos alunos que não têm computador), laboratório de informática na escola.

Análise Tirinha Garfield | Oximoro (Paradoxo)



Oximoro (ou paradoxo) é uma construção textual que agrupa significados que se excluem mutuamente. Para Garfield, a frase de saudação de Jon (tirinha acima) expressa o maior de todos os oximoros.

Oximoro é figura de linguagem que justapõe dois termos que se contradizem. Exemplo: "Mas que [o amor] seja infinito enquanto dure" (Vinicius de Moraes) - neste verso, a expressão "enquanto dure" contradiz a outra, "seja infinito", pois o infinito não acaba, não tem prazo de duração. 

Análise de Tirinha Garfield | Pronome possessivo


1. No primeiro quadrinho, qual é o referente do pronome em destaque e que relação o pronome indica?

2. Quem é o possuidor indicado pelos pronomes "nossas" e "nossos", respectivamente no segundo e no terceiro quadrinhos?

3. Explique o humor da tira.



GABARITO

1. O referente é Jon. O pronome indica relação de posse (os pensamento são de Jon).

2. Os possuidores são, em primeira instância, Jon e Garfield, mas os termos também podem estar se referindo a todos os seres humanos e a todos os gatos.

3. O humor reside na relação que se estabelece entre o pensamento de Garfield (no primeiro quadrinho), curioso sobre os pensamento de Jon, a curiosidade satisfeita pela explicitação dos pensamentos de Jon no segundo e no terceiro quadrinhos e pela constatação de Garfield, no último quadrinho, de que Jon deveria para de pensar.

11 de maio de 2015

Figura de linguagem (gradação) - Questão de vestibular


LEIA TAMBÉM:
Exercícios sobre figuras de linguagem
Exercício sobre eufemismo - Poema Consoada - Manuel Bandeira
Exercício de interpretação - Diversidade cultural (ironia)
Tipos de FIGURAS DE LINGUAGEM com exemplos
Figuras de linguagem - exercícios - vestibulares
Figuras de linguagem - questões com gabarito para estudar


**Gabarito no final**

Leia esse fragmento de texto, de Marina Colasanti:

[...] E num estalar de juntas que se soltam, de amarras que se desfazem, o guerreiro moveu-se, levantou a cabeça, ergueu o tronco, pôs-se de pé. [...]

(23 histórias de um viajante. São Paulo: Global, 2005. p. 47.)

O emprego de verbos correspondentes a ações que aumentam gradativamente de intensidade contribui, no fragmento, para dar ideia da recuperação física da personagem. Temos, nesse caso, uma gradação.

Gradação é a figura de linguagem que consiste na disposição de palavras ou expressões em um sequência que dá a ideia de progressão.

Qual das frases a seguir não apresenta gradação?
a) O fio de água surgiu, cresceu e engrossou, inundando as margens.
b) O carro arrancou, ganhou velocidade e ultrapassou o primeiro colocado.
c) O avião decolou, ganhou altura e aterrissou.
d) Aqui... além... mais longe, meus olhos procuravam por um sinal.



GABARITO
Alternativa c.

8 de maio de 2015

Variedade Linguística, Normas Urbanas de Prestígio e Preconceito Linguístico


LEIA TAMBÉM:
Textos com variedades linguísticas - exercícios com gabarito
Exercícios sobre variação linguística com respostas (Enem e vestibulares)
Interpretação de texto com aspectos da língua falada
Exercício sobre Regionalismo - Interpretação de poema: O poeta da roça
Interpretação de crônica Rubem Braga - Variedade linguística

Variedade linguística é cada um dos sistemas em que uma língua se diversifica, em função das possibilidades de variação de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).
Normas urbanas de prestígio são as variedades que, em um país com a diversidade linguística do Brasil, gozam de maior prestígio político, social e cultural. São utilizadas em contextos formais de fala e escrita.
Preconceito linguístico é o julgamento negativo que é feito dos falantes em função da variedade linguística que utilizam

1) Descreva brevemente a sequência de acontecimentos da tira.
2) O que provoca a reação inesperada da moça? Por que ela fica tão chocada?
3) O que a atitude da mulher sugere a respeito do modo como as pessoas costumam avaliar diferentes maneiras de falar?

Gabarito:

Interpretação Tirinha Garfield (Verbo irregular)


a) Que tipo de notícia aparece na primeira página dos jornais ou na capa de revistas?
b) Como a aranha entendeu o que disse Garfield no segundo quadrinho?
c) O que Garfield de fato quis dizer?
d) Qual o verbo que provoca essa dupla interpretação? Classifique-o como regular ou irregular.

GABARITO

a) Na primeira página de um jornal e na capa de uma revista estão as notícias mais importantes.
b) A aranha entendeu que havia uma fotografia de seu marido na primeira página do jornal e que, portanto, ele tinha feito algo importante.
c) Garfield quis dizer que o marido da aranha estava "grudado" na primeira página do jornal.
d) Trata-se do verbo ver, que é irregular.

LEIA TAMBÉM:
Conjugação verbal - exercícios com gabarito
Exercícios sobre verbos irregulares com tirinha
Exercícios sobre verbos irregulares

Leitura e Interpretação de Crônica | Nossos netos não vão comer pastel!

CRÔNICAS:
Medo da eternidade - Clarice Lispector
Cachorros! - Luis Fernando Verissimo
O homem nu - Fernando Sabino (interpretação e produção)
A volta do filho pródigo de Moacyr Scliar
Vida urbana (Lima Barreto)
Restos do carnaval (Clarice Lispector)
No aeroporto (Drummond)
Cruzamento (sobre adolescência)
Crônica reflexiva sobre preconceito
Meio-dia e meia (Rubem Braga)
Crônica reflexiva (Luis Fernando Verissimo)
Crônica humorística - Fúria no trânsito (Walcyr Carrasco)
Crônica sobre leitura/menino de rua
Crônica argumentativa - Pesadelo paulistano
Crônica argumentativa - Pensar é trangredir (Lya Luft)
Interpretação de CRÔNICA com gabarito - Da lei (Ferreira Gullar)

NOSSOS NETOS NÃO VÃO COMER PASTÉIS! 
Pode ser ignorância nossa, mas não sabíamos que o novo vilão do planeta é o óleo de cozinha! Sim, aquele usado pra fritar pastel, bife à milanesa e batata frita! Sabíamos que jogar óleo usado na pia podia causar um grande entupimento. E que uma das opções era jogá-lo na privada. Mas, como não somos cozinheiras de mão cheia e sabemos que frituras fazem a maior sujeira, nunca pensamos muito sobre o assunto óleo.
Até agora começaram a pipocar notas sobre o “descarte do óleo”. Ou seja: como jogar aquele óleo usado fora!? Segundo os cientistas, o óleo dos pastéis pode ser o responsável por enchentes, morte dos fitoplânctons e até pelo aquecimento global! E não pense que isso não tem a ver com você para quem cozinha é ovo na manteiga. Porque, agora, comer uma coxinha é quase um crime contra o planeta, se você pensar bem.
Deve ser por isso que algumas cozinheiras guardam o óleo velho e usado numa lata sinistra, geralmente embaixo da pia. Elas deixam lá até pensarem numa maneira melhor de jogar o tal óleo assassino de fitoplânctons. Devem ir acumulando latas e latas de óleo, em silêncio, por anos. E, depois, sem saber o que fazer, colocam tudo aquilo numa Kombi, desaparecem pelo mundo e passam a viver na clandestinidade, cheias de culpa.
Os ecologistas recomendam que você entregue o óleo para ONGs que fazem reciclagem ou façam sabão caseiro. Sim, um sabão caseiro com o óleo velho! Que nem naquele filme Clube da luta, em que os sabonetes das madames eram feitos com a gordura da lipoaspiração. Eca! Só de pensar nisso já desistimos de comer qualquer coisa frita para sempre! Ou de usar sabonete.
Uma coisa nos deixou tristes: o fato de que talvez nossos netos (se tivermos algum) nunca conhecerão o sabor de um delicioso bife à milanesa ou de um pastel de queijo. Pense nas feiras sem barraca do pastel. Certamente, ir à feira vai ficar mais triste.
Porque, se a gente tiver que levar latas de óleos velhos para reciclagem ou usar sabão com odor de fritura, vamos adotar só alimentos cozidos. No vapor.
A vida fica cada dia mais triste no planeta Terra. E, por enquanto, vamos nos entupir de pastel para esquecer disso.

Momento de histeria

Estamos fritas!

(Jô Hallack, Nina Lemos e Raq Affonso. Nossos netos não vão comer pastel! Folhateen, suplemento do jornal Folha de S. Paulo, 17 set. 2007.)

Interpretação Tirinha Calvin e Haroldo - Modo Indicativo


1. Qual fato deixou Calvin tão impressionado? Por quê?

2. Os verbos morrer, haver e ter presentes na tira estão conjugados em que modo verbal?


GABARITO

1. Calvin ficou impressionado com a notícia de ainda haver pessoas que morrem de fome, pois não têm o suficiente para comer. 

2. Os verbos estão conjugados no indicativo.

Exercícios sobre tipos de frases (fundamental)

1) Leia o texto a seguir, de Luís Fernando Verissimo, atentando para a fala em destaque.

Dois preguiçosos estão sentados, cada um na  sua cadeira de balanço, sem vontade nem de balançar. Um deles diz:
 Será que está chovendo?
O outro:
— Acho que está.
— Será?
— Não sei.
— Vai lá fora ver.
— Eu não. Vai você.
—  Eu não.
 Chama o cachorro.
— Chama você.
 Tupi!
O cachorro entra da rua e senta entre os dois preguiçosos.
— E então?
— O cachorro tá seco...


Luis Fernando Verissimo.

6 de maio de 2015

Exercícios Línguagem Verbal e Não Verbal 7º ano

1) Observe a placa de trânsito e responda.

a. A quem essa placa é destinada? O que ela comunica?
R. Aos motoristas em geral. Que é proibido virar à esquerda.

b. Por que nas placas de trânsito é empregada a linguagem não verbal?
R. Para que os motoristas e os pedestres possam identificar as mensagens de forma mais rápida. 

5 de maio de 2015

Análise de Tirinha Snoopy | Artigo


1. Qual o sentido da fala apresentada no primeiro quadrinho?

2. No segundo quadrinho aparece o pensamento do cachorro Snoopy. De que modo ele se relaciona com a fala do primeiro quadrinho? Explique.

3. Considerando a distinção feita por Snoopy entre um e o, explique de que modo o uso desses dois termos afeta o que é dito sobre ele.

LEIA TAMBÉM:
Exercícios sobre artigo para ensino médio (com gabarito)


RESPOSTAS

1. A menina avisa que há um cão (sem maiores especificações) na porta de casa, querendo entrar.

2. O pensamento de snoopy é um questionamento do que foi dito pela menina. Ele não gosta de ser caracterizado como UM cachorro. Prefere ser apresentado como O cachorro.

3. Quando é apresentado como um cachorro, Snoopy se sente desvalorizado. Não há nada que o distingua de todos os outros seres que podem ser nomeados como cachorros. Ao se definir como o cachorro, o que ele pretende dizer é que é único, particular, especial. Mesmo pertencendo a uma espécie muito vasta, tem características que o tornam singular.