30 de novembro de 2015

Análise tirinha Hagar | Sentidos do discurso


a) No texto, Hagar e o filho, Hamlet, dialogam. Há um locutor, Hamlet, que inicia o diálogo, e um receptor, Hagar. Explique a intenção do quadrinista ao colocar somente uma parte da resposta de Hagar no primeiro quadrinho.

b) Por que a resposta de Hagar apresenta conotação humorística?


Gabarito

a) Além de criar expectativa, o autor concentra o humor do texto no segundo quadrinho. Desse modo, ele consegue surpreender e divertir o leitor.


b) Em determinada acepção, paz e harmonia são palavras sinônimas, portanto, se houver paz, também vai existir harmonia. Hagar, porém, interpreta a palavra harmonia no sentido musical, que é equivalente a "combinação agradável de sons", considerando esse objetivo impossível dada a enorme quantidade de pessoas no mundo. Sua resposta inesperada produz o humor da tira.

Leitura e análise de crônica argumentativa Pensar é transgredir "Revogue-se" (Lya Luft) Prática para redação Tema: relacionamentos


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O texto abaixo é um trecho de uma crônica argumentativa da escritora contemporânea Lya Luft. Leia-o com atenção.

Revogue-se

Relacionamentos se constroem ao longo dos anos de sua duração: os dois parceiros vão tramar consciente ou inconscientemente a teia que os vai envolver ou separar, o casulo onde vão abrigar ou sufocar seus filhos.
Amor não deveria ser prisão ou dever, mas crescimento e libertação. Porém se gostamos de alguma coisa ou de alguém, queremos que esteja sempre conosco. Perda e separação significam sofrimento, mas não o fim da vida nem o fim de todos os afetos.
Certa vez me entregaram um bilhete que dizia:
"Se você ama alguém, deixe-o livre."
Poucas afirmações são tão difíceis de cumprir, poucas contêm tamanha sabedoria em relação aos amores, todos os amores: filhos, amigos, amantes. Amor é risco, viver é risco. Pois permitir, até querer que o outro cresça ao nosso lado, pode significar que crescerá afastando-se de nós.
Mas - essa é a força e a beleza do desafio de uma vida a dois - o outro, crescendo, pode-se abrir mais para nós, que participaremos dessa expansão. Instaura-se uma instigante parceria amorosa, na qual o tempo não servirá para desgaste mas para construção. É um processo de refinamento da cumplicidade que brilha em algumas relações mesmo depois de muitos anos, muitas perdas, e muitos difíceis recomeços - desde que haja sobre o que reconstruir.
[...]

LUFT, Lya. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 145-146. (Fragmento).

29 de novembro de 2015

Leitura e Interpretação de Poema "Sonhos" Verbo - O Subjuntivo - 7ºano


ATIVIDADE EM PDF PRONTA PARA BAIXAR E SALVAR

Interpretação do poema Morada do inventor
Atividade sobre inferência de tema ou assunto principal de um texto
Atividade sobre linguagem figurada para 6ºano com tirinha
Interpretação: causo - Num rancho às margens do Rio Pardo (crenças populares)
Atividade para trabalhar corrupção (8ºano) Interpretação de charges
Interpretação sobre integridade - A parábola da pereba
Interpretação de fábula - Quem tem razão? A lebre ou o leão? (assembleia e debate)
Interpretação de texto O pequeno príncipe
Atividades de interpretação de textos 7ºano
Texto para trabalhar a cultura indígena
Leitura e interpretação de conto (6ºano) O sabiá e a girafa
Interpretação de texto Alice no país das maravilhas
Atividade de comparação entre textos (7ºano)
Atividades de interpretação de texto para 6ºano
Interpretação de crônica - Tema: leitura/menino de rua
Atividade de português com poema de Vinícius de Moraes


Leia este poema, de Elias José:

Sonhos

Se eu ganhasse na loteria
compraria dez linhas
de telefone
e me desligaria do mundo...
Acho um inferno a implicância
desta casa.
Bastou eu pegar no telefone,
para todo mundo precisar dele,
pro pai reclamar dos impulsos,
pra mãe falar que é vocação
de telefonista, que é deslumbramento.

Se fico meia horinha
batendo papo com uma amiga
ou com uma paquera especial,
vira guerra, tremor de terra,
vira eclipse e terremoto!
Interurbano então é fruto proibido
e ai de mim se ousar!...

Quando vem a conta
no fim do mês,
tenho de botar algodão nos ouvidos
pra sobreviver a falatório.

Se eu ganhasse na loteria,
compraria dez linhas,
falaria vinte horas por dia
e ai de quem implicasse!

(Cantigas de adolescer. 7. ed. São Paulo: Atual, 1992. p.10)

28 de novembro de 2015

Exercícios sobre verbo/modos verbais - 7º ano


Leia a tira abaixo, de Adão Iturrusgarai.


1. Onde as personagens estão? Comprove sua resposta com elementos da tira.

2. Compare as frases dos dois balões.
a) Qual delas expressa uma ideia de certeza? Qual é a forma verbal utilizada?
b) Em qual delas há uma ideia de possibilidade ou de hipótese? Quais são as formas verbais utilizadas?

23 de novembro de 2015

Interpretação Tirinha Garfield | Função Sintática Pronome


Na segunda fala de Jon, aparece uma estrutura considerada inadequada pela gramática normativa, mas muito comum na linguagem coloquial: "Eu finalmente preguei ela [a tábua] no lugar". Como a função sintática a ser exercida pelo pronome, nesse caso, é de objeto direto do verbo pregar, a gramática normativa recomenda o uso das formas oblíquas dos pronomes pessoais ("Eu finalmente a preguei no lugar"). O que se observa, porém, é que o uso dos pronomes oblíquos, nesse contexto, está cada vez mais restrito á escrita formal. Na fala, especialmente em um registro mais coloquial, a forma do pronome pessoal do caso reto é a mais frequente. 

Exercícios sobre adjetivos | Análise Tirinha Garfield e Hagar

Leia a tira a seguir para responder à questão 1.


LEIA TAMBÉM:
Exercícios sobre adjetivos com gabarito
Adjetivos e advérbios - questões comentadas (concursos)

**Gabarito no final**

1. Um mesmo adjetivo ocorre duas vezes nessa tira. Quais são essas ocorrências?
a) Com relação à flexão, qual é a diferença entre essas duas ocorrências?
b) Considerando o contexto estabelecido no primeiro quadrinho, a segunda ocorrência é fundamental para a construção do efeito de humor. Explique por quê. 

Leia a tira a seguir para responder às questões 2 e 3.