quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Avaliação diagnóstica de português | 7º ano

1. Leia com atenção as frases abaixo. Em algumas delas, há expressões usadas no sentido figurado. Identifique e sublinhe essas expressões. 

a) A noite está fria, vou pôr um agasalho.
b) Ele entrou numa fria e não sabe como sair.
c) Nosso goleiro foi um gigante durante a partida.
d) A menina está usando brincos muito bonitos.
e) A casa foi todinha reformada e ficou um brinco.
f) A bola rolava no tapete verde do estádio.
g) A torcida pegou fogo quando nosso time fez gol.
h) Ele quebrou a cabeça para resolver aquele problema.
i) Esse menino anda com a cabeça nas nuvens.
j) Ele estava com dor de cabeça ontem à noite.

2. Informe se os pares de palavras são formados por antônimos ou sinônimos. Siga o exemplo.

a) examinar/inspecionar = sinônimos 
b) admirar/detestar
c) prejudicar/beneficiar
d) finalizar/principiar
e) reunir/juntar
f) falecer/morrer
g) alterar/mudar
h) erguer/levantar
i) incluir/excluir
j) comum/raro
k) simples/complicado
l) elogiar/criticar

3. Leia as frases abaixo e empregue a vírgula e os dois-pontos onde for necessário.

a) Na biblioteca da escola havia muita coisa livros revistas jornais enciclopédias e dicionários.
b) Pegue todos esses cadernos pastas e lápis e guarde no armário.
c) O professor chamou as seguintes alunas para o jogo de vôlei Marcela Laura Denise Fabiana Renata Cláudia Célia e Márcia.
d) O famoso artista saiu do carro e foi cercado por repórteres fotógrafos e uma multidão de fãs. 

4. Nas frases abaixo, informe quais são os substantivos e os adjetivos.

a) O lobo feroz tentou atacar as pequenas ovelhas.
b) Ontem fez um dia frio e úmido.
c) O garoto mandou um bilhete misterioso à menina.
d) Na praia ensolarada, havia muitos turistas.
e) Os alunos fizeram uma festa maravilhosa na escola.

5. Passe os substantivos destacados nas frases a seguir para o plural e mude o que for preciso no resto das frases.

a) O professor estava entusiasmado com o sucesso dos alunos.
b) Aquele homem francês veio conversar com o diretor. 
c) Uma bandeirinha colorida enfeitava a sala de aula. 
d) O cão feroz quis atacar o visitante estrangeiro. 
e) Aquela ação cruel foi punida pela justiça. 
f) Esse cão é fiel ao seu dono.

6. Leia a tira.


a) O que o menino quis dizer à mãe no primeiro quadrinho?
b) O que a mãe pensou que ele estivesse dizendo?
c) Que palavra provocou essa outra interpretação da mãe?
d) A palavra uma foi usada duas vezes na tira. Analise as frases em que ela aparece e classifique-a em artigo indefinido ou numeral. 

7. Reescreva as frases sublinhadas a seguir, ou parte delas, usando pronomes pessoais do caso reto para evitar a repetição de palavras.

a) Sueli e suas amigas estão se arrumando. Sueli e suas amigas vão ao cinema.
b) Não sabemos onde é essa rua. Vamos consultar o mapa. Quem sabe o mapa poderá nos ajudar.
c) A torcida ficou contente com os jogadores, porque os jogadores ganharam o campeonato.
d) Ele vai jogar fora esses jornais porque esses jornais são velhos.
e) Mauro perdeu a hora. Mauro não ouviu o despertador e dormiu até tarde.
f) Rafael foi ao parque. Com Rafael foram também seus irmãos.

8. Leia a anedota.

Dois mentirosos conversam na praça:
— Você consegue enxergar aquele mosquito, lá na torre da igreja?
— Qual deles? O que está sentado ou o que está em pé?

a) Que pronome de tratamento foi usado nessa anedota?
b) Classifique o numeral usado no texto.
c) Que sinais de pontuação foram usados nesse texto?

9. Sublinhe os pronomes indefinidos presentes nas frases.

a) Faltam poucos jogos para o fim do campeonato.
b) Alguém deixou esse recado para você.
c) Certas pessoas nunca estarão satisfeitas com o que têm.
d) Na escola, todos gostam dessa menina. 
e) Ninguém foi mal na prova de ontem. 
f) Você precisa de alguma coisa?
g) Há diversos livros sobre esse assunto na biblioteca. 
h) Este vendedor está ocupado, mas o outro poderá atender ao cliente. 
i) Aqui tem tudo o que precisamos para fazer a pesquisa. 
i) Nenhum convidado reclamou da festa. 

10. Separe o sujeito e o predicado de cada oração.

a) Os meninos estão na quadra.
b) O enxame entrou na colmeia.
c) Algumas famílias passeiam pelo parque.
d) Diversas crianças jogam bola no campinho.
e) A cidade parece vazia hoje.
f) O sol desponta no horizonte.
g) Eles saíram mais cedo da academia.
h) Nós iremos ao cinema hoje à noite.

Gabarito:

1.
a) A noite está fria, vou pôr um agasalho.
b) Ele entrou numa fria e não sabe como sair.
c) Nosso goleiro foi um gigante durante a partida.
d) A menina está usando brincos muito bonitos.
e) A casa foi todinha reformada e ficou um brinco.
f) A bola rolava no tapete verde do estádio.
g) A torcida pegou fogo quando nosso time fez gol.
h) Ele quebrou a cabeça para resolver aquele problema.
i) Esse menino anda com a cabeça nas nuvens.
j) Ele estava com dor de cabeça ontem à noite.

2.
a) Sinônimos
b) Antônimos
c) Antônimos
d) Antônimos
e) Sinônimos
f) Sinônimos
g) Sinônimos
h) Sinônimos
i) Antônimos
j) Antônimos
k) Antônimos
l) Antônimos

3. 
a) Na biblioteca da escola havia muita coisa: livros, revistas, jornais, enciclopédias e dicionários.
b) Pegue todos esses cadernos, pastas e lápis e guarde no armário.
c) O professor chamou as seguintes alunas para o jogo de vôlei: Marcela, Laura, Denise, Fabiana, Renata, Cláudia, Célia e Márcia.
d) O famoso artista saiu do carro e foi cercado por repórteres, fotógrafos e uma multidão de fãs. 

4.
a) Lobo e ovelhas: substantivos; feroz e pequenas: adjetivos.
b) Dia: substantivo; frio e úmido: adjetivos.
c) Garoto, bilhete, menina: substantivos; misterioso: adjetivo.
d) Praia e turistas: substantivos; ensolarada: adjetivo.
e) Alunos, festa e escola: substantivos; maravilhosa: adjetivo. 

5.
a) Os professores estavam entusiasmados com o sucesso dos alunos.
b) Aqueles homens franceses vieram conversar com o diretor. 
c) Umas bandeirinhas coloridas enfeitavam a sala de aula. 
d) Os cães ferozes quiseram atacar os visitantes estrangeiros. 
e) Aquelas ações cruéis foram punidas pela justiça. 
f) Esses cães são fiéis aos seus donos.

6.
a) Que ele queria ficar com um cachorro e com uma pata (com os dois bichos).
b) Que o cachorro tinha só uma pata (era aleijado); por isso ela perguntou o que tinha acontecido com as outras três.
c) A palavra pata. O menino estava se referindo à ave; a mãe estava pensando nas pernas do cachorro.
d) No primeiro quadrinho, é artigo indefinido (trata-se de uma pata qualquer); no segundo quadrinho, é numeral (trata-se de uma só pata, não há mais nenhuma). 

7.
a) Elas vão ao cinema.
b) Quem sabe ele poderá nos ajudar.
c) porque eles ganharam o campeonato. 
d) porque eles são velhos
e) Ele não ouviu o despertador e dormiu até tarde. 
f) Com ele foram também seus irmãos. 

8.
a) Você.
b) Dois = numeral cardinal.
c) Dois-pontos, travessão, ponto de interrogação. 

9.
a) Faltam poucos jogos para o fim do campeonato.
b) Alguém deixou esse recado para você.
c) Certas pessoas nunca estarão satisfeitas com o que têm.
d) Na escola, todos gostam dessa menina. 
e) Ninguém foi mal na prova de ontem. 
f) Você precisa de alguma coisa?
g) diversos livros sobre esse assunto na biblioteca. 
h) Este vendedor está ocupado, mas o outro poderá atender ao cliente. 
i) Aqui tem tudo o que precisamos para fazer a pesquisa. 
j) Nenhum convidado reclamou da festa. 

10.
a) Os meninos estão na quadra.
b) O enxame | entrou na colmeia.
c) Algumas famílias passeiam pelo parque.
d) Diversas crianças | jogam bola no campinho.
e) A cidade | parece vazia hoje.
f) O sol desponta no horizonte.
g) Eles | saíram mais cedo da academia.
h) Nós | iremos ao cinema hoje à noite.


Referência: Gramática Fundamental - Editora Moderna
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...