13 de janeiro de 2016

Exercícios sobre vocativo COM GABARITO


1. Leia a primeira estrofe de "Mar português", de Fernando Pessoa.

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Fernando Pessoa. Mensagem: Obra poética I. Porto Alegre: L&PM, 2006.

a) Quais são os vocativos presentes nesta estrofe?
b) Em que posição se encontram no verso?
c) Qual foi a pontuação usada para separar os vocativos?

2. Leia um trecho do conto "Convívio", de Carlos Drummond de Andrade.


Seus tripulantes entendiam-se normalmente com os moradores, não hesitando em solicitar-lhes pequenos serviços: copo d'água, comprimido para dor de cabeça.
Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis.

a) Indique o aposto que aparece no trecho apresentado.
b) Que pontuação foi usada para separar o aposto?

3. Identifique os vocativos nas seguintes frases e pontue-as adequadamente.

a) Você meu jovem está em situação difícil.
b) Por quê você ainda não fez o bolo da mãe?
c) Cara eu não consegui lembrar aquela fórmula de matemática.
d) Venha rápido Júlia.
e) Senhor já sabe o que vai pedir?
f) Vem querida dançar comigo.
g) Não faça isso meu filho.
h) Estimados eleitores agradeço os votos de todos.


GABARITO

1.
a) Ó mar salgado; ó mar.
b) O primeiro vocativo encontra-se no início do verso; o segundo, no final do verso.
c) A vírgula

2. 
a) "Copo d'água, comprimido para dor de cabeça.
b) Dois pontos.

3.
a) Você, meu jovem, está em situação difícil.
b) Por quê você ainda não fez o bolo, mãe?
c) Cara, eu não consegui lembrar aquela fórmula de matemática.
d) Venha rápido, Júlia.
e) Senhor, já sabe o que vai pedir?
f) Vem, querida, dançar comigo.
g) Não faça isso, meu filho!
h) Estimados eleitores, agradeço os votos de todos.