quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Atividade sobre o uso dos porques para 9º ano do ensino fundamental


1. Complete as frases abaixo utilizando: porqueporquêpor que ou por quê: 

a) O clima da Terra está se alterando__________os gases expelidos sobretudo pelas indústrias destroem a camada de ozônio. 
b) ____________há tantos casos de doenças no pulmão nos dias de hoje?
c) Ele não explicou o ____________ de sua atitude. 
d) Você não foi à nossa casa ____________?
e) Não queremos saber _____________ as ruas estão tão esburacadas; queremos que sejam consertadas. 
f) O governo deve esclarecer o ____________ de tantos impostos. 
g) Não volte tarde _____________ há risco de ser assaltado. 
h) Ela ficou irritada _______________ ?
i) Todos querem saber ______________houve tanto rigor na entrada do show. 
j) ____________ houve tanto rigor na entrada do show?
k) Houve tanto rigor na entrada do show _____________ ?
l) Conseguimos perceber ______________ você se retirou: ficou magoado com a falta de respeito das pessoas. 

2. Reescreva o texto a seguir usando adequadamente por quepor quêporque ou porquê onde houver as linhas em branco.

______________ aquecer e alongar antes de praticar exercícios? 

O jogador está no banco de reservas e dá um pulo quando o treinador avisa: "Você pode aquecer para entrar em campo". Um friozinho sobe pela espinha e o atleta fica animadíssimo! Dá uma corridinha, estica para lá, puxa para cá. Essas atividades iniciais, que parecem sem importância, são fundamentais antes de se praticarem exercícios. Quer saber o____________?
Com movimentos específicos, a circulação sanguínea e a temperatura do corpo aumentam, avisando ao organismo que é hora de se exercitar. Assim, os músculos em maior atividade receberão doses extras de oxigênio e nutrientes, como a glicose, garantindo um bom desempenho.
Além do aquecimento, é necessário o alongamento dos músculos. Quem pratica natação, por exemplo, precisa de exercícios específicos para alongar os músculos dos braços, __________o esforço na água exigirá muito deles.

Adaptado de: Ciência Haje das Crianças, Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, n. 149, ago. 2004. 


3. Leia a tira.


Clique na imagem para ampliar


a) As falas de Garfield no segundo e no terceiro quadrinhos estão incompletas. Copie-as em seu caderno, acrescentando uma das palavras a seguir: PORQUE, POR QUE, PORQUÊ, POR QUÊ.
b) Justifique sua resposta.



Gabarito:

1.
a) porque
b) Por que
c) porquê
d) Por quê
e) por que
f) porquê
g) porque
h) por quê
i) por que
j) Por que
k) por quê
l) por que

2. Por que / porquê / porque

3.
a) No segundo quadrinho: "Gosto das manhãs de segunda-feira, sabe por quê?" No terceiro quadrinho: "Porque não tenho que ir trabalhar."
b) Na primeira fala, usa-se por quê, pois trata-se de uma pergunta em final de frase. Na segunda fala, porque indica uma explicação e é uma resposta.



Referências: Para Viver Juntos - Língua Portuguesa (Editora SM) ; Projeto Teláris (Editora Ática)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...