23 de maio de 2016

Análise tirinha Gaturro | Função dêitica dos pronomes

Leia com atenção a tira abaixo para responder a questão.


1. Descreva a situação mostrada na tira.

a) Que diferentes pronomes as personagens da tira, funcionários de um escritório, utilizam em suas falas? Classifique cada um deles. 
b) O autor da tira recorre, no último quadrinho, ao pensamento do Gaturro para aludir explicitamente à função dos pronomes na língua. Que função é essa?  Justifique.

Gabarito

1. O chefe (ou dono) de um escritório pergunta aos funcionários quem foi o culpado pela ocorrência de determinado erro, que a tira não esclarece qual foi. Um a um, os funcionários vão apontando um colega como sendo o culpado, até chegar ao Gaturro.

a) Na tira, há os pronomes pessoais do caso reto ele e ela e os pronomes demonstrativos essa, este, esse e aquele.

b) Os pronomes têm uma função dêitica, ou seja, "apontam" para as pessoas do discurso, isto é, eles identificam os participantes da interlocução e os seres, eventos ou situações aos quais o discurso faz referência. Na tira, essa função fica evidente porque os vários funcionários recorrem aos pronomes pessoais e demonstrativos para se referir a um colega sem nomeá-lo, mas deixando claro a quem cada um se referia.
Professor: seria interessante chamar a atenção dos alunos para o fato de que o autor da tira combina a função dêitica dos pronomes com o desenho dos dedos que apontam para as pessoas a quem os funcionários desejam atribuir a responsabilidade pelo erro.

Português compartilhado (exercícios)