Exercício sobre objeto direto e indireto

Leia este texto:

Por que todo mundo usava peruca na Europa dos séculos XVII e XVIII? 

Não era todo mundo, apenas os aristocratas. A moda começou com Luís XIV (1638-1715), rei da França. Durante seu governo, o monarca adotou a peruca pelo mesmo motivo que muita gente usa o acessório ainda hoje: para esconder a calvície. 
O resto da nobreza gostou da ideia e o costume pegou. 
[ ... ] 
Mas, por mais elegante que parecesse ao pessoal da época, a moda das perucas também era nojenta: "proliferava todo tipo de bicho, de baratas, de camundongos, nesses cabelos postiços", afirma o estilista João Braga, professor de História da Moda das Faculdades Senac, em São Paulo. 
Em 1789, com a Revolução Francesa, veio a guilhotina, que extirpou a maioria das cabeças com perucas. Símbolo de uma nobreza que se desejava exterminar, elas logo caíram em desuso. [ ... ] 
(Mundo Estranho, nº3.) 


a) Identifique, no primeiro parágrafo do texto três objetos diretos. 
b) Na oração "O resto da nobreza gostou da ideia", o termo da ideia é objeto direto ou indireto? 

2. Reescreva os seguintes enunciados, substituindo os verbos destacados pelos verbos entre parênteses. Depois classifique os objetos dos novos enunciados. Veja o exemplo: 

Leia esta frase: 

Os filhos amam os pais. (obedecer) 
Os filhos obedecem aos pais. 
aos pais: OI 

a) Os meninos quebraram os brinquedos. (entreter-se) 
b) A canção comoveu o público. (agradar) 
c) Ela não admite desculpas tolas. (acreditar) 
d) Ela adora doces e refrigerantes. (gostar) 


Gabarito:

1.
a) a peruca; o acessório; a calvície
b) é objeto indireto

2.
a) Os meninos entretiveram-se com os brinquedo. | com os brinquedos = OI
b) A canção agradou ao público. | ao público = OI
c) Ela não acredita em desculpas tolas. | em desculpas tolas = OI
d) Ela gosta de doces e refrigerantes. | de doces e refrigerantes = OI