15 de maio de 2016

Interpretação de cartum MAITENA | Período composto

Leia o cartum abaixo para responder às questões 1 e 2. 
** Gabarito no final **


1. O cartum é um desenho que satiriza comportamentos humanos para promover uma reflexão crítica por meio do humor. Qual é a situação satirizada no cartum de Maitena?
> Marido e mulher têm uma visão divergente sobre a viagem que fizeram. Explique por quê. 

2. Releia a fala em que o homem relata o que fizeram. Que recurso gramatical foi usado, no texto, para criar no leitor a impressão de que a viagem feita pelo casal teve um ritmo frenético? 
> Explique de que modo esse recurso produz o efeito de sentido pretendido. 


Leia este outro cartum, da mesma autora, para responder às questões de 3 a 5.


3. Qual é a situação satirizada por esse cartum? 
a) A fala da primeira senhora traz uma opinião implícita sobre a atividade artística. Qual é ela? 
b) Que expressão, no texto, confirma essa opinião implícita? Por quê? 

4. A fala da mãe reconstrói, para a amiga, diferentes reações que ela teve ao saber da ocupação do namorado da filha. Qual foi a primeira reação? O que a justifica? 
> Qual foi a segunda reação? O que, no texto, permite identificá-Ia? 

5. Leia novamente os trechos a seguir. 

1º cartum
"Fomos a todos os museus, [...] provamos os pratos mais exóticos, caminhamos, tiramos fotos, filmamos, visitamos parentes, amigos [ ... ]." 

2º cartum 
"Quando minha filha me disse que o namorado se dedicava à pintura, eu me acalmei porque imaginei outra coisa, entendeu?" 

a) Observe a maneira como as orações estão organizadas em cada caso. Em qual dos trechos é possível identificar independência entre as orações? 
b) No trecho em que algumas orações apresentam dependência de outras, que termos estabelecem vinculas entre as diferentes orações? 

A comparação entre as estruturas sintáticas presentes nos dois textos nos leva a uma constatação importante sobre a maneira de organizar as orações no interior dos períodos: a depender das intenções do falante, a articulação das orações pode ser feita para criar vínculos sintáticos entre diferentes informações que se tornam dependentes umas das outras. Pode também ser adotado um outro modo de apresentar as informações, mantendo a independência sintática das orações.