24 de maio de 2016

Questão Fuvest "O cortiço" | Aluísio Azevedo


(FUVEST-SP) 
- Não entra a polícia! Não deixa entrar! 
Aguenta! Aguenta! - Não entra! Não entra! repercutiu a multidão em coro. 
E todo o cortiço ferveu que nem uma panela ao fogo. 
- Aguenta! Aguenta! 

Aluísio Azevedo, O cortiço, 1890, parte X. 

**Gabarito no final**

O fragmento apresentado mostra a resistência dos moradores de um cortiço à entrada de policiais no local. O romance de Aluísio Azevedo: 

a) representa as transformações urbanas do Rio de Janeiro no período posterior à abolição da escravidão e o difícil convívio entre ex-escravos, imigrantes e poder público. 
b) defende a monarquia recém-derrubada e demonstra a dificuldade da República brasileira de manter a tranquilidade e a harmonia social após as lutas pela consolidação do novo regime. 
c) denuncia a falta de policiamento na então capital brasileira e atribui os problemas sociais existentes ao desprezo da elite paulista cafeicultora em relação ao Rio de Janeiro. 
d) valoriza as lutas sociais que se travavam nos morros e na periferia da então capital federal e as considera um exemplo para os demais setores explorados da população brasileira. 
e) apresenta a imigração como a principal origem dos males sociais por que o país passava, pois os novos empregados assalariados tiraram o trabalho dos escravos e os marginalizaram.


GABARITO
Alternativa A