**Gabarito no final**
(MACK-SP) O tigre tinha-se voltado ameaçador e terrível, aguçando os dentes uns nos outros, rugindo de fúria e vingança: de dois saltos aproximou-se novamente.
Era uma luta de morte a que ia se travar; o índio o sabia, e esperou tranquilamente, como da primeira vez; a inquietação que sentira um momento de que a presa lhe escapasse, desaparecera: estava satisfeito.
Assim esses dois selvagens das matas do Brasil, cada um com as suas armas, cada um com a consciência de sua força e de sua coragem, consideravam-se mutuamente como vítimas que iam ser imoladas.
José de Alencar, O guarani
1. Assinale a alternativa correta.
a) Ao fazer referência aos dois selvagens das matas do Brasil, o narrador explicita seu repúdio à cena violenta que ocorreria.
b) O contraste entre o comportamento do animal e o do índio revela a superioridade deste com relação àquele.
c) A certeza do narrador de que nessa luta não haveria nem vencedor nem vencido explicita-se com a expressão vítimas que iam ser imoladas.
d) A inquietação momentânea do índio tem como consequência o fato de ser uma luta de morte a que ia se travar.
e) Os segmentos rugindo de fúria e vingança e como da primeira vez sugerem que o animal já fora anteriormente atacado.
2. Assinale a alternativa que apresenta provas textuais da onisciência do narrador.
a) tinha-se voltado ameaçador e terrível; estava satisfeito
b) aguçando os dentes uns nos outros; rugindo de fúria e vingança
c) de dois saltos aproximou-se novamente; estava satisfeito
d) o índio o sabia; estava satisfeito
e) esses dois selvagens das matas do Brasil; cada um com as suas armas
3. Considerado também o seu contexto histórico, afirma-se corretamente que o texto:
a) exemplifica uma orientação estético-ideológica do século XIX que idealizou as origens do Brasil.
b) prenuncia o estilo naturalista, haja vista a idealização da natureza e a identificação entre o humano e o animal.
c) pertence à literatura colonial brasileira, marcada especialmente pela valorização dos povos e costumes indígenas.
d) parodia o estilo romântico que, influenciado pelas ideias de Rousseau, concebia o indígena como "o bom selvagem".
e) traz índices da literatura realista do século XIX, cujo foco era a análise das condições de vida nas zonas rurais do território brasileiro.
GABARITO
E | D | A