Exercícios sobre conjunções para ensino médio


VEJA TAMBÉM:
1. Reescreva os períodos a seguir, ligando as orações, de modo a formar um período composto por coordenação. Utilize uma conjunção conforme solicitado entre parênteses. 

a) Estavam muito cansados. Conseguiram competir até o Final. (adversativa) 
b) As crises eram frequentes. O governo do país estava ameaçado. (conclusiva) 
c) Não foi ao jogo. Não assistiu pela TV. (aditiva) 
d) Saiam rapidamente. O ônibus já está chegando. (explicativa) 

2. Preencha os espaços utilizando a conjunção coordenativa adequada. Analise bem as relações possíveis entre as orações. 

a) Parou perto do ponto de ônibus ___________ ficou a observar o mendigo. 
b) Tinha apenas dois anos, era, __________, bem pequeno. 
c) Precisava fazer cirurgia cardíaca,  __________tinha muito medo. 
d) O jogo foi horroroso, ____________ perdemos de 3 a 0 para o Flamengo. 
e) "No Carnaval,_____________ se brinca____________ se foge para onde ninguém fala em carnaval" (Carlos Drummond de Andrade) 
f) Não jogava cartas,_________ via televisão.

3. Reescreva os períodos que seguem, substituindo a conjunção explicativa pela conclusiva e vice-versa. Faça as adaptações necessárias.

a) Tinha apenas treze anos, portanto não podia ir a festas sozinho.
b) Sentiu-se arrasada, pois percebeu que sua vida era semelhante à da vizinha.
c) "Penso, logo existo." (Descartes)


GABARITO

1.
a) Estavam muito cansados, mas (porém, no entanto, entretanto) conseguiram competir até o final.
b) As crises eram frequentes; logo, (portanto/por isso) o governo do pais estava ameaçado.
c) Não foi ao jogo nem assistiu pela TV.
d) Saiam rapidamente, pois (porque/ que) o ônibus Já está chegando. 

2.
a) e
b) portanto/pois
c) mas, porém no entanto, entretanto (admite e também) 
d) pois/porque
e) o,ou
f) mas

3.
a) Não podia ir a festas sozinho, pois/ porque tinha apenas treze anos. 
b) Percebeu que sua vida era semelhante à da vizinha, logo/portanto se sentiu arrasada.
c) Existo porque penso.

VEJA TAMBÉM: