Leia a tira a seguir para responder às questões de 1 a 3.
1. Para fazer referência a um rato específico, o cão recorre, nos dois primeiros quadrinhos, a um pronome. Transcreva-o.
> Por que esse pronome foi usado pelo cão?
2. Ao longo do diálogo, as falas do gato indicam que ele não é capaz de identificar os referentes pressupostos nas falas do cão. Como isso é representado para os leitores?
3. As falas do último quadrinho são inesperadas e tornam evidente o efeito de humor da tira. Explique como o humor é construído nesse texto.
Gabarito
1. Aquele.
1. Aquele.
> O cão usa o pronome aquele porque precisa fazer uma referência a um ser que não se encontra nas proximidades. Como ele sabe que o gato conhece o rato sobre o qual deseja descobrir alguma coisa, o cão recorre ao pronome demonstrativo que indica distanciamento em relação à lº e à 2º pessoas do discurso.
2. A representação da incapacidade de identificar os referentes pressupostos nas falas do cão é construída, na tira, por uma série de perguntas feitas pelo gato: "Que rato?", "Que toca?", "Que buraco?", "Que memória?".
> Que. Esse termo, associado à presença do ponto de interrogação, estabelece o valor interrogativo das falas do gato.
3. O diálogo entre o cão e o gato começa, na tira, fazendo referência a algo bem específico: um rato conhecido de ambos. Como o gato não demonstra compreender a referência estabelecida no primeiro quadrinho, o cão procura fornecer informações espaciais (toca, buraco na parede) que possam auxiliar o gato. No último quadrinho, quando constata que seu esforço foi inútil, o cão faz uma ironia referindo-se à memória do gato. O humor acontece porque, mais uma vez, o gato se mostra insensível à ironia e pergunta: "Que memória?", retomando a atitude interrogativa que irritou o cão ao longo do diálogo.
Português compartilhado (exercícios)
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