4 de julho de 2016

Exercícios sobre advérbios para 8ºano


** Gabarito no final **

1. Leia a tira de Calvin e responda.
a) Pelas informações da tira, quem parece ser Moe? 
b) Haroldo diz que não pode comer Moe. A razão que ele dá para isso, no último quadrinho é a que o leitor espera? Por quê? 
c) Reescreva a primeira fala do menino, substituindo os dois advérbios de lugar por outras expressões, porém mantendo o sentido da frase. Faça as alterações que forem necessárias. 
d) Nessa fala, os advérbios de lugar indicam localização no espaço físico? Explique.

2. O texto abaixo é um trecho de uma crônica de Machado de Assis. Complete-o com os advérbios e as locuções adverbiais abaixo.

finalmente | na Terra | mais | depressa| lá | só | não | em casa | aqui | acolá | à noite. 

Temos________essas grandes novidades. O empresário do Teatro Lírico fez-nos o favor de dar a famosa ópera de Wagner, enquanto a Companhia de Botafogo tomou a peito transportar-nos__________ [...] 
Eu, se___________ fosse, não ia em jejum. Pegava de algumas opiniões sólidas e francesas e metia-as na cabeça com facilidade;_________não me valeria das muletas do bom Larousse, se ele________ as tivesse___________; mas havia de tê-Ias. Cai_______ ,cai________,faria uma opinião prévia, e_________iria ouvir a grande partitura do mestre. 

Machado de Assis.


3. Responda às questões. 

a) Qual é a grande novidade anunciada no início da crônica? 
b) O que significa, no contexto da crônica, a expressão "não ia em jejum"? 
c) Por qual advérbio a locução adverbial "com facilidade" poderia ser substituída no texto? 
d) Como os advérbios e as locuções adverbiais ajudam o leitor a entender esse texto? 

4. Leia este trecho de uma letra de música. 

Eu + Eu 

Eu tô longe, eu tô perto 
Eu tô sempre por
Tô ligado, tô esperto 
se chegarem, saí. 
Eu, de olho no mundo 
só, por meio segundo 
em cima, tô embaixo 
é você que não me vê. 
Ouço tudo, tudo escuto 
Tô pensando em você. 
Eu, de olho no mundo 
só, por meio segundo 

Mário Manga e Gabriel Fernandes. Eu + eu. Em: Ilha Rá-Tim-Bum. MZNAbril Music, 2002.

a) Quais são os advérbios ou locuções adverbiais do texto que se opõem? 
b) Das palavras em destaque, quais são advérbios?
c) E quais são locuções adverbiais?  
d) Que circunstâncias esses advérbios e locuções adverbiais expressam? 
e) Como os advérbios e as locuções adverbiais colaboram para a criação da imagem do eu lírico da música? 
f) Substitua o pronome eu pelo nós nos primeiros versos. Os advérbios se alteram? 

5. Do texto abaixo foram retirados, propositadamente, alguns advérbios e algumas locuções adverbiais. Complete-o com elementos que indiquem tempo, modo e lugar.

A travessia do canal da Mancha 
A primeira pessoa a atravessar _________(modo) o canal da Mancha, sem colete salva-vidas, foi o capitão da marinha mercante britânica Matthew Webb. Ele cobriu o percurso de 33 quilômetros entre Dover (Inglaterra) e Calais (França) em________(tempo), _________(tempo). As correntes marítimas muito fortes fazem da prova um exercício de estratégia. Muitas vezes, é preciso nadar________(lugar) à que se quer chegar. O capitão Webb nadou 61 quilômetros, quase_________(modo), para alcançar o outro lado da costa. 

Marcelo Duarte. O guia dos curiosos. São Paulo: Panda Books, 2005. 
GABARITO