Exercícios sobre advérbios para 8ºano

Exercício sobre advérbios e locuções adverbiais para 6ºano (clique aqui)

1. Leia a tira de Calvin.


a) Pelas informações da tira, quem parece ser Moe? 
b) Haroldo diz que não pode comer Moe. A razão que ele dá para isso, no último quadrinho é a que o leitor espera? Por quê? 
c) Reescreva a primeira fala do menino, substituindo os dois advérbios de lugar por outras expressões, porém mantendo o sentido da frase. Faça as alterações que forem necessárias. 
d) Nessa fala, os advérbios de lugar indicam localização no espaço físico? Explique.

2. O texto abaixo é um trecho de uma crônica de Machado de Assis. Complete-o com os advérbios e as locuções adverbiais dadas.

finalmente | na Terra | mais | depressa| lá | só | não | em casa | aqui | acolá | à noite. 

Temos________essas grandes novidades. O empresário do Teatro Lírico fez-nos o favor de dar a famosa ópera de Wagner, enquanto a Companhia de Botafogo tomou a peito transportar-nos__________ [...] 
Eu, se___________ fosse, não ia em jejum. Pegava de algumas opiniões sólidas e francesas e metia-as na cabeça com facilidade;_________não me valeria das muletas do bom Larousse, se ele________ as tivesse___________; mas havia de tê-Ias. Cai_______ ,cai________,faria uma opinião prévia, e_________iria ouvir a grande partitura do mestre. 

Machado de Assis.

3. Responda às questões. 

a) Qual é a grande novidade anunciada no início da crônica? 
b) O que significa, no contexto da crônica, a expressão "não ia em jejum"? 
c) Por qual advérbio a locução adverbial "com facilidade" poderia ser substituída no texto? 
d) Como os advérbios e as locuções adverbiais ajudam o leitor a entender esse texto? 

4. Leia este trecho de uma letra de música. 

Eu + Eu 

Eu tô longe, eu tô perto 
Eu tô sempre por
Tô ligado, tô esperto 
se chegarem, saí. 
Eu, de olho no mundo 
só, por meio segundo 
em cima, tô embaixo 
é você que não me vê. 
Ouço tudo, tudo escuto 
Tô pensando em você. 
Eu, de olho no mundo 
só, por meio segundo 

Mário Manga e Gabriel Fernandes. Eu + eu. Em: Ilha Rá-Tim-Bum. MZNAbril Music, 2002.

a) Quais são os advérbios ou locuções adverbiais do texto que se opõem? 
b) Das palavras em destaque, quais são advérbios?
c) E quais são locuções adverbiais?  
d) Que circunstâncias esses advérbios e locuções adverbiais expressam? 
e) Como os advérbios e as locuções adverbiais colaboram para a criação da imagem do eu lírico da música? 
f) Substitua o pronome eu pelo nós nos primeiros versos. Os advérbios se alteram? 

5. Do texto abaixo foram retirados, propositadamente, alguns advérbios e algumas locuções adverbiais. Complete-o com elementos que indiquem tempo, modo e lugar.

A travessia do canal da Mancha 
A primeira pessoa a atravessar _________(modo) o canal da Mancha, sem colete salva-vidas, foi o capitão da marinha mercante britânica Matthew Webb. Ele cobriu o percurso de 33 quilômetros entre Dover (Inglaterra) e Calais (França) em________(tempo), _________(tempo). As correntes marítimas muito fortes fazem da prova um exercício de estratégia. Muitas vezes, é preciso nadar________(lugar) à que se quer chegar. O capitão Webb nadou 61 quilômetros, quase_________(modo), para alcançar o outro lado da costa. 

Marcelo Duarte. O guia dos curiosos. São Paulo: Panda Books, 2005. 
p.415. 




Gabarito: 

1.
a) Um colega de escola de Calvin. 
b) O leitor espera que Haroldo diga que não pode comer Moe porque isso é errado, ou porque matá-lo é um crime, ou algo semelhante. Assim, a razão apresentada no último quadrinho não é a que o leitor espera. 
c) Resposta pessoal. Sugestões: Certo,.Haroldo, eis o plano para tirar o Moe de atividade / Certo, Haroldo, cá está o plano para tirar o Moe de atividade. / Certo, Haroldo, veja meu plano para tirar Moe do caminho. 
d) Não, em aqui está, o advérbio aqui indica a localização de uma informação no interior da fala; o advérbio fora, em colocar fora de atividade, também não indica posição no espaço, pois uma atividade é algo abstrato, e não um lugar. 

2. finalmente; na Terra, mais; depressa; lá; só; não; em casa; aqui; acolá; à noite.

3.
a) A apresentação de uma famosa ópera de Wagner. 
b) Significa não ir despreparado. 
c) Pelo advérbio facilmente. 
d) Eles acrescentam informações importantes para o leitor entender o contexto do que está sendo dito. 

4.
a) Longe, perto; em cima/embaixo. 
b) Longe, perto, sempre aí, já, embaixo, não. 
c) No mundo, por meio segundo, em cima.
d) Lugar: longe, perto, aí, no mundo, em cima, embaixo. | Tempo: sempre, já, por meio segundo. | Negação: não.
e) Eles expressam a ideia de que o eu lírico não para em lugar nenhum, que não se sente amado e que está atento às coisas que acontecem à sua volta, mesmo que seja só por um segundo. 
f) Não, pois os advérbios são palavras invariáveis.

5. No texto original: a nado; 21 horas e 45 minutos; em agosto de 1875; na direção oposta; em zigue-zague.



Referência: Português - Coleção Para Viver Juntos (Editora SM)
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