5 de julho de 2016

Exercícios sobre pronomes relativos

1. Reescreva  as seguintes sentenças, adequando-as ao padrão escrito mais formal: 

a) Este é o texto *** que ele se referiu. 
b) Queremos fazer uma visita à cidade *** que nascemos. 
c) Este é o único exemplar do livro *** que disponho no momento. 
d) Eles apresentaram um projeto *** que eu concordo. 
e) Estou voltando da reunião mais chata *** que eu participei neste ano. 
f) Meu irmão é a única pessoa  *** que eu confio. 

2. Encaixe a segunda sentença na primeira, conforme os exemplos: 

Exemplo 1 
Este é o livro [  ]. Eu gostei muito deste livro. 
Este é o livro [de que gostei muito]. 
ou 
Este é o livro [do qual gostei muito].


Exemplo 2 
O carro [  ] era novo. Ele se referiu ao carro. 
O carro [a que ele se referiu] era novo. 
ou 
O carro [ao qual ele se referiu] era novo. 

a) Esta é a gramática [  ]. Estamos nos referindo a esta gramática. 
b) O cantor de rock [  ] não nasceu ainda. Ele vai simpatizar com o cantor de rock. 
c) O aluno [  ] era do primeiro ano. Ele reclamou do aluno. 
d) A resolução [  ] foi aprovada. Eu concordo com a resolução. 
e) Estes são os amigos [  ]. Nós compartilhamos nossas alegrias com os amigos. 
f) Ele perdeu o livro [  ]. O diretor aludiu ao livro. 

3. Justifique a presença da preposição antecedendo o pronome relativo nas sentenças abaixo, retiradas aleatoriamente de jornais e revistas: 

a) No século 18, na Inglaterra, multidões começavam a deixar os campos dos quais haviam usufruído por meio das formas comunitárias de cultivo. 
b) Esse modelo curricular permite aos alunos estudar mais aquelas matérias de que gostam. 
c) A revista O Cruzeiro foi a mais lida do país, com tiragem de 700 mil exemplares numa época em que o Brasil tinha pouco mais de 50 milhões de habitantes. 
d) Na exposição, ao lado de cada desenho, há uma reprodução do afresco de que ele é o rascunho. 
e) Desisti da ideia de fazer o filme no Irã pelo fato de que eu não teria controle sobre o uso político a que estaria me prestando. 
f) O móvel foi exibido em Paris, em 1735, no que poderíamos considerar como a primeira exposição de design de que se tem notícias. 
g) A fumaça emitida pelos motores a diesel é cancerígena e pode ser encaixada na categoria poluidora a que pertencem o cigarro, o amianto e o gás-mostrada. 
h) Fazer previsões é sempre muito arriscado, mas os cientistas só podem usar os dados de que dispõem. 
i) Os dados com que ele trabalhou não haviam sido divulgados até então. 
j) A ideia já havia aparecido nas reuniões do grupo de trabalho de que ela participou. 

Gabarito

1.
a) Este é o texto a que ele se referiu. 
b) Queremos fazer uma visita à cidade em que nascemos
c) Este é o único exemplar do livro de que disponho no momento. 
d) Eles apresentaram um projeto com que eu concordo. 
e) Estou voltando da reunião mais chata de que eu participei neste ano. 
f) Meu irmão é a única pessoa em que eu confio. 

2.
a) Esta é a gramática a que (à qual) estamos nos referindo. 
b) O cantor de rock com que (com o qual/com quem) ele vai simpatizar não nasceu ainda. 
c) O aluno de quem (do qual) ele reclamou era do primeiro ano. 
d) A resolução com que (com a qual) eu concordo foi aprovada. 
e) Estes são os amigos com que (com os quais / com quem) nós compartilhamos nossas alegrias. 
f) Ele perdeu o livro a que (ao qual) o diretor aludiu. 

4.
a) usufruir exige a preposição de (haviam usufruído dos campos .../ deixar os campos dos quais haviam usufruído...). 
b) gostar exige a preposição de (gostam daquelas matérias/ ...as matérias de que gostam...). 
ca preposição em indicando tempo (O Brasil tinha pouco mais de 50 milhões de habitantes naquela época! ... numa época em que o Brasil...). 
d) o rascunho exige que seu adjunto venha acompanhado da preposição de (ele é o rascunho do afresco/ ... reprodução do afresco do qual ele é o rascunho...). 
e) prestar-se exige a preposição a (eu estaria me prestando ao uso político/ ... o uso político a que eu estaria me prestando...). 
f) a expressão "ter notícias" exige que seu adjunto venha acompanhado da preposição de (ter notícias da primeira exibição/ ... a primeira exibição de design de que se tem notícias...). 
g) pertencer exige a preposição a (a fumaça pertence à categoria poluidora/ ...a categoria poluidora a que pertencem o cigarro, o amianto e ...). 
h) dispor exige a preposição de (dispõem de dados/ ... usar os dados de que dispõem ...). 
i) trabalhar exige a preposição com (trabalhou com os dados/ ...os dados com que ele trabalhou ...). 
j) participar exige a preposição de (participou do grupo de trabalho/ ...reuniões do grupo de trabalho de que ela participou ...).