Interpretação de texto com aspectos da língua falada



VEJA TAMBÉM:
Textos com variedades linguísticas - exercícios com gabarito

Leia o trecho da crônica a seguir. 

Piorou? Melhorou?

[...] Os estádios não eram essa arena de hoje, eram mais um teatro em que se representava a tragédia da derrota, o drama do empate, a comédia da vitória. 
Melhoraram os cinemas, que nem pulgas têm mais. Piorou o Carnaval, aprisionado nos sambódromos. 
Ah, melhorou muito o telefone. Pouco tempo atrás, era uma coisa falar ao telefone. Interurbano? Ligava-se para uma telefonista, que ligava para outra telefonista em outra cidade e esta ligava para casa da pessoa, fazendo a ponte. Dependendo do tráfego, isso podia durar duas horas, três. Em cidades pequenas, onde não existiam aparelhos nas casas, as pessoas eram chamadas ao posto telefônico. Quem ligava ficava no posto da sua cidade esperando horas. [...] E as linhas residenciais e comerciais? Caríssimas! Entravam na declaração de bens do imposto de renda, coisa de classe média para cima. Olha, um drama. Melhorou demais. [...] 

Ivan Ângelo. Disponível em: <http://vejasp.abril.com.br/materia/piorou- melhorou!>. Acesso em: 16 mar. 2015.

a) Que aspectos da vida cotidiana melhoraram na opinião do autor? Por quê? 
b) Que aspectos pioraram? Explique. 
c) Essa crônica, embora se trate de um texto escrito publicado em uma revista semanal, apresenta usos característicos da língua falada informal. Retire trechos do texto em que usos da linguagem falada se manifestam. 
c) Qual você supõe que foi a intenção do autor ao empregar a linguagem dessa maneira? 


GABARITO

a) Melhoraram os cinemas, pois não têm mais pulgas; melhoraram também os telefones, pois não são tão caros, e comunicar-se com outras cidades é muito fácil e rápido, o que não acontecia a algum tempo atrás. 

b) O Carnaval, porque ficou restrito aos sambódromos, e os estádios de futebol, hoje transformados em arenas - campos de briga. 

c) "Ah, melhorou muito o telefone." / "[...] era uma coisa falar ao telefone. Interurbano?" / "E as linhas residenciais e comerciais? Caríssimas!" / " Olha, um drama. Melhorou demais". 

d) Ao empregar a linguagem dessa maneira, o autor, possivelmente, procurou assemelhar seu texto a uma conversa, aproximando-se do leitor.