As propostas do Futurismo não só ofereceram novos temas para a literatura, mas principalmente colaboraram para o rompimento definitivo com a tradição. Tanto em Portugal quanto no Brasil, os poetas modernistas da década de 1920 assumiram a impetuosidade futurista e conquistaram total liberdade de expressão. Adotaram o verso livre, os ritmos irregulares, a linguagem comum, falada, e aboliram todos os esquemas fixos de construção de poema e prosa.
O poeta paulistano Mário de Andrade, sob influência dos modelos futuristas, publica em 1922 o Prefácio interessantíssimo, texto de abertura de Pauliceia desvairada, no qual se leem frases como:
A inspiração é fugaz, violenta. Qualquer
empecilho a perturba e mesmo emudece. [...]
o impulso lírico clama dentro de nós como
turba enfuriada. Seria engraçadíssimo que a esta se dissesse:
"Alto lá! Cada qual berre por sua vez [...]".
[...] Uso palavras em liberdade. [...]
Mário de Andrade. Prefácio interessantíssimo. In Literatura comentada. São Paulo: Nova Cultural, 1981, pp. 119, 122-123.
1. De acordo com os versos de Mário de Andrade, a poesia só não é:
a) manifestação espontânea da força dos sentimentos.
b) expressão livre de julgamentos.
c) atividade intelectual organizada pelo raciocínio.
d) registro da inspiração livre e solta.
2. Identifique a comparação na segunda estrofe do trecho transcrito.
3. Explique o sentido dessa comparação.
GABARITO
1C
2. "o impulso lírico clama dentro de nós como turba enfuriada"
3. Para o eu lírico, o impulso lírico é incontrolável, irrefreável.