5 de julho de 2016

Proposta de produção de texto sobre relações interpessoais


1) Escolha uma das duas propostas a seguir e, a partir da caracterização do personagem, crie uma história que ele protagonize. 

> Era um homem alto, magro, sempre vestido com cores escuras. Andava meio de lado. Tocava as coisas levemente. 
> Sua nuca era gorda e macilenta, e sobre ela se espalhavam cabelos esparsos. Movia-se pesadamente na cadeira de balanço. 

2. Agora, leia com atenção texto e imagem para realizar uma proposta de vestibular: 

(UEL-PR) 

Gente venenosa: os sabotadores 
Não há como afirmar que existe alguém totalmente bom ou totalmente mau como nas maniqueístas histórias infantis. Mas em determinadas situações há pessoas de personalidade difícil, que potencializam as fragilidades de quem está a sua volta, semeando frustrações e desestruturando sonhos alheios. Atitudes que, em resumo, envenenam. O terapeuta familiar argentino Bernardo Stamateas identificou essas pessoas, cunhou o termo "gente tóxica" e falou sobre elas no livro Gente tóxica - como lidar com pessoas difíceis e não ser dominado por elas. Assim como uma maçã estragada em uma fruteira é capaz de contaminar as outras frutas boas, as pessoas tóxicas, segundo Stamateas, tendem a envenenar a vida, plantar dúvidas e colocar uma pulga atrás da orelha de qualquer um. A vilania da situação reside no fato de que gente tóxica está sempre à espera da queda ou da frustração de alguém próximo para, então, assumir o papel de protagonista. "Eles (os tóxicos) se sentem intocáveis e com capacidade de ver a palha no olho do outro e não no seu", comenta o autor. 

(Adaptado de: BRAVOS, M. Gente venenosa: os sabotadores. 
Gazeta do Povo - Suplemento Viver Bem, 19 set. 2010, p. 6.)


Com base no texto e na tira, redija uma narrativa, envolvendo personagens cujo comportamento desconsidera os sentimentos das pessoas, bem como "intoxicam" as relações interpessoais.