7 de agosto de 2016

A literatura africana em língua portuguesa (poema) Atividade para trabalhar a cultura negra


Leia o poema. 

Sou negro
À Dione Silva 

Sou negro
meus avós foram queimados
pelo sol da África
minh' alma recebeu o batismo dos tambores
atabaques, gonguês e agogôs.

Contaram-me que meus avós
vieram de Loanda
como mercadoria de baixo preço
plantaram cana pro senhor do engenho novo 
e fundaram o primeiro Maracatu. 
Depois meu avô brigou como um danado 
nas terras de Zumbi 
Era valente como quê 
Na capoeira ou na faca 
escreveu não leu 
o pau comeu 
Não foi um pai João 
humilde e manso. 

Mesmo vovó 
não foi de brincadeira 
Na guerra dos Malés 
ela se destacou. 
Na minh' alma ficou 

1. Na foto acima vemos um jogo de capoeira. O que você sabe a respeito da capoeira? 

2. Além da capoeira, que outros elementos da cultura africana presentes no Brasil você saberia apontar? 

3. No poema de Solano Trindade, o eu lírico resgata alguns aspectos da resistência escrava no Brasil. Explique. 

4. O eu lírico destaca também uma contribuição cultural do escravo africano. Qual? 

5. Esses elementos apontados nas questões anteriores estão resumidos em que estrofe do poema? 

Gabarito

1. A capoeira desenvolveu-se entre os escravos africanos. Segundo Câmara Cascudo, trata-se de um "jogo atlético de origem negra, ou introduzido no Brasil pelos escravos bantos de Angola, defensivo e ofensivo, espalhado pelo território e tradicional no Recife, cidade do Salvador e Rio de Janeiro" (Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.). 

2. Há muitos exemplos de ritmos e instrumentos musicais, de culinária, de tradições religiosas, de vocábulos incorporados à nossa língua etc. 

3. Ele se refere a Zumbi, à revolta dos Malês e à valentia dos avós. 

4. A criação do primeiro maracatu, manifestação artística cujo ritmo musical influenciou o samba. 

5. Na última estrofe, quando o eu lírico diz que sua herança é o samba, o batuque, a dança e o desejo de ser livre.