5 de agosto de 2016

Exercícios para praticar dissertação


1. Delimite o tema destas duas propostas de dissertação: 

> Os homens de hoje: tão próximos e tão distantes. 
> A tecnologia é faca de dois gumes: pode libertar ou escravizar os homens. 

a) Em seguida, escolha uma dessas propostas para desenvolver sua redação em no mínimo 20 linhas e no máximo 30. 
b) Depois do rascunho pronto, crie um título para seu texto. Cuide para que seja bem representativo do tema e do ponto de vista que você defendeu. 


Antes de dar início à atividade 1, observe que uma forma interessante de delimitar o tema é transformá-lo em uma pergunta. Exemplo: 

> Tema 1- Em que sentido os homens de hoje são próximos? Em que sentido são distantes? 

> Tema 2 - Em que sentido a tecnologia pode libertar os homens? Em que sentido pode escravizá-los? 

Em seguida, é necessário responder com o máximo de clareza às interrogações. Exemplo: 

> Tema 1- Os homens de hoje são próximos pelos avanços tecnológicos, que propiciam comunicação rápida e eficiente entre pessoas de quase todas as partes do mundo. Entretanto, ao mesmo tempo são distantes, por sua incapacidade de conviver, de respeitar e compreender o semelhante. 

> Tema 2 - A tecnologia sem dúvida pode libertar os homens, pois facilita a vida humana em todas as suas dimensões; entretanto, ao mesmo tempo, pode escravizá- los, se for utilizada não como um meio de melhoria da existência, mas como a sua própria finalidade. 

Feito esse trabalho, basta prosseguir expondo, argumentativamente, seu ponto de vista sobre o tema (Os homens estão mais próximos do que distantes ou o contrário? A tecnologia é mais libertadora do que escravizadora da humanidade ou o contrário? Ou, em ambos os temas, podem-se defender as duas coisas ao mesmo tempo? Por quais razões?).

2. Leia as tirinhas a seguir, que focam aspectos da sociedade contemporânea, e delimite o tema central de cada uma delas. Depois, escolha um tema para desenvolver uma dissertação. 

a)

b)


c) 


Gabarito:

2. 
a) Sugestão de resposta: O excesso de informação.
b) Sugestão de resposta: A massificação.
c) Sugestão de resposta: O materialismo e o consumo exacerbado.