VEJA TAMBÉM:
Exercícios sobre função fática e coesão
Exercício sobre função referencial
Questão de vestibular sobre funções da linguagem
Exercício sobre função sociocomunicativa com resposta
Diversas atividades de português prontas (aqui)!
Grupo da página com postagem de atividades (fechado / sem propagandas).
1. Leia a tirinha e responda:
Que função da linguagem predomina nessa tira? Explique.
2. Leia o texto a seguir:
Planta detecta a presença de explosivos
A pedido do Pentágono, cientistas criam planta que muda de cor à presença de explosivos por Bruno Garattoni
Quando recebem excesso de luz solar, as plantas liberam substâncias chamadas terpenoides, que engrossam as folhas e alteram sua cor. A pedido do Pentágono, cientistas americanos ciaram uma técnica para manipular esse mecanismo e fazer com que a planta mude de cor na presença de explosivos. É uma versão transgênica do tabaco (Nicotiana tabacum), que poderá ser usada em aeroportos e locais visados por terroristas. O problema é que a planta leva 12 horas para mudar de cor. Mas os cientistas estão tentando acelerar o processo.
(Revista Superinteressante. São Paulo: Abril. ed. 289, mar. 2011.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/ciencia/planta-detecta-presenca-explosivos-622508.shtml>. Acesso em: 15 mar. 2012.)
Em relação ao texto acima, identifique e registre:
a) o gênero
b) o assunto
c) o objetivo
d) a função da linguagem
e) a linguagem empregada
f) a fonte
3. Leia esses versos:
O Santo Ofício da misericórdia
Fazer poemas
é andar na corda bamba
de um circo abandonado,
pior:
com os pés trocados.
(BARRETO, Antonio. O sono provisório.
a) Explique o uso de metalinguagem nos versos acima.
b) Que outras funções da linguagem estão presentes nesses versos? Explique.
4. Leia o verbete:
metalinguagem
[De met(a) - + linguagem.]
S.f.
1. E. Ling. A linguagem utilizada para descrever outra linguagem ou qualquer sistema de significação: todo discurso acerca de uma língua, como as definições dos dicionários, as regras gramaticais etc. Ex.: chover é um verbo defectivo. [Cf. função metalinguística.] 2. P. ext. Linguagem mediante a qual o crítico investiga as relações e estruturas presentes na obra literária.
(FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Eletrônico - Versão 5.0. Ed. rev. e atual.
Parte integrante do Novo Dicionário Aurélio. 3. ed rev. e atual. Curitiba: Positivo/Positivo Informática, 2004.)
Qual é a função do verbete? Justifique.
5. (Enem/2010)
Leia:
A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
(O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)
Predomina no texto a função da linguagem:
a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
6. (Enem/2010)
Leia:
Mostre que sua memória é melhor do que a de computador e guarde esta condição: 12x sem juros.
Campanha publicitária de loja de eletroeletrônicos.
Revista Época, n. 424, 3 jul. 2006.
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é:
a) influenciar O comportamento do leitor por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
b) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
c) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
d) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.
e) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.
7. (Enem/2003)
A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda está muitas vezes ligada à ideia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade.
(Adaptado de Norberto Bobbio et al. Dicionário de política.
Segundo o texto, muitas vezes a propaganda:
a) não permite que minorias imponham ideias à maioria.
b) depende diretamente da qualidade do produto que é vendido.
c) favorece o controle das massas difundindo as contradições do produto.
d) está voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto.
e) convida o comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe vender.
8. (Enem/2009)
Leia:
Sentimental
Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
e debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.
Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!
- Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!
Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências este cartaz amarelo:
"Neste país é proibido sonhar."
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: Record, 1995.)
Com base na leitura do poema, a respeito do uso e da predominância das funções da linguagem no texto de Drummond, pode-se afirmar que:
a) por meio dos versos "Ponho-me a escrever teu nome" (v. 1) e "esse romântico trabalho" (v. 5), o poeta faz referências ao seu próprio ofício: o gesto de escrever poemas líricos.
b) a linguagem essencialmente poética que constitui os versos "No prato, a sopa esfria, cheia de escamas" e "e debruçados na mesa todos contemplam" (v. 3 e 4) confere ao poema uma atmosfera irreal e impede o leitor de reconhecer no texto dados constitutivos de uma cena realista.
c) na primeira estrofe, o poeta constrói uma linguagem centrada na amada, receptora da mensagem, mas, na segunda, ele deixa de se dirigir a ela e passa a exprimir o que sente.
d) em "Eu estava sonhando..." (v. 10), o poeta demonstra que está mais preocupado em responder à pergunta feita anteriormente e, assim, dar continuidade ao diálogo com seus interlocutores do que em expressar algo sobre si mesmo.
e) no verso "Neste país é proibido sonhar." (v. 12), o poeta abandona a linguagem poética para fazer uso da função referencial, informando sobre o conteúdo do "cartaz amarelo" (v. 11).
9. (Enem/2009)
Leia:
Canção amiga
Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.
[...]
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais belas.
Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.
A linguagem do fragmento anterior foi empregada pelo autor com o objetivo principal de:
a) transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior.
b) envolver, persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor, em um forte apelo à sua sensibilidade.
c) realçar os sentimentos do eu lírico, suas sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real.
d) destacar o processo de construção de seu poema ao falar sobre o papel da própria linguagem e do poeta.
e) manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o receptor, de outro.
9. (Enem/2009)
Leia:
Canção amiga
Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.
[...]
Aprendi novas palavras
E tornei outras mais belas.
Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Novos poemas.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1948 (fragmento). )
a) transmitir informações, fazer referência a acontecimentos observados no mundo exterior.
b) envolver, persuadir o interlocutor, nesse caso, o leitor, em um forte apelo à sua sensibilidade.
c) realçar os sentimentos do eu lírico, suas sensações, reflexões e opiniões frente ao mundo real.
d) destacar o processo de construção de seu poema ao falar sobre o papel da própria linguagem e do poeta.
e) manter eficiente o contato comunicativo entre o emissor da mensagem, de um lado, e o receptor, de outro.
10. (Enem/2009)
Leia:
Em uma famosa discussão entre profissionais das ciências biológicas, em 1959, C. P. Snow lançou uma frase definitiva: "Não sei como era a vida antes do clorofórmio". De modo parecido, hoje podemos dizer que não sabemos como era a vida antes do computador. Hoje não é mais possível visualizar um biólogo em atividade com apenas um microscópio diante de si; todos trabalham com o auxílio de computadores. Lembramo-nos, obviamente, como era a vida sem computador pessoal. Mas não sabemos como ela seria se ele não tivesse sido inventado.
(PIZA, D. Como era a vida antes do computador?
OceanAir em Revista, n. 1,2007 (adaptado).)
Nesse texto, a função da linguagem predominante é:
a) emotiva, porque o texto é escrito em primeira pessoa do plural.
b) referencial, porque o texto trata das ciências biológicas, em que os elementos como o clorofórmio e o computador impulsionaram o fazer científico.
c) metalinguística, porque há uma analogia entre dois mundos distintos: o das ciências biológicas e o da tecnologia.
d) poética, porque o autor do texto tenta convencer seu leitor de que o clorofórmio é tão importante para as ciências médicas quanto o computador para as exatas.
e) apelativa, porque, mesmo sem ser uma propaganda, o redator está tentando convencer o leitor de que é impossível trabalhar sem computador atualmente.