4 de agosto de 2016

Exercícios sobre sujeito e predicado para ensino médio

LEIA TAMBÉM:

1. Leia com atenção a tira para responder às questões.

A mulher utiliza uma mesma oração para responder às perguntas feitas pelo homem. Qual é a estrutura dessa oração? 

a) É possível identificar o agente da ação expressa nessa estrutura? 
b) Classifique o sujeito dessa oração. Justifique sua resposta.

2. A tendência na ordem dos termos da oração, em português, é: sujeito > verbo > complementos (SVO) 

No entanto, é possível encontrar títulos de matérias jornalísticas que não apresentam essa ordem porque se quer realçar a ação verbal. Identifique qual (is) alternativa(s) em que o sujeito está posposto ao verbo. 

a) "Satélite alemão vai cair na Terra neste fim de semana." 
(Folha de S.Paulo, 20 out. 2011.) 

b) "Observatório da UFRGS disponibiliza telescópios para visualização de passagem de asteroide." 
(Zero Hora, 8 nov. 2011.) 

c) "Morador de Porto Alegre cria aplicativo que calcula valor de corridas de táxi." 
(Zero Hora, 8 novo 2011.) 

d) "Foram divulgadas ontem as 12 imagens dos cartazes da Olimpíada de Londres de 2012; os trabalhos são de artistas britânicos." 
(Folha de S.Paulo, 5 nov. 2011.) 

e) "O Palhaço, de Selton Mello, é líder de bilheteria no Brasil." 
(O Tempo, 8 nov. 2011.) 

3. Identifique nestas frases, retiradas de Iracema, de José de Alencar, o sujeito dos verbos em destaque e classifique-o.

a) "Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema."
b) "O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas."
c) "Banhava-lhe o corpo a sombra da oiticica, mais fresca do que o orvalho da noite."
d) "A graciosa ará, sua companheira e amiga, brinca junto dela. Às vezes sobe aos ramos da árvore e de lá chama a virgem pelo nome [...]."
e) "Ignotas armas e tecidos ignotos cobrem-lhe o corpo."
f) " Quem te ensinou, guerreiro branco, a linguagem de meus irmãos? Donde vieste a estas matas, que nunca viram outro guerreiro como tu?"

4. (Mackenzie-SP/2004 - adaptada) - Leia o texto: 

Destino atroz 
Um poeta sofre três vezes: primeiro quando ele os sente, depois quando os escreve e, por último, quando declamam os seus versos. 
(Mário Quintana) 

Identifique o sujeito do verbo declamam: 

a) "os" - elíptico. 
b) indeterminado. 
c) "eles" - oculto. 
d)"os seus versos' - composto. 
e) "três vezes" - simples. 

5. Classifique os predicados e discorra sobre o emprego dos verbos em cada oração.

a) A felicidade está aqui. 
b) A rua está triste e deserta. 
c) Eles retornaram da viagem. 
d) Após três meses os excursionistas retornaram felizes. 
e) Os carros desciam a rua vagarosos. 
f) Os carros desciam a rua vagarosamente. 

6. Leia a tira abaixo.


Na tira, Calvin critica os estereótipos utilizados para retratar as personagens de quadrinhos. Quais são eles? 

a) Calvin utiliza uma estrutura sintática recorrente para caracterizar as personagens. Classifique os predicados das orações empregadas nessa caracterização. 

b) Por que esse tipo de predicado é mais adequado para a caracterização das personagens? 

7. Classifique os verbos em destaque quanto à predicação e identifique, quando for o caso, os complementos verbais.

a) "A meninona loira apreciava um selo raro [...]."
b) "O fio preto da costura parecia uma pata de caranguejeira."
c) "Dorningas tinha essa liberdade, porque as refeições da família e o brilho da casa dependiam dela."
d) "As crianças almoçavam cedo, vestiam a melhor roupa [...]".
e) A loira parecia atraída pelos gêmeos.
f) "Yaqub e o Caçula usavam um fato de linho e uma gravatinha-borboleta [...]"
g) Dois curumins serviam guaraná e biscoitos de castanha aos convidados.
h) Os convidados estavam ansiosos por uma história de aventura.
i) "[...] o homem do cinematógrafo chegou. Trazia na maleta de couro o projetor e o rolo do filme."


O texto abaixo foi extraído de um anúncio publicado no caderno de esportes de um jornal de grande circulação em homenagem ao dia das mães. Leia o texto para responder às questões 8, 9 e 10.

Zagueiros furam a bola. 
Laterais levam bola nas costas. 
Zagueiros fazem faltas bobas perto da área. 
Técnicos mandam o time recuar. 
Artilheiros chutam pênaltis para fora. 
Armadores erram passes de cinco metros. 
Atacantes tropeçam na hora H. 
Craques jogam de salto alto. 
Zagueiros amarelam. 
Dirigentes contratam um perna de pau. 
Zagueiros não marcam. 
Goleiros não saem para cortar cruzamento. 
Atacantes querem dar um drible a mais. 
Meios-campistas se escondem em campo. 
Laterais não fazem a cobertura. 
Técnicos tiram o craque do time. 
Goleiros levam frango. 
Atacantes perdem gols feitos. 
Não é justo o árbitro levar sempre a culpa
Especialmente hoje, poupe a mãe dele.
Homenagem do Caderno de Esportes ao 
Dia das Mães. 

Fonte: <http://ccsp.com.br/pecas/33505/resultadobusca>. 

8. O texto traz uma sequência de enunciados relacionados a futebol. Qual a natureza das informações apresentadas em cada um desses enunciados? 

> Qual é o sujeito de cada um dos enunciados? Quando houver enunciados com mais de uma oração, indique o sujeito da primeira delas. 

9. Releia. 

"Não é justo o árbitro levar sempre a culpa." 

a) Esse enunciado faz referência a uma situação bastante comum em jogos de futebol. Que situação é essa? 
b) De que maneira o anúncio estabelece uma relação entre a conclusão apresentada nesse enunciado e os sujeitos identificados na questão 1? 

10. Qual o objetivo do anúncio? 

> Explique a relação estabelecida entre o enunciado "Especialmente hoje, poupe a mãe dele" e o objetivo do anúncio.

11. Reescreva as orações sem sujeito (com verbo impessoal), tornando a ação verbal pessoal (oração com sujeito). 

Exemplo: Havia muitas pessoas no local. > Muitas pessoas estavam no local. 

a) Faz calor. 
b) Há previsão de pancadas de chuva só no fim do dia. 
c) Chove desde cedo. 
d) Anoiteceu. 
e) Há muitas pessoas na sala.