22 de agosto de 2016

Orações adjetivas reduzidas em tirinha do Laerte



Nessa tira, há uma série de orações adjetivas reduzidas. Transcreva-as e classifique-as. 

> É possível afirmar que o efeito de humor da tira está relacionado ao tipo de informação apresentado por essa série de orações adjetivas reduzidas. Explique por quê. 

Gabarito

Toda a fala do arcanjo Gabriel, no terceiro quadrinho, é constituída por orações adjetivas restritivas reduzidas. A primeira delas ("gente pendurada pelo dedão") é reduzida de Particípio; as outras são reduzidas de Gerúndio ("gente sendo assada numa churrasqueira gigante", "gente sendo serrada em dois"). 

> No primeiro quadrinho, o anjinho anuncia que gostaria de ver o inferno e o Arcanjo Gabriel, para demovê-lo dessa ideia, começa a enumerar uma série de coisas terríveis que teria visto por lá. Essa enumeração (no terceiro quadrinho), feita com as orações adjetivas reduzidas, surte efeito contrário, como se pode observar pela expressão facial dos anjinhos mostrando bastante interesse (no último quadrinho). Eles aguardam ansiosamente a continuação das enumerações dos horrores do inferno quando Gabriel a interrompe ("...gente sendo..."), ao perceber o que está acontecendo a seu redor.