11 de agosto de 2016

Questão de vestibular sobre vírgula (ITA-SP)


(ITA - SP) Leia o texto seguinte: 

Levantamento inédito com dados da Receita revela quantos são, quanto ganham e no que trabalham os ricos brasileiros que pagam impostos. [...] 
Entre os nove que ganham mais de 10 milhões por ano, há cinco empresários, dois empregados do setor privado, um que vive de rendas. O outro, quem diria, é servidor público. ("Veja", 12/7//2000.) 

a) Se houvesse a presença de vírgula no trecho em destaque, no primeiro parágrafo, isso afetaria o seu sentido? Justifique. 

b) Por que o emprego da vírgula é obrigatório no trecho em destaque, no segundo parágrafo? O que esse trecho permite inferir? 

GABARITO

a) Sim, a presença da vírgula faria com que a oração subordinada adjetiva restritiva se transformasse numa adjetiva explicativa, alterando o sentido do texto. Sem a vírgula, o sentido é de que apenas uma parcela dos brasileiros ricos paga impostos (restritiva). Já se a vírgula fosse utilizada, o sentido seria o de que todos os brasileiros ricos pagam impostos (explicativa). 

b) A expressão "quem diria" deve aparecer entre vírgulas porque indica uma fala do jornalista, um comentário pessoal dele a respeito do fato de que trata a notícia. O trecho permite inferir a ironia na fala do jornalista, que se surpreende com a informação de que servidores públicos estão entre os que ganham mais de 10 milhões por ano.