10 de setembro de 2016

Atividade com marchinha de carnaval para 6ºano (produção de texto)


Leia a marchinha de Carnaval escrita pelo compositor Braguinha, em 1946. 

Eu sou o pirata da perna de pau 
Do olho de vidro, da cara de mau 
Eu sou o pirata da perna de pau 
Do olho de vidro, da cara de mau... 

Minha galera 
Dos verdes mares não teme o tufão 
Minha galera 
Só tem garotas na guarnição 
Por isso se outro pirata 
Tenta abordagem eu pego o facão 
E grito do alto da popa: 
Opa! Homem, não! 

Braguinha. Songbook Braguinha. Rio de Janeiro: Lumiar Discos, 2002. v. 3. 

1. Copie quatro palavras do texto que terminem com sons parecidos. 

2. Escolha quatro palavras abaixo e faça uma lista de outras que terminem com o mesmo som. 

mocinho - pirata - perigo - viagem - vilão - forte - corajoso

3. Crie uma nova estrofe com algumas dessas palavras no final de cada verso, para rimar. Apresente a estrofe para seus colegas. 

Gabarito

1. Tufão, guarnição, facão, não.
2. Resposta pessoal.
3. Resposta pessoa.