24 de setembro de 2016

Atividade para trabalhar sinônimos com tirinha

Interpretação de texto - tirinha Mafalda - meio ambiente

Leia a tira e responda às questões.


1. O que o homem de boné (flanelinha) está querendo de Urbanóide? 

2. Para expressar seu pedido, o flanelinha usa palavras diferentes na sequência da tira. 

a) Que palavras são essas? 
b) Elas são consideradas palavras sinônimas, segundo o dicionário? Explique recorrendo aos verbetes. 
c) Elas poderiam ser consideradas palavras sinônimas nesse contexto? Por quê? 
d) Que palavra poderia ter sido usada como sinônima para deixar explícito, (claro), o que o flanelinha queria? 
e) No último quadrinho, na fala do flanelinha, está implícita a palavra contribuição. Ela tem o mesmo sentido que tinha na primeira vez em que foi usada pelo flanelinha? 

3. Você acha que Urbanóide realmente não entendeu o que o homem de boné queria na primeira tira? Explique sua resposta. 

4. Considerando o contexto da situação, o primeiro termo usado pelo flanelinha está adequado ou não? Explique. 

5. Considerando os termos como sinônimos na sequência da tira, qualquer um deles poderia ser usado em uma situação formal? Por quê? 

Gabarito:

1. O homem espera que Urbanóide lhe dê dinheiro em troca de "vigiar" o carro para ele. 

2.
a) Café e contribuição. 
b) Não. O verbete café não traz a palavra contribuição como um de seus sinônimos, nem ocorre o oposto: o verbete contribuição tampouco traz café como sinônimo. 
c) Nesse contexto, sim. Pois os dois termos estão sendo usados com o sentido de "dinheiro". Professor: vale a pena comentar, aqui, o sentido figurado da palavra "café". Na verdade, a construção seria: "um dinheiro para um cafezinho", mas no uso cotidiano, da comunicação rápida, passou-se a fazer referência apenas a "café" ou "cafezinho": "deixa aquele cafezinho". 
d) Poderia ter sido usada a palavra dinheiro. 
e) Não. Agora, ela tem o sentido de "algo ruim" ou "não agradável" que o flanelinha pode fazer ao Urbanóide ou ao seu veículo caso não receba o que pediu. 

3. Resposta pessoal. Espera-se que na discussão desta questão seja considerado que por Urbanóide ser uma personagem paulistana e, portanto, familiarizada com esse tipo de situação, pode-se inferir que ele sabia perfeitamente o que o flanelinha estava lhe pedindo. Nesse sentido, a sua resposta ao flanelinha pode ser entendida como deboche, zombaria - que é um dos elementos responsáveis pela intenção de humor da tira. 

4. Espera-se que os alunos respondam que sim, já que se trata de uma situação informal, em que gírias (resultantes do uso de expressões em sentido figurado) são permitidas. 

5. Não, pois só são sinônimos em uma situação informal. 

Professor: discuta com os alunos que a análise do que ocorre na situação que as personagens vivem nas duas tiras evidencia que podemos criar ou desfazer sinônimos, aproximando ou distanciando sentidos, dependendo da situação de comunicação e dos enunciados construídos. Isso quer dizer que a relação de sinonímia entre as palavras depende do contexto de produção das nossas "falas" (discursos).