Crônica reflexiva de Luis Fernando Verissimo (Tecnologia)


Tecnologia

Para começar, ele nos olha na cara. Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade. Com ele é olho no olho ou tela no olho. Ele nos desafia. Parece estar dizendo: vamos lá, seu desprezível pré-eletrônico, mostre o que você sabe fazer. A máquina de escrever faz tudo que você manda, mesmo que seja a tapa. Com o computador é diferente. Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. Simplesmente ignora você. Mas se apenas ignorasse ainda seria suportável. Ele responde. Repreende. Corrige. Uma tela vazia, muda, nenhuma reação aos nossos comandos digitais, tudo bem. Quer dizer, você se sente como aquele cara que cantou a secretária eletrônica. É um vexame privado. Mas quando você o manda fazer alguma coisa, mas manda errado, ele diz "Errado". Não diz "Burro", mas está implícito. É pior, muito pior. Às vezes, quando a gente erra, ele faz "bip", Assim, para todo mundo ouvir. Comecei a usar o computador na redação do jornal e volta e meia errava. E lá vinha ele: "Bip!" "Olha aqui, pessoal: ele errou." "O burro errou!". 
Outra coisa: ele é mais inteligente que você. Sabe muito mais coisa e não tem nenhum pudor em dizer que sabe. Esse negócio de que qualquer máquina só é tão inteligente quanto quem a usa não vale com ele. Está subentendido, nas suas relações com o computador, que você jamais aproveitará metade das coisas que ele tem para oferecer. Que ele só desenvolverá todo o seu potencial quando outro igual a ele o estiver programando. A máquina de escrever podia ter recursos que você nunca usaria, mas não tinha a mesma empáfia, o mesmo ar de quem só aguentava os humanos por falta de coisa melhor, no momento. E a máquina, mesmo nos seus instantes de maior impaciência conosco, jamais faria "bip" em público. 
Dito isto, é preciso dizer também que quem provou pela primeira vez suas letrinhas dificilmente voltará à máquina de escrever sem a sensação de que está desembarcando de uma Mercedes e voltando à carroça. Está certo, jamais teremos com ele a mesma confortável cumplicidade que tínhamos com a velha máquina. É outro tipo de relacionamento, mais formal e exigente. 
Mas é fascinante. Agora compreendo o entusiasmo de gente como Millôr Fernandes e Fernando Sabino, que dividem a sua vida profissional em antes dele e depois dele. Sinto falta do papel e da fiel Bic, sempre pronta a inserir entre uma linha e outra a palavra que faltou na hora, e que nele foi substituída por um botão, que, além de mais rápido, jamais nos sujará os dedos, mas acho que estou sucumbindo. Sei que nunca seremos íntimos, mesmo porque ele não ia querer se rebaixar a ser meu amigo, mas retiro tudo o que pensei sobre ele. Claro que você pode concluir que eu só estou querendo agradá-lo, precavidamente, mas juro que é sincero. 
Quando saí da redação do jornal depois de usar o computador pela primeira vez, cheguei em casa e bati na minha máquina. Sabendo que ela aguentaria sem reclamar, como sempre, a pobrezinha. 

VERISSIMO, Luis Fernando. Pai não entende nada. Porto Alegre: L&PM, 1990. p. 58-60. © by Luis Fernando Verissimo. 

1. Que fato motivou o cronista a escrever sua crônica? 

2. Essa crônica apresenta estrutura narrativa? Explique. 

3. Que tipo de narrador aparece nessa crônica? 

4. Marque a alternativa mais adequada em relação ao que o narrador faz no texto. 
a) Conta uma série de acontecimentos. 
b) Explica um fato. 
c) Argumenta a favor de um problema que é apresentado. 
d) Faz uma reflexão sobre a situação apresentada. 

Explique por que você escolheu a alternativa selecionada como correta. 



Gabarito:

1. Sua primeira experiência, na redação do jornal em que trabalhava, com um computador que veio substituir a máquina de escrever. 

2. Espera-se que os alunos percebam que é difícil "encaixar" essa crônica na estrutura tradicional da narrativa (situação inicial, conflito, clímax e situação final), visto que a essência da narrativa não é uma sequência de fatos propriamente, mas pensamentos, reflexões que se passam no mundo interior do narrador-personagem diante de um objeto de seu cotidiano. Apenas no final do texto aparece uma rápida sequência de ações: "Quando saí da redação do jornal depois de usar o computador pela primeira vez, cheguei em casa e bati na minha máquina". 

3. É um narrador em primeira pessoa. Poderíamos classificá-lo como narrador-personagem protagonista, porque ele participa como uma personagem principal da história. 

4. Faz uma reflexão sobre a situação apresentada.

Espera-se que os alunos percebam que o mais importante no texto não é uma sequência de acontecimentos, mas o conflito interno do narrador, a partir do qual ele expõe o que sente e pensa sobre o objeto de seu conflito: o computador. Professor, reforce o comentário sobre o trecho final da crônica, em que aparece uma sequência de ações: "Quando saí da redação do jornal depois de usar o computador pela primeira vez, cheguei em casa e bati na minha máquina". 




Referência: Singular & Plural (Editora Moderna)
Imagem: Google
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