sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Exercícios sobre substantivos para 6ºano


1. Sublinhe os substantivos coletivos e explique o significado de cada um deles. Se for necessário, consulte o dicionário. 

a) O pessoal entrou no pomar. 
b) A multidão invadiu a praça. 
c) A gata protegia sua ninhada. 
d) Quando a orquestra acabou de tocar, a plateia aplaudiu. 
e) A torcida vibrou quando o time entrou em campo. 
f) O elenco da peça voltou ao palco e agradeceu ao público pelos aplausos. 
g) Os policiais prenderam a quadrilha que assaltou o banco. 
h) Os cientistas estão estudando a flora e a fauna dessa ilha. 

2. Sublinhe os substantivos abstratos presentes abaixo e escreva o antônimo de cada um deles. 

a) A bondade desse homem. 
b) A simpatia dessa moça.
c) A valentia desse rapaz. 
d) A beleza desse rosto.
e) A rapidez desse atleta. 
f) A utilidade dessa ferramenta. 
g) A dificuldade desse trabalho. 
h) A honestidade desses homens. 
i) A felicidade dessas crianças.  

3. Escreva uma frase em que apareça o coletivo de: 

a) pessoas 
b) aves 
c) artistas 

4. Complete os espaços do texto com os substantivos abaixo. Atenção: nem todos os substantivos devem ser usados.

água - águas - cardumes - corpo - ave - aves - velocidade - pinguim - asa - asas - nadadeiras - remos - réptil - penas - sucesso

Para que servem as asas do pinguim?

Ao contrário do que ocorre com a maioria das_______, as_______do_______não são usadas para voar, mas para dar uma forcinha embaixo d'água. Elas atuam na verdade como eficientes_______, com________muito semelhantes às escamas dos répteis: estruturas rígidas que as fazem funcionar como verdadeiros________. Depois que empurram a________, as asas retornam junto às laterais do _________reduzindo o atrito e levando o bicho a aproveitar ao máximo o impulso obtido. 
Graças a essa característica, os pinguins são as aves campeãs em________na água, o que lhes permite perseguir_________e capturar peixes com grande__________.

a) Agora que você já completou o texto, responda: que importância têm as asas do pinguim na sua busca por alimento? 

b) Escreva o significado que as palavras a seguir têm no texto. Se necessário, consulte um dicionário. 
  • eficientes
  • atuam
  • rígidas 
  • perseguir
  • reduzindo
  • capturar

c) Crie uma outra frase que possa servir de título ao texto. 

d) Classifique estes substantivos em concreto ou abstrato.
  • asas
  • velocidade
  • água
  • sucesso

e) Qual substantivo coletivo foi usado no texto? O que ele designa? 

5. Usando apenas as palavras do quadro abaixo, forme substantivos compostos. 


6. Relacione cada substantivo composto a seu significado. Use o código. 

(a) alto-falante 
(b) alto-mar 
(c) queda-d'água 
(d) cachorro-quente 
(e) joão-ninguém 
(f) bate-boca 
(g) pronto-socorro 
(h) para-choque 

a) A parte mais afastada do mar, de onde não se vê mais a terra. (   ) 
b) Pessoa considerada insignificante, sem nenhuma importância ou valor. (   ) 
c) Discussão violenta. (   ) 
d) Barra de aço colocada à frente e atrás de um veículo para protegê-lo contra os danos de uma batida. (   ) 
e) Sanduíche de pão, salsicha e molho. (   ) 
f) Aparelho que torna o som mais forte. (   ) 
g) Hospital para casos de emergência. (   ) 
h) Lugar em que as águas de um rio caem de uma grande altura. (   ) 



Gabarito:

1.
a) Pessoal: grupo de pessoas; pomar: local em que há um conjunto de árvores frutíferas.
b) Multidão: grande grupo de pessoas. 
c) Ninhada: grupo de filhotes. 
d) Orquestra: grupo de músicos; plateia: grupo de pessoas que assistem a um espetáculo. 
e) Torcida: grupo de torcedores; time: grupo de jogadores ou atletas. 
f) Elenco: grupo de atores; público: grupo de pessoas que assistem a um espetáculo, jogo, etc. 
g) Quadrilha: grupo de bandidos. 
h) Flora e fauna: conjunto de plantas e de animais de uma região. 

2.
a) bondade: maldade
b) simpatia: antipatia 
c) valentia: covardia
d) beleza: feiura
e)  rapidez: lentidão
f) utilidade: inutilidade
g) dificuldade: facilidade
h) honestidade: desonestidade
i) felicidade: infelicidade 

3.
a) Possibilidades: bando, gente, multidão, pessoal, povo, turma. 
b) Possibilidades: bando, revoada (em voo). 
c)  Possibilidades: elenco, companhia. 

4. aves - asas - pinguim -nadadeiras - penas - remos - água - corpo - velocidade - cardumes - sucesso

a) Elas permitem que os pinguins se desloquem velozmente na água, facilitando a captura de peixes. 
b) que funciona bem - funcionam - duras - ir atrás para tentar alcançar - diminuindo - pegar
c) As respostas podem variar, mas espera-se que os alunos criem frases que apontem para a ideia central do texto, que destaquem as asas como responsáveis pela grande velocidade que os pinguins conseguem mostrar na água. Sugestão: As asas de um campeão de velocidade. 
d) concreto - abstrato - concreto - abstrato
e) Cardume. Ele designa um conjunto de peixes da mesma espécie. 

5. Algumas possibilidades: salva-vidas, criado-mudo, pronto-socorro, vira-latas, guarda-luvas, porta-retratos, guarda-noturno, porta-luvas, guarda-malas, guarda-roupa, guarda-sol, saca-rolha, porta-bandeira, porta-aviões, porta-malas.

6. B - E - F - H - D - A - G - C 





Referência: Gramática Fundamental (Editora Moderna)
Imagem: Google
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...