9 de setembro de 2016

Prova sobre verbos para 8ºano


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – VERBOS

**Gabarito no final**

1. Leia a notícia a seguir.

Após mais de 50 horas, chuvas dão trégua em Natal

As chuvas que começaram a cair em Natal na sexta-feira (13) deram uma trégua por volta das 11 h30 deste domingo (15). De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), em 48 horas choveu 285 mm na capital potiguar. A média histórica de chuvas no mês de junho em Natal, ainda segundo a Emparn, é de 284 mm. "Choveu nestes dois dias o equivalente à média histórica de todo o mês de junho", afirmou o meteorologista Gilmar Bristot.
Ainda segundo o meteorologista da Emparn, o sol só deve aparecer mesmo na tarde da segunda-feira (16).

Disponível em: <http://www.alagoas24horas.com.br/conteudol?vCod=203623>. 

a) Qual comparação apresentada na notícia comprova o alto volume de chuvas na cidade de Natal?
b) Para realizar essa comparação foi utilizada uma palavra que indica um fenômeno da natureza. Que palavra é essa?

2. No trecho a seguir é relatada a história do marinheiro Velasco, que ficou à deriva por dez dias após cair de um navio. A história foi registrada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez. Leia e responda às questões.

No começo me pareceu impossível permanecer três horas sozinho no mar. Mas às cinco, quando já se tinham passado cinco horas, achei que ainda podia esperar uma hora mais. O sol estava descendo. Ficou vermelho e grande no ocaso, e então comecei a me orientar. Sabia agora por onde apareceriam os aviões: pus o sol à minha esquerda e olhei em linha reta, sem me mexer, sem desviar a vista um só instante, sem me atrever a piscar, na direção em que devia estar Cartagena, segundo minha orientação. Às seis, doíam meus olhos. Continuava, porém, olhando. Inclusive depois que começou a escurecer, continuei olhando com uma paciência firme e rebelde.
Para um esfomeado marinheiro solitário no mar, a presença das gaivotas é uma mensagem de esperança. Geralmente, um bando de gaivotas acompanha os navios, mas só até o segundo dia de navegação, sete gaivotas sobre a balsa significavam a proximidade da terra.

Gabriel García Márquez. Relato de um náufrago. Rio de Janeiro: Record, 2002.

a) Nesse trecho, quais verbos e locuções verbais fazem referência às ações e às impressões do marinheiro?
b) Esses verbos indicam que as ações ocorreram em que tempo?
c) O que a presença das gaivotas representa para o marinheiro?
d) Qual é o verbo do trecho que retrata a ação das gaivotas?

3. Leia a tira e responda às questões a seguir.


a) Dentinho tem um receio. Qual é?
b) Observe a fala de Roque no primeiro quadrinho. Em que tempo e modo está o verbo?

Leia o texto abaixo, que explica o significado das cores da bandeira brasileira e responda às questões 4, 5, 6.

A bandeira brasileira

Você já deve ter lido que o verde de nossa bandeira representa as florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; o azul, o céu; e o branco, a paz. Certo? Bem, esta é uma das interpretações. Os historiadores preferem uma outra versão. O verde e o amarelo entraram na nossa bandeira em 1822, num trabalho do pintor francês Jean-Baptiste Debret, fundador da Academia de Belas-Artes brasileira. O verde representava a Casa Real Portuguesa de Bragança (família de D. Pedro I), e o amarelo, a Casa Imperial Austríaca de Habsburgo (família da princesa Leopoldina).
O losango foi uma homenagem de D. Pedro I ao general francês Napoleão Bonaparte (o losango dentro do retângulo era uma das formas preferidas das bandeiras militares napoleônicas). O azul e o branco também eram cores usadas em bandeiras portuguesas.

Marcelo Duarte. Almanaque das bandeiras. São Paulo: Moderna, 2001. p. 12.

4. Que verbo está implícito no trecho: "o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; o azul, o céu' e o branco a paz"? Explique.

5. Releia a frase em destaque e escreva em que tempo o verbo preferir está. O que o uso desse tempo verbal pode revelar sobre a opinião dos historiadores?
           
6. Qual é a locução verbal presente na primeira frase do texto?

Texto para a questão 7.

Plante um feijãozinho

Você vai precisar de:
* Um copo plástico descartável
* Cerca de 5 gramas de algodão [...]     
* Um grão de feijão
* Água

Primeiro você precisa umedecer o algodão com a água. Depois forre o fundo do copo descartável com o algodão umedecido.
Coloque seu feijão sobre o algodão, coloque o copo em um local iluminado e não deixe o algodão secar. Vá colocando água sempre e aos pouquinhos.
Mais ou menos em 3 dias a raiz começará a aparecer e um pouco mais tarde seu feijão vai começar a nascer.

Disponível em: <http://www.acessa.com/infantil/arquivo/dicas/2003/09/10-feijao/>. 

a) Qual é a finalidade desse texto?
b) Indique o modo dos verbos em destaque no texto.

8. Reescreva o poema, usando os verbos no passado.

O acrobata
O acrobata desenha com o corpo
uma pirueta no céu:
pula e vira
salta e rola
dança e gira
solto no ar
como se fosse um balão.

Roseana Murray. O circo. Belo Horizonte: Miguilim, 1986.

9. Complete as lacunas passando os verbos destacados para o futuro ou para o passado (pretérito perfeito) conforme o sentido da frase. Observe o modelo.

Hoje a escola não abre, mas amanhã ela abrirá.

a) O jogo sempre começa às nove horas, mas ontem_________às sete.
b) O exame de hoje termina ao meio-dia. O de amanhã_______ à uma da tarde.
c) Normalmente os alunos entram às oito horas, mas amanhã______às nove.
d) Nós sempre almoçamos em casa, mas ontem_______no restaurante.
e) Ela geralmente canta muito bem, mas ontem______mal.
f) Visito meus parentes com frequência. No próximo sábado_______meus avós.
g) Eles sempre chegam pontualmente, mas ontem______atrasados.
h) Saio do trabalho às seis, mas amanhã______às cinco.

10. Leia as frases e indique o modo em que estão os verbos destacados.

a) Espero que você participe da nossa festa.
b) Por favor, volte cedo para casa!
c) O surfista correu para o mar.
d) Não faça barulho!
e) Quero que você conheça meus amigos.
f) Pode ser que chova amanhã.
g) O rato roeu a roupa do Rei de Roma.
h) A previsão é de que choverá hoje à tarde.

11. Complete as lacunas com os verbos indicados no presente do indicativo.

a) Ela_______cedo todos os dias. (acordar)
b) Nós_______o texto. (analisar)
c) As crianças_______pelo jardim. (correr)
d) Os alunos_______a explicação do professor. (entender)
e) Você________uma carta. (escrever)
f) Eu_______o lanche com você. (dividir)
g) Nós_______com esse calor. (sofrer)
h) O professor_______os trabalhos dos alunos. (devolver)
i) Aquele grupo______rapidamente tudo o que é explicado. (entender)
j) Os aprendizes______a receita receosos de esquecer alguma etapa. (consultar)
k) O pacote_______refeições completas. (incuir)
l) O garoto______aprender a surfar. (desejar)

12. Complete as lacunas das frases, usando os verbos indicados no imperfeito do indicativo.

a) Eu_______música quando meus colegas chegaram. (escutar)
b) Eu________no sofá quando minha irmã entrou. (descansar)
c) Nós_________um lanche quando o telefone tocou. (comer)
d) A criança________no berço enquanto a mãe lia um livro. (dormir)
e) Nós jogávamos bola enquanto ele__________de bicicleta. (andar)
f) Nas férias, ele sempre__________às nove horas. (acordar)

13. Passe os verbos das frases abaixo para o perfeito do indicativo conforme o exemplo: Ele acaba o serviço. > Ele acabou o serviço.

a) Ele analisa o texto.
b) Ela escreve um bilhete.
c) Marcelo desiste do jogo.
d) Eu abro as janelas.
e) Ela compra a bicicleta.
f) O cão vigia a casa.

14. Complete as frases usando os verbos indicados no futuro do presente.

a) Eles_________de ouvir essa notícia. (gostar)
b) Nossa classe_________ao cinema amanhã. (ir)
c) Eu_________esse passeio com meus pais. (fazer)
d) Nós________esse livro no próximo semestre. (ler)
e) Tenho certeza de que eles__________a verdade. (dizer)
f) Esse artista________guitarra na festa. (tocar)
g) A expedição_________no mês que vem. (partir)
h) Os alunos_________seus pais à festa da escola. (trazer)
i) Você_________à minha casa amanhã? (vir)
j) Eu________na escola amanhã cedo. (estar)

15. Reescreva as frases substituindo as expressões destacadas pela forma simples do futuro do presente. Veja o exemplo: Vamos viajar amanhã. > Viajaremos amanhã.

a) Vou sair mais cedo amanhã.
b) Vamos fazer essa viagem nas férias.
c) Mateus vai estudar nessa escola.
d) A escola vai organizar uma excursão.
e) A professora vai pôr os livros no armário.
f) Os grupos vão discutir o tema desse livro.


GABARITO (clique aqui)