10 de setembro de 2016

Texto para trabalhar linguagem informal

Leia o texto e responda às questões. 

Eu odeio a minha mãe!!!! Odeio muito!!!!! Hoje ela veio aqui, ao meu quarto, e mexeu em tudo que é meu. Futucou nas minhas gavetas, arrumou a minha mesa de um jeito horrível e pior de tudo, pegou na minha agenda. Eu simplesmente ODEIO ela!!!!!!!! Ela sempre faz isso e pensa que eu não percebo. Só que, desta vez, ela passou dos limites. Pegou na minha agenda que eu sei. Estava aberta em outra página. Estou com muita raiva, muita raiva mesmo!!!! Ahrrrrrr!!!!! a hora, fiquei que nem bicho, a gente brigou muito feio. Eu fiz um escândalo, disse que ela não tinha direito de mexer nas minhas coisas, ela disse que era minha mãe, que tinha direito sim, que o meu quarto estava uma bagunça, eu falei que ela não podia nunca ter lido a minha agenda, que são as minhas intimidades, ela disse que não leu. Mentira!!! Eu sei que leu sim!!!!!! Aí, eu disse que ela era a pior mãe do mundo e que o meu quarto tinha que ficar do meu jeito, não do dela. Aí, ela é que ficou nervosa e disse que quando eu crescesse eu podia fazer o que eu quisesse da minha vida, mas enquanto eu morasse aqui, não. Ia ter que obedecer todas as regras. Que era ela e o meu pai que mandavam. Eu comecei a chorar, fiquei me sentindo muito mal, um lixo. Ela não podia falar assim comigo. Ela não manda em mim, muito menos nas minhas coisas!! [...] A partir de agora, tomei uma decisão muito séria, ou passar a escrever em código, assim, se ela ler de novo não vai entender nada!! Hahaha!! Bem feito!! 

Inês Stanisiere. A agenda de Carol. Belo Horizonte: leitura. 2004. s.p. 


1.
a) Qual é o assunto do texto? 
b) Qual é o sentimento de Carol em relação à mãe?
c) O que você pensa sobre o sentimento e a postura de Carol? 

2. Esse texto aborda uma situação do cotidiano de uma garota. O registro é feito por ela em um caderno no dia em que aconteceu o fato. Apesar de ter sido publicado em um livro, geralmente esse tipo de texto não é escrito para ser lido por outras pessoas. A qual gênero esse texto pertence? 

3. A garota que fala no texto é uma pré-adolescente que expressa seus sentimentos por meio da escrita. Identifique marcas linguísticas que caracterizam esse contexto de produção.

4. Você acha possível encontrar esse texto em uma revista científica dirigida a estudiosos do comportamento humano? Justifique sua resposta. 

5. No texto, há certas escolhas linguísticas que visam expressar os sentimentos de quem fala. Observe os destaques nos trechos abaixo e explique que sentido foi produzido pelo uso de cada um deles. 

a) "Eu simplesmente ODEIO ela!!!!!!!!
b) "Ahrrrrrr!!!!!" 

Gabarito

1.
a) A briga entre Carol e sua mãe.
b) Ela está com raiva da mãe por ela ter mexido em suas coisas e, segundo o que Carol pensa, ter lido sua agenda.
c) Resposta pessoal.

2. Pertence ao gênero diário pessoas ou diário íntimo.

3. Sugestões: "Odeio muito!!!!!!!" / "Eu simplesmente ODEIO ela!!!!!!!!" / "Ahrrrrrrrr!!!!!!!" / "fiquei que nem bicho" / "Aí, eu disse [...]" / "Hahaha!!"

4. Não. Esse texto tem linguagem informal e trata de um assunto de interesse privado. Uma revista cientifica poderia tratar da relação entre pais e filhos, mas o texto teria um registro mais formal, com emprego de termos técnicos, com o objetivo de apresentar ao público uma descoberta no campo científico. 

5.
a) Ao escrever a palavra odeio em letra maiúscula, a raiva que a garota está sentindo é reforçada, como se ela estivesse gritando. / O uso de diversos pontos de exclamação, não só nesse trecho, mas ao longo de todo o texto, expressa o estado de ânimo da garota enquanto escreve, ou seja, o sentimento de raiva e indignação quanto à atitude da mãe. 
b) O uso dessa interjeição reforça a raiva que a garota expressa no trecho imediatamente anterior: "Estou com muita raiva, muita raiva mesmo!!!!".