28 de outubro de 2016

Análise tirinha Mafalda: transitividade verbal - ambiguidade


1. Por que Mafalda desmaiou ao abrir a porta? Indique pelo menos duas hipóteses. 

2. As histórias de Mafalda foram produzidas pelo cartunista argentino Quino nas décadas de 1960 e 1970. Por que essa informação é importante para o entendimento da tira? 

3. Pode-se dizer que o humor da tira é produzido por uma ambiguidade relacionada à transitividade do verbo colocar. 

a) Linguisticamente, como essa ambiguidade se manifesta? 
b) Que recurso não verbal foi utilizado pelo cartunista para sustentar essa ambiguidade?

LEIA TAMBÉM:
Análise tirinha Hagar - Transitividade verbal
Interpretação de texto - tirinha Mafalda - meio ambiente (1ºano do ensino médio)



GABARITO

1. Resposta pessoal. Sugestões: Mafalda queria muito uma televisão e emocionou-se ao ver que seus pais haviam comprado uma; Mafalda esperava um modelo de televisão mais moderno; Mafalda é contra a televisão e não acredita que seus pais tenham decidido comprar uma. Professor: A hipótese correta é a primeira; no entanto, sem conhecimento prévio sobre as tiras de Mafalda, esse entendimento fica comprometido. É um bom momento para falar da importância do contexto de produção na reconstrução dos sentidos do texto e também das inferências feitas pelo leitor quando desconhece tal contexto. 

2. A televisão começou a se popularizar nas décadas de 1960 e 1970, por isso é emocionante para Mafalda que seus pais comprem sua primeira televisão. Nos dias de hoje, o sentido da tira não é tão facilmente reconstruído; é raro alguém não ter ao menos uma TV em casa. Professor: Segundo o Ibope, em 2008. 93% dos lares brasileiros contavam com pelo menos uma televisão. 

3.
a) Com a omissão do complemento verbal (objeto direto) de colocar. que dá a entender que o entregador fala apenas da TV quando. na verdade. também se refere a Mafalda. 
b) No terceiro quadrinho. um entregador foi desenhado sobreposto ao outro; a TV carregada pelo da frente esconde a imagem de Mafalda no colo do que está atrás.