Atividade sobre adjetivo e substantivo para 7ºano

Leia o texto a seguir: 

Longa história curta 

Numa estrada estreita e escura, havia uma casa de porta larga e clara. Ali morava uma velha magra e pálida, com sua filha bonita e corada. 
Um dia, a velha magra e pálida e a filha bonita e corada atrelaram seu burro preto e velho numa carroça branca e nova, fecharam a porta larga e clara, pegaram a estrada estreita e escura e foram para uma cidade grande e sossegada, onde havia uma feira pequena, mas movimentada. 
Ali chegando, a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada desceram da carroça branca e nova e amarraram o burro preto e velho num poste fino e comprido com uma corda grossa e curta. Depois, a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada foram comprar frutas belas e cheirosas de um feirante feio e fedido. Pegaram sua sacola grande e cheia, porém a carteira, pequena, estava vazia. Então a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada puseram às costas o saco com as frutas belas e cheirosas e fugiram do feirante feio e fedido. 
Mas, quando a velha magra e pálida e sua filha bonita e corada chegaram à carroça branca e nova, viram que o burro preto e velho, mal amarrado ao poste fino e comprido com a corda grossa e curta, havia escapulido. 
Então correram todos: o fedido e feio feirante atrás das cheirosas e belas frutas, atrás da pálida e magra velha e da corada e bonita filha, atrás da nova e branca carroça, atrás do velho e preto burro até chegarem à larga e clara porta da casa da escura e estreita estrada para acabar esta longa história curta. 


PAMPLO A, Rosane. Contos de enrolar. São Paulo: Elementar, 2010. 

1. Por que, provavelmente, o texto recebeu o título "Longa história curta"?

2. Releia o primeiro e o segundo parágrafos e transcreva os substantivos que se repetem ao longo do texto. 

3. Agora, releia o último parágrafo e transcreva os adjetivos que acompanham os substantivos usados nessa parte do texto. 


Gabarito:

1. Provavelmente, porque a história poderia ser curta, mas a repetição de tantos substantivos e adjetivos acabou transformando-a em uma história longa.
2. Estrada, casa, velha, filha, burro, carroça, porta, estrada, cidade, feira. 
3. Fedido, feio, cheirosas, belas, pálida, magra, corada, bonita, nova, branca, velho, preto, larga, clara, escura, estreita, longa e curta. 



Referência: Tecendo Linguagens (Editora IBEP)
Imagem: Google
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...