20 de outubro de 2016

Atividade sobre artigo definido e indefinido: análise tirinha Maitena (ensino médio)

As coisas que os filhos nos pedem ao longo de sua vida



a) Nas quatro primeiras cenas, a autora usa artigos indefinidos - "um cachorro", "um irmãozinho", "um quarto" e "uma moto". Que efeito de sentido esse uso provoca? 

b) Na quinta cena, o uso do artigo definido - "as chaves" - sinaliza uma ruptura com os "pedidos" apresentados nos quadrinhos anteriores. Como a opção pelo uso do artigo definido contribui para marcar essa ruptura? 

c) Por que, na última cena, o substantivo "paciência" não vem antecedido por artigo? 

d) Por que, na última cena, os pais demonstram perplexidade diante das "novidades" anunciadas pelo 
filho? 


Gabarito

a) O uso repetido dos artigos indefinidos remete à ideia de que os filhos, ao longo da vida, estão sempre pedindo alguma (qualquer) coisa, não importa o quê. 

b) Ao usar o artigo definido diante do substantivo "chaves", a autora transmite a ideia de que não se trata de mais um pedido como outro qualquer, mas um pedido especial - as chaves de casa - o que marca um novo estatuto para a existência do filho. Nesse sentido, a opção pelo artigo definido enfatiza a ruptura social de que trata o texto. 

c) Por não vir determinado, o substantivo "paciência" adquire um caráter mais geral. Assim, os pais necessitariam ter paciência ao longo de toda a vida dos filhos, diante de todos os pedidos que eles lhes fazem. 

d) Porque o jovem diz que largou a faculdade e decidiu ser baterista. De modo geral, essas atitudes (de se afastar dos estudos formais e entrar para o universo da música) desagradam aos pais, que veem desfeitos seus próprios planos para os filhos. Professor, comente com os alunos que a tira reproduz um estereótipo do filho" rebelde" ou "desajuizado".