22 de novembro de 2016

Atividade sobre adjetivo no grau superlativo absoluto 7ºano (tirinha)

Leia a tira.

Clique na imagem para ampliar

a) A personagem dessa tira é conhecida como "O grafiteiro". As palavras da mãe dele se tornaram realidade? Que elementos mostram isso?

b) Localize na tira um adjetivo usado no grau superlativo absoluto. De que maneira ele foi formado? 
c) Usando o mesmo recurso, forme o superlativo absoluto do adjetivo destacado em cada frase, empregando um dos elementos: super, hiper, ultra e mega. (Observação: usa-se hífen depois de super- e hiper- quando esses elementos são seguidos por uma palavra começada por r.)

I. Este video game é divertido
II. O metrô é um meio de transporte rápido
III. Meu sanduíche está gostoso
IV. Este exercício de Matemática é difícil

d) As formas de superlativo que você usou são mais comuns na linguagem formal ou informal? 
Gabarito

a) Sim; no segundo e no terceiro quadrinhos, a personagem passa a ser desenhada como um grafite na parede ou no muro. 

b) O adjetivo superestranho foi formado pelo acréscimo de super- ao início da palavra.

c)
I. superdivertido, hiperdivertido, ultradivertido, megadivertido.
II. super-rápido, hiper-rápido, ultrarrápido, megarrápido.
III. supergostoso, hipergostoso, ultragostoso, megagostoso.
IV. superdifícil, hiperdifícil, ultradifícil, megadifícil 

d) Informal. Professor: Pergunte aos alunos como poderiam formar o superlativo absoluto de difícil caso fosse necessária uma linguagem mais formal (dificílimo ou extremamente difícil, por exemplo).