15 de novembro de 2016

Exercícios com tirinhas para ensino médio, vestibulares, Enem e concursos

Leia também:

1. Leia esta tira.

a) O que a personagem masculina esperava encontrar dentro da garrafa? Justifique.
b) No terceiro quadrinho, a personagem feminina usa a palavra torneiral, que não está dicionarizada na língua portuguesa. Morfologicamente, o que possibilitou sua criação? 
c) Por que o uso dessa palavra reforça a ideia de "cortes radicais nos gastos", produzindo um efeito de humor na tira? 
d) A que classe de palavras torneiral pertence? Que aspectos sintáticos confirmam isso?

2. Leia a tira.


a) A tira associa elementos verbais e não verbais de forma inusitada, contribuindo para a construção de sentidos do texto. Explique de que forma essa associação ocorre.
b) No último quadrinho, há outra associação inusitada: as falas das personagens remetem a uma situação comum a outro gênero textual. Descreva o conteúdo dessas falas e identifique o gênero ao qual elas remetem.
c) Releia esta oração: Todo dia é esta chuvinha de e-mails. Reescreva-a duas vezes com as palavras em ordens distintas. O sentido se modificou?
d) Com base nas versões reescritas, como se classifica o sujeito da oração? Explique.

3. Leia a tira.



a) No segundo quadrinho. uma das personagens afirma que aquele deveria ser um dia alegre. Que elementos presentes nessa tira costumam ser usados para representar alegria? 
b) Essa tira faz uso da metalinguagem. Explique essa afirmação. 
c) Observe os verbos reparou e roubaram. Na tira, o sujeito desses verbos pode ser classificado como oculto ou indeterminado? Justifique sua resposta. 

4. Leia a tira a seguir.


a) O entusiasmo dos interlocutores sofre uma mudança radical do primeiro para o último quadrinho. O que poderia explicar essa mudança? 
b) Que diferenças se observam entre as imagens dos dois quadrinhos sem fala no meio da tira? Explique a importância deles para a produção do efeito de humor na tira. 
c) Releia: Rapaz, há quanto tempo! Esse enunciado apresenta uma oração. Qual é o seu sujeito? Como tal sujeito poderia ser classificado? Explique. 
d) Que ideia é expressa pelo verbo haver? 
e) Leia outra frase com o verbo haver: Há muitas razões para termos perdido o contato. A afirmação feita refere-se ao tempo presente. Como ela deveria ser escrita caso fizesse referência ao passado? 
f) Qual é o sentido expresso pelo verbo haver nesse caso? Reescreva a frase empregando outro verbo que mantenha esse sentido. 

5. Leia a tira de Calvin, personagem de Bill Watterson.


a) Dois planos narrativos se sobrepõe na tira. Quais são esses planos? Explique.
b) Releia estas orações:
O camaleão permanece imóvel.
[...] ele muda de cor [...]

> Qual delas apresenta o estado em que o animal se encontra? E qual expressa uma ação?
> Identifique o predicado de cada oração.

6. Leia a tira.


a) Inicialmente, qual parece ser o referente de pessoal? Explique.
b) Justifique as duas concordâncias verbais do primeiro quadrinho.
c) Por que Deus demonstra impaciência diante da pergunta do anjo?
d) Explique a relação entre a autoria das perguntas e o humor da tira.

7. Leia a tira.


a) Os pássaros estão se preparando para migrar para o Sul. Na resposta que o pássaro macho dá à fêmea. qual é o sentido de sua afirmação? 
b) Por que a resposta da fêmea, no terceiro quadrinho, produz um efeito de humor na tira? 
c) A fala do pássaro macho, no segundo quadrinho, apresenta uma oração subordinada adjetiva restritiva. Identifique-a e indique qual é o pronome relativo que a introduz. 
d) Por que essa construção não está adequada às regras de regência verbal da norma-padrão? Ela é inadequada ao contexto de produção da tira? Explique. 
e) Reescreva a fala da personagem de modo que ela fique de acordo com a regência prescrita pela norma-padrão.

GABARITO (clique aqui)