É comum ouvirmos que os poemas podem ser lidos e interpretados de várias maneiras. Na verdade, um poema pode apontar para uma ou mais leituras possíveis, o que não significa que cada um possa entender o que quiser em sua leitura. Quando se lê um poema, é preciso observar o texto e suas entrelinhas para apreender os sentidos que ele possibilita que o leitor construa. A interpretação de um poema só é válida se for comprovada pelos caminhos de leitura que o próprio texto indica.
**Gabarito no final**
Leia com atenção o poema "Testamento", escrito pela angolana Alda Lara (1930-1962), e reflita sobre seu modo de composição e seu significado.
Testamento
À prostituta mais nova
do bairro mais velho e escuro,
deixo os meus brincos, lavrados
em cristal, límpido e puro...
E àquela virgem esquecida
rapariga sem ternura,
sonhando algures urna lenda,
deixo o meu vestido branco,
o meu vestido de noiva,
todo tecido de renda...
Este meu rosário antigo
ofereço-o àquele amigo
que não acredita em Deus...
E os livros, rosários meus
das contas de outro sofrer,
são para os homens humildes,
que nunca souberam ler.
Quanto aos meus poemas loucos,
esses, que são de dor
sincera e desordenada...
esses, que são de esperança,
desesperada mas firme,
deixo-os a ti, meu amor...
Para que, na paz da hora,
em que a minha alma venha
beijar de longe os teus olhos,
vás por essa noite fora...
com passos feitos de lua,
oferecê-las às crianças
que encontrares em cada rua...
LARA, Alda. Testamento. In: SILVA, Alberto da Costa e (Org.).
Poesia africana de língua portuguesa: antologia. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2003. p. 67.
Poesia africana de língua portuguesa: antologia. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2003. p. 67.
GLOSSÁRIO
lavrados: trabalhados de modo artístico.
algures: em alguma parte, em algum lugar.
QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO
a) O título do poema é "Testamento". O que é um testamento? Qual é a sua função?
b) Qual é a relação entre o título e o conteúdo do poema? O que diferencia o poema do documento a que alude? Justifique sua resposta.
c) Identifique, ao longo do poema, quem são as pessoas contempladas com os bens do eu lírico e o que cada uma receberá como herança.
d) Em sua opinião, que critério define a distribuição desses bens?
e) Faça a escansão dos versos da terceira estrofe do poema para definir a sua métrica.
f) A rima está presente em vários versos do poema. Identifique as palavras que rimam.
g) A antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela aproximação de termos ou ideias que se opõem. Ao elaborar antíteses, o escritor evidencia antagonismos e contradições. Sabendo disso, identifique, pelo menos, uma antítese na primeira estrofe do poema.
h) Que ideias essa antítese ressalta no poema?
i) A metalinguagem consiste no uso da própria linguagem para explicar a si mesma. Releia com atenção a quinta estrofe do poema e explique a metalinguagem ali presente.
j) Segundo o eu lírico, como são os seus poemas?
k) Tendo em vista a ideia central do poema (a destinação dos bens de um testamento), explique qual é o sentido de o poema terminar com a imagem das crianças encontradas na rua. Releia com atenção especial as três ultimas estrofes para responder.
l) Você concorda com a ideia de que o principal valor evocado pelo poema é a solidariedade? Por quê?