Interpretação do poema Testamento de Alda Lara (Poesia africana)


É comum ouvirmos que os poemas podem ser lidos e interpretados de várias maneiras. Na verdade, um poema pode apontar para uma ou mais leituras possíveis, o que não significa que cada um possa entender o que quiser em sua leitura. Quando se lê um poema, é preciso observar o texto e suas entrelinhas para apreender os sentidos que ele possibilita que o leitor construa. A interpretação de um poema só é válida se for comprovada pelos caminhos de leitura que o próprio texto indica. 

**Gabarito no final**

Leia com atenção o poema "Testamento", escrito pela angolana Alda Lara (1930-1962), e reflita sobre seu modo de composição e seu significado. 

Testamento

À prostituta mais nova 
do bairro mais velho e escuro, 
deixo os meus brincos, lavrados 
em cristal, límpido e puro... 

E àquela virgem esquecida 
rapariga sem ternura, 
sonhando algures urna lenda, 
deixo o meu vestido branco, 
o meu vestido de noiva, 
todo tecido de renda... 

Este meu rosário antigo 
ofereço-o àquele amigo 
que não acredita em Deus... 

E os livros, rosários meus 
das contas de outro sofrer, 
são para os homens humildes, 
que nunca souberam ler. 

Quanto aos meus poemas loucos, 
esses, que são de dor 
sincera e desordenada... 
esses, que são de esperança, 
desesperada mas firme, 
deixo-os a ti, meu amor... 

Para que, na paz da hora, 
em que a minha alma venha 
beijar de longe os teus olhos, 
vás por essa noite fora... 
com passos feitos de lua, 
oferecê-las às crianças 
que encontrares em cada rua... 


LARA, Alda. Testamento. In: SILVA, Alberto da Costa e (Org.).
Poesia africana de língua portuguesa: antologia. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2003. p. 67.

GLOSSÁRIO
lavrados: trabalhados de modo artístico. 
algures: em alguma parte, em algum lugar. 


QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO

a) O título do poema é "Testamento". O que é um testamento? Qual é a sua função? 

b) Qual é a relação entre o título e o conteúdo do poema? O que diferencia o poema do documento a que alude? Justifique sua resposta. 

c) Identifique, ao longo do poema, quem são as pessoas contempladas com os bens do eu lírico e o que cada uma receberá como herança. 

d) Em sua opinião, que critério define a distribuição desses bens? 

e) Faça a escansão dos versos da terceira estrofe do poema para definir a sua métrica. 

f) A rima está presente em vários versos do poema. Identifique as palavras que rimam. 

g) A antítese é uma figura de linguagem caracterizada pela aproximação de termos ou ideias que se opõem. Ao elaborar antíteses, o escritor evidencia antagonismos e contradições. Sabendo disso, identifique, pelo menos, uma antítese na primeira estrofe do poema. 

h) Que ideias essa antítese ressalta no poema? 

i) A metalinguagem consiste no uso da própria linguagem para explicar a si mesma. Releia com atenção a quinta estrofe do poema e explique a metalinguagem ali presente. 

j) Segundo o eu lírico, como são os seus poemas? 

k) Tendo em vista a ideia central do poema (a destinação dos bens de um testamento), explique qual é o sentido de o poema terminar com a imagem das crianças encontradas na rua. Releia com atenção especial as três ultimas estrofes para responder. 

l) Você concorda com a ideia de que o principal valor evocado pelo poema é a solidariedade? Por quê?