18 de fevereiro de 2016

Atividade sobre complemento nominal | Tirinha Hagar, o Horrível (8ºano)

Observe a tira.


a) Hagar vai até a casa de seu novo vizinho para desejar-lhe boas vindas, mas não é bem recebido. Qual seria o motivo para o vizinho tê-lo tratado assim?
b) Que palavra do segundo quadrinho precisa de complemento para que seu sentido seja compreendido?
c) Que função exerce o termo à vizinhança no segundo quadrinho? Explique sua resposta.

Gabarito

a) Hagar apresenta-se como "Hagar, o Horrível", e isso pode ter assustado o vizinho; ou Hagar poderia ter fama de espertalhão, que já teria chegado aos ouvidos do recém-chegado.
b) Bem-vindo.
c) De complemento nominal, pois completa o sentido do adjetivo bem-vindo.

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17 de fevereiro de 2016

Atividade sobre o uso dos porquês para 9º ano do ensino fundamental


1. Complete as frases abaixo utilizando: porqueporquêpor que ou por quê: 

a) O clima da Terra está se alterando__________os gases expelidos sobretudo pelas indústrias destroem a camada de ozônio. 
b) ____________há tantos casos de doenças no pulmão nos dias de hoje?
c) Ele não explicou o ____________ de sua atitude. 
d) Você não foi à nossa casa ____________?
e) Não queremos saber _____________ as ruas estão tão esburacadas; queremos que sejam consertadas. 
f) O governo deve esclarecer o ____________ de tantos impostos. 
g) Não volte tarde _____________ há risco de ser assaltado. 
h) Ela ficou irritada _______________ ?
i) Todos querem saber ______________houve tanto rigor na entrada do show. 
j) ____________ houve tanto rigor na entrada do show?
k) Houve tanto rigor na entrada do show _____________ ?
l) Conseguimos perceber ______________ você se retirou: ficou magoado com a falta de respeito das pessoas. 

16 de fevereiro de 2016

Relato "Nas asas da liberdade" de Ana Maria Machado - Modos verbais

Observe este fragmento extraído do relato "Nas asas da liberdade" de Ana Maria Machado e responda às questões.

"Poucos anos depois, fomos morar em Buenos Aires, onde fui matriculada numa escola. Era o governo do general Juan Domingo Perón. Lá, um dia, a professora mandou fazer um desenho sob o título "Esta es mi bandera". Sou brasileira, desenhei a minha. Ela explicou que eu devia desenhar a argentina. Desenhei, mas pus o título "Esta es tu bandera". Não podia, tinha de ser todo mundo igual. Fiz novo desenho, dessa vez com as duas bandeiras. Mas a brasileira era maior. Fui expulsa da sala e mandada para a diretoria. Meus pais foram chamados ao colégio. Ouviram a explicação de que eu estava sendo expulsa por ser teimosa, rebelde e desrespeitosa com os símbolos da pátria. Um péssimo exemplo para os colegas. Aos seis anos."


1. Em que tempos estão as formas verbais sublinhadas? Por que a autora optou pelo uso desses tempos?
R. Algumas estão no pretérito perfeito do indicativo (fomos, mandou, desenhei, expliquei, pus, fiz, ouviram) e outras no pretérito imperfeito (era, devia, podia, tinha). Professor: Se os alunos responderem que as formas estão no passado, aceite, mas acrescente que o passado possui alguns aspectos de continuidade e de conclusão de ação, estado, etc. Quanto à segunda parte da pergunta, espera-se que eles percebam que esses tempos foram escolhidos porque o relato se refere a fatos já acontecidos. 

2. O fragmento apresenta também algumas locuções verbais (expressões formadas por dois ou mais verbos com valor de um) indicativas da voz passiva. Transcreva-as.
R. "fui matriculada", foram chamados", "fui expulsa", "(fui) mandada", "estava sendo expulsa. 

15 de fevereiro de 2016

Exercício sobre conjunção - argumento - ensino fundamental 2

b) Que argumento Julio apresenta a Gina para justificar o fato de estar assistindo a um jogo em que seu time não participa?
c) No terceiro quadrinho, que relação a palavra mas estabelece com a frase anterior, enunciada por Gina?

GABARITO

a) Incomodada, porque ele parece ter o hábito de ver muitos jogos de futebol, não importando de qual time.

b) Julio diz que, embora não seja um jogo do seu time, é um jogo importante, a final de um campeonato.

c) Uma relação de contraposição.

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14 de fevereiro de 2016

Interpretação de artigo de opinião - Tema: sustentabilidade


ARTIGO EM PDF PARA BAIXAR E SALVAR
A sustentabilidade pessoal

** Gabarito no final **

Você já ouviu falar em uma mulher chamada Gro Harlem Brundtland? Ela foi primeira-ministra da Noruega há uns 20 anos e presidiu a comissão do ONU que criou o conceito de "sustentabilidade". O que ela diz é bastante simples — que nós devemos "satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de garantir as necessidades do futuro". Simples, mas não fácil. Por isso, atenção, pois, ainda que o Relatório Brundtland refira-se à sustentabilidade planetária, quem lidera empresas, equipes ou simplesmente a si mesmo não pode ignorá-lo.

Pensar no futuro não é só tarefa dos futurólogos ou preocupação dos ecologistas. É atributo de quem pensa estrategicamente. Todos temos necessidades e procuramos atendê-las rapidamente, pois provocam desconforto. Antigamente precisávamos de comida, roupas, abrigo. Hoje acrescentamos outras prioridades — educação, lazer, relações, tecnologia, comunicação, transporte. Além disso, mudou a frequência das necessidades. Consumimos hoje coisas que precisaremos de novo amanhã e depois de amanhã. E assim por diante.

Essa lógica nos obriga a pensar sobre a linha do tempo, pois temos de atender às necessidades pessoais de hoje lembrando das outras no futuro, próximo ou remoto. Vem daí a ideia da sustentabilidade pessoal. Nosso progresso não pode comprometer nossa fonte de riqueza. Medir se uma prestação cabe no orçamento e enfiar-se em uma dívida para comprar algo que precisamos no momento pode prejudicar o orçamento por um bom tempo. E, como consequência, sacrificar as necessidades do amanhã.

O conselho de Gro é para ser levado a sério na vida pessoal também, pois, no fundo, ele quer dizer que você até pode gastar hoje o que vai ganhar amanhã, desde que não perca de vista que amanhã você vai ter outras coisas para gastar. Desejos e recursos são passageiros do mesmo barco. Isso vale para o planeta, para uma empresa, para uma família e para cada um de nós. Além disso, sempre é bom lembrar que liderança começa por autoliderança. E que pensar estrategicamente é um ótimo começo.

Eugenio Mussak. A sustentabilidade pessoal. Revista Você S/A, mar. 2008.

13 de fevereiro de 2016

Exercício sobre hiperônimo | Tirinha Trupe


a) Observe o último quadrinho. Que hiperônimo a personagem adulta usa para se referir aos itens daquela refeição?
R. O hiperônimo porcarias.

b) O hiperônimo empregado pela personagem adulta expressa um juízo de valor. Qual?
R. Pelo hiperônimo empregado, a personagem adulta revela que  não julga saudáveis aqueles alimentos.

c) Que outros hiperônimos ela poderia utilizar para não revelar esse ponto de vista?
R. Sugestão: alimentos, petiscos.

d) Que hiperônimo a menina usa para se referir a "uma lagartixa"? Esse hiperônimo poderia ser usado para retomar "a mais cara e melhor ração do mercado"? Explique. 
R. A menina usa o hiperônimo coisas, termo que revela pouco apreço pelo alimento. Portanto, na tira, esse hiperônimo não poderia remeter à "mais cara e melhor ração do mercado", expressão que indica valorização. 

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Sinônimos - hiperônimos - hipônimos - 7ºano - atividade pequena com respostas

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Exercícios sobre uso do hífen com substantivos compostos


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HÍFEN - Exercícios com respostas para treinar
HÍFEN - regras, exemplos e EXERCÍCIOS

**Gabarito no final**

1. Copie as frases substituindo os espaços por um substantivo composto formado pelos elementos entre parênteses. Empregue ou não o hífen, conforme a convenção ortográfica.

a) O melhor lugar da casa para se esconder era a ______ onde guardavam coisas fora de uso. (água/furtada)
b) Reparei que o ______ estava escondido embaixo de um livro. (porta/retrato)
c) Era costume tomar chá em vez de ______. (café/com/leite)
d) Aquele era o primeiro ______ sem chuva em todo o mês. (fim/de/semana)

2. Examine o conjunto a seguir. Justifique o emprego do hífen na grafia das palavras.

tatu-bola | louva-a-deus | tamanduá-bandeira | banana-da-terra | banana-maçã

3. Observe a frase: O escritor brasileiro Érico Veríssimo é autor do romance Olhai os lírios do campo

Pode-se considerar que a expressão grifada é o nome de uma espécie de flor? Explique sua resposta.

4. Copie as frases substituindo os espaços pela forma correta entre parênteses.

a) A correspondência entregue por equívoco gerou um ______ entre a moradora e o destinatário da carta. (mal-entendido; mal entendido)
b) Foi um ______ que avisou o policial sobre o arrombamento. (sem-teto; sem teto)
c) O narrador do romance, um defunto, conta os fatos ______. (além-túmulo; além túmulo)
d) Era uma época de _____, que não duraria para sempre. (bem-aventurança; bem aventurança)
e) O _____ é uma doença degenerativa. (mal-de-Alzheimer; mal de Alzheimer)

11 de fevereiro de 2016

Exercícios sobre oração sem sujeito | 8º ano


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Leia o início de uma crônica sobre o Copan, famoso edifício da cidade de São Paulo.

Chove sobre o Copan, chove muito. Agora faz sol. Calor. Agora chove outra vez. Faz frio. O sol volta, a chuva volta, o calor volta, o frio volta e esse vaivém é parte do plano secreto da natureza que pretende fazer nevar sobre o Copan. A natureza é ardilosa.
Nesse ritmo, logo, logo vai nevar sobre o Copan. Gaúchos, mineiros, cariocas, goianos, pernambucanos, paraenses. Faça chuva ou sol, o país inteiro cabe no Copan. [...] 

Nelson de Oliveira. 

VOCABULÁRIO
Ardiloso: esperto, astucioso
Copan: O edifício Copan, em São Paulo, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer; tem 1160 apartamentos e é habitado por mais de 2000 pessoas. 

1.
a) O autor mostra que o Copan se mantém inabalável diante das ações da natureza. Que ações são essas? Indique-as no caderno.
b) O autor afirma que "o país inteiro cabe no Copan". Nesse contexto, como se pode interpretar essa frase?

2. Releia estas orações, em que os verbos e expressões destacados indicam fenômenos da natureza.

"Chove sobre o Copan, chove muito."
"Agora faz sol."
"Faz frio."
"Nesse ritmo, logo, logo vai nevar sobre o Copan."

O autor da crônica refere-se a vários fenômenos da natureza, usando os verbos ou expressões chover, fazer frio, fazer sol, nevar para mostrar as mudanças de clima, pelas quais o Copan passa. Nessas orações:

a) é possível identificar o sujeito desses verbos?
b) é possível determinar com que palavra (s) essas formas verbais concordam?
c) é possível identificar o sujeito desses verbos?

9 de fevereiro de 2016

Análise Tirinha Garfield - Adjetivo | Advérbio

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a) Que sentido a expressão "de novo" desempenha em cada momento da tira? Que função ela desempenha em cada caso?

b) Que elemento da fala de Garfield é modificado pelo advérbio nunca? Que circunstâncias esse advérbio expressa?

GABARITO

a) No primeiro quadrinho, a expressão de novo significa "novidade" ou "coisa nova" e modifica a palavra nada, tendo, portanto, uma função adjetiva. No último quadrinho, indica repetição e está associada ao enunciado anterior proferido por Jon, modificando uma ação verbal e tendo, portanto, valor adverbial.

b) O advérbio nunca modifica o verbo haver. Ele expressa, ao mesmo tempo, circunstâncias de negação e tempo.

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