13 de janeiro de 2017

Exercício sobre Arcadismo - Cláudio Manuel da Costa - Destes penhascos fez a natureza


ATIVIDADE EM PDF PRONTA PARA BAIXAR E SALVAR
Atividades prontas em PDF para baixar no grupo do Telegram. Participe!

Destes penhascos fez a natureza 

Nestes versos, a paisagem de Minas Gerais desempenha papel muito importante no desenvolvimento do soneto. 

Destes penhascos fez a natureza 
O berço em que nasci: oh! quem cuidara 
Que entre penhas tão duras se criara 
Uma alma terna, um peito sem dureza.

Amor, que vence os tigres, por empresa 
Tomou logo render-me; ele declara 
Contra o meu coração guerra tão rara, 
Que não me foi bastante a fortaleza. 

Por mais que eu mesmo conhecesse o dano, 
A que dava ocasião minha brandura, 
Nunca pude fugir ao cego engano: 

Vós, que ostentais a condição mais dura, 
Temei, penhas, temei, que Amor tirano, 
Onde há mais resistência, mais se apura. 

COSTA, Cláudio Manuel da. In: PROENÇA FILHO, Domício (Org.). 
A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Aguilar, 1996. p. 95.

Penhas: designação de um cenário rochoso, montanhas. 

QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO **Gabarito no final**

1. Na segunda estrofe, ocorre uma personificação do Amor. Como ele é apresentado? 
> Qual é a imagem utilizada na terceira estrofe pelo eu lírico para se referir a esse Amor? Explique o uso dessa imagem. 

2. Quem é o interlocutor a quem o eu lírico se dirige na última estrofe? O que o eu lírico lhe diz? 

3. No soneto transcrito, o poeta evidencia uma forte característica de sua obra: a incorporação de elementos da paisagem local ao cenário árcade. Qual é o elemento local presente no texto? 
> Que relação o eu lírico estabelece, na primeira estrofe, entre esse cenário e si mesmo? Explique. 

4. A apresentação do cenário é importante para o desenvolvimento do tema do soneto. Explique de que maneira o eu lírico relaciona o cenário em que nasceu a esse tema. 

GABARITO (conteúdo para assinantes)
Após realizar sua assinatura (valor simbólico), você receberá um convite por e-mail para ser membro do blog. O cancelamento poderá ser feito a qualquer momento na plataforma PagSeguro. 
Blog fechado para professores.