sábado, 21 de janeiro de 2017

Exercícios sobre função fática e coesão


É bastante comum na linguagem oral a insistência no emprego da função fática. Isso pode interromper a linha de raciocínio e resultar em uma mensagem entrecortada. Ao se transpor um texto oral para a linguagem escrita, muitas vezes é necessário suprimir as marcas da função fática, evitar as repetições e explicitar as relações lógicas que estão subentendidas. 

1. Leia um trecho em que o rapper Mano Brown descreve o distrito de Capão Redondo, na cidade de São Paulo, na apresentação do livro Capão pecado, de Ferréz. 

Sem pretensão, a gente aqui do Capão nunca ia conseguir chamar a atenção do resto do mundo, porque da ponte João Dias pra cá é outro mundo, tá ligado? 
Eu nem sei o significado do nome Capão e nem por que seria Redondo. 
Eu era bem pivetinho e já ligava o nome Capão Redondo a sofrimento, 80% dos primeiros moradores, ou quase primeiros, eram nordestinos, analfabetos. Gente muito humilde, sofredora, que gosta da coisa certa. [...] 

Ferréz. Capão pecado. São Paulo: Labortexto Editorial, 2000, p. 23. 

Há uma expressão no texto que serve para confirmar a conexão com o interlocutor. Identifique essa expressão e indique a função da linguagem à qual está associada. 

2. Leia o texto que retrata a fala de um rapaz aconselhando outros jovens. 

Já andei muito tempo sem jeito na vida, entendeu? Fiquei esperto, sacou? A rapaziada tá fissurada num mundo de ilusão. Não se tocam, vão atrás de grana e entram na maldade, na violência, sabe como é? Ei, tem de dar um toque que não é por aí, certo? 

As expressões destacadas nesse texto estão relacionadas à função fática da linguagem: servem para confirmar a conexão com o interlocutor e são dispensáveis em um texto formal escrito. 

a) Identifique outras duas marcas da linguagem fática no texto. 

b) Transcreva o comentário abaixo, preenchendo os espaços, de modo a:
- suprimir as expressões da função fática e as repetições desnecessárias;
- transpor a linguagem fortemente coloquial para um registro mais formal. 

O jovem declarou que por muito tempo teve uma vida desregrada, mas que ______________. Ele julga que muitos jovens __________________________e por isso _______________ maldade e violência. Ele também acha necessário _______________________. 



Gabarito:

1. A expressão "tá ligado?" procura confirmar se o leitor está acompanhando o raciocínio do autor e está associada à função fática.

2.
a) "sabe como é?", "ei" e "certo?"
b) O jovem declarou que por muito tempo teve uma vida desregrada, mas que se corrigiu. Ele julga que muitos jovens se iludem com o dinheiro e por isso cometem maldade e violência. Ele também acha necessário alertar os jovens contra essa ilusão. 





Referência: Linguagem em Movimento (Editora FTD)
Imagem: Google
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...