sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Interpretação de texto sobre falta de água potável

Foto 1


Foto 2


Água é Vida 

Vilmar Berna 

A superfície de nosso planeta é constituída por apenas 30% de terra firme. Os 70% restantes são de água. Olhando do espaço, nosso Planeta Terra mais parece um Planeta Água! Só que a maior parte dessa água, cerca de 97%, é salgada, indisponível, portanto, para beber. Mas os oceanos têm outras importantes funções em nossa vida. Por exemplo, ao contrário do que muitos possam imaginar, não são as árvores que fornecem o oxigênio na quantidade suficiente para permitir a vida sobre o Planeta, mas as microscópicas algas do oceano. 
Das águas que existem sobre o Planeta, apenas 3% são doces e somente 0,6% está disponível na superfície, como as águas dos rios e lagos! O restante está indisponível congelada nos polos, ou na forma de vapor d'água na atmosfera, ou em lençóis subterrâneos. 
Além de pouca, a água que está na superfície não é distribuída de forma igual no Planeta. O Brasil, por exemplo, possui a maior reserva de água doce superficial do mundo, cerca de 30% de toda a água disponível, mas ela está mais concentrada na Bacia Amazônica, longe, portanto, dos centros consumidores, como as regiões sul e sudeste. Na região nordeste, ao lado da Bacia Amazônica, as secas produzem desertos e provocam mortalidade entre as pessoas e os animais. 
As águas doces superficiais de nossos rios e lagos são um dos tesouros mais preciosos para a vida no Planeta. Mas o que estamos fazendo - ou deixando que façam - com esse tesouro? A mesma água doce que serve para abastecer as casas, as empresas, é usada também para diluir e receber esgotos domésticos e industriais sem tratamento! 
E mais. A falta de florestas protetoras nas áreas de mananciais e nas bacias hidrográficas provoca danos enormes aos rios e lagos. Sem vegetação nos morros, as águas das chuvas, em vez de penetrarem no solo e irem alimentar os mananciais, correm rapidamente para os rios e daí para o mar, tornando-se novamente salgadas, além de carregarem junto os sedimentos que irão entupir os rios e os lagos, provocando enchentes nas cidades quando chove mais forte. As florestas agem como uma espécie de esponja que amortece os pingos das chuvas fazendo com que penetrem no solo, indo alimentar os mananciais que abastecem os rios e lagos. 
O que temos de fazer é muito simples: trabalhar com a natureza e não contra ela. São várias as medidas que podemos tomar no sentido de preservar nossos rios e lagos. Pode parecer uma tarefa enorme, e aí a tendência é acharmos que o mundo melhor que desejamos começa no outro ou depende dos governos e das empresas. Entretanto, o mundo melhor que queremos começa em nós, e os grandes problemas são formados de pequenos problemas que não foram solucionados quando eram pequenos. Uma forma de enfrentar um grande problema é ir solucionando aos poucos o que está em nosso alcance. 
As pessoas podem, por exemplo, escolher um dia da semana ou do mês para promover um mutirão voluntário de limpeza de um rio ou lago, plantarem mudas de árvores nativas nas margens e áreas de mananciais, podem formar grupos de vigilância dos céus acompanhando os balões para impedir que provoquem incêndios florestais em encostas, podem ajudar no monitoramento e na denúncia de poluição em rios e lagos, etc. Se fomos capazes de interferir na natureza para piorar as coisas, também somos capazes de medidas concretas para ajudar o meio ambiente, pois o planeta seguramente conseguirá sobreviver sem nós, talvez um pouco mais feio e arranhado, mas nós, seguramente, não sobreviveremos sem o planeta. 

http://www.ecoviagem.com.br/fique-por-dentro/artigos/meio-ambiente/agua-e- vida- 1327. asp 

1. O texto "Água é vida" pode ser dividido em 3 partes: a) exposição sobre a distribuição da água no planeta; b) problemas que a ação do homem tem causado à água; c) necessidade de se fazer algo, dando exemplos de ações possíveis para isso. 

a) Onde começa e termina cada uma dessas partes? 
b) Dê um título bem sugestivo a cada uma delas. 

2. Apesar da grande quantidade de água existente em nosso planeta, há dois obstáculos ou impedimentos para sua utilização pela população mundial. Quais são eles? 

3. Os cientistas apontam, entre as causas que estão levando à falta de água potável no mundo, as seguintes: 
* Aquecimento do clima: a temperatura sobe, aumenta a evaporação, diminui a água disponível no meio ambiente. 
* Crescimento da população mundial aumentando o consumo de água, não só nas zonas urbanas como no campo, para a produção de alimentos. 
* Falta de saneamento básico e tratamento da água. 
* A degradação ambiental, ou seja, as alterações que o homem provoca no ambiente, por exemplo, o desmatamento que remove a vegetação e impermeabiliza o solo. 

Quais destas causas são tratadas no texto "Água é vida"? 

4. Segundo o texto, "a mesma água doce que serve para abastecer as casas, as empresas, é usada também para diluir e receber esgotos domésticos e industriais sem tratamento". 

a) Quais as consequências disto? 
b) Isto concorre para se chegar a uma situação como a da Foto 1 ? 

5. Explique o seguinte trecho: "O que estamos fazendo - ou deixando que façam - com esse recurso"? 

6. Explique resumidamente, com suas palavras, porque a destruição de florestas concorre para a escassez da água. 

7. Na opinião do autor, de quem é a responsabilidade de preservar nossos rios e lagos? Você concorda com ele? Por quê? 

8. Em alguns momentos o autor utilizou-se da primeira pessoa do plural, como exemplificado nos seguintes trechos: 
* Mas os oceanos têm outras importantes funções em nossa vida. 
* Se fomos capazes de interferir na natureza para piorar as coisas, também somos capazes de medidas concretas para ajudar o meio ambiente. 

a) Retire dois outros exemplos do texto. 
b) Por que o autor usou a primeira pessoa do plural no texto? 

9.
a) Entre as ações apresentadas pelo autor para socorrer a natureza, qual você acha que é mais eficiente? Por quê? 
b) E qual é a mais difícil? Por quê? 

10. Observe como o autor finaliza seu texto: 
"[...] o planeta seguramente conseguirá sobreviver sem nós, talvez um pouco mais feio e arranhado, mas nós, seguramente, não sobreviveremos sem o planeta." 

a) Qual palavra mostra a atitude do autor em relação ao que diz? 
b) Qual é a atitude do autor do texto em relação ao que está apresentando? 

11. Você tem trabalhado com a natureza ou contra a natureza? O que você tem feito? 


Gabarito:

1. 
a) Primeira parte - distribuição da água no planeta: parágrafos 1, 2 e 3. Segunda parte - problemas causados à água pelo homem: parágrafos 4 e 5. Terceira parte - necessidade de preservar a água: parágrafos 6 e 7. 

2. 
1°) Quantidade relativamente pequena de água doce disponível. 
2°) Distribuição irregular da água no planeta. 

3. Falta de saneamento e de tratamento da água e as alterações provocadas pelo homem no meio ambiente. 

4. 
a) As águas de um rio que recebe esgotos ficam poluídas e podem provocar doenças e, em alguns casos, até a morte. 
b) Isto ajuda a fazer com que um rio fique como o da Foto 1. Mas no caso da Foto 1, além do esgoto, muito lixo também foi jogado lá. 

5. Se uma pessoa não faz nada para impedir que os outros destruam o meio ambiente, ela também é responsável. Ela não o destrói, mas sua omissão permite que os outros o destruam. 

6. As florestas facilitam a penetração da água da chuva no solo. Sem vegetação, as águas da chuva não penetram no solo, correm rapidamente para os rios, provocando enchentes, e daí para o mar, onde ficam salgadas novamente. 
Professor(a): a forma do resumo pode variar bastante, mas a ideia central deve ser constante. 

7. Todos somos responsáveis e não só o governo e as empresas. Resposta pessoal. 

8. 
a) Sugestão: 
- A superfície de nosso planeta e constituída por apenas 30% de terra firme." (1º §) 
- "Mas, o que estamos fazendo - ou deixando que façam - com esse tesouro?" (4º §) 
- "São varias as medidas que podemos tomar no sentido de preservar nossos rios e lagos." (5° §) 
b) Para mostrar que ele e leitor compartilham do mesmo planeta, compartilham os mesmos problemas e devem participar das soluções. E para envolver o leitor. 

9. Resposta pessoal.

10. 
a) Seguramente.
b) Certeza.

11. Resposta pessoal





Referência: A aventura da linguagem (Editora Dimensão)
Imagens: Google
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...