27 de fevereiro de 2017

Exercícios sobre pronomes pessoais para ensino médio

1. Reescreva as frases, adequando o emprego dos pronomes pessoais à norma culta.

a) Eu já te falei que você não está em condições físicas de jogar. 
b) Conversando contigo mesmo, você fica parecendo um alucinado. 
c) O chefe queria falar com você, mas não te encontrou. 
d) Para você não cansar, é preciso te preparar bem. 
e) Tu não deves se preocupar, não tenho queixas contra você

2. Complete as frases com os pronomes pessoais que fazem adequadamente referência ao pronome de tratamento.

a) Vossa Excelência, tenho certeza de que o réu não _________ enganará.
b) Vossas Senhorias __________ lembrarão de nosso acordo anterior.
c) Vossa Magnificência traz __________ os documentos que havia mencionado?
d) Quem ________ enviou a mensagem, Vossa Excelência, foi o povo, não eu. 

3. Refaça as frases, substituindo adequadamente os pronomes pessoais retos por pronomes pessoais oblíquos. 

a) Comprou os livros e levou eles para os filhos.
b) Solucionava as questões e mostrava elas para o professor.
c) Deixou cair a carta e recolheu ela do chão.
d) Tirou do bolso o dinheiro e entregou ele para a esposa. 


GABARITO

1. 
a) Eu já te falei que tu não estás em condições físicas de jogar. / Eu já lhe falei que você não está em condições físicas de jogar.
b) Conversando contigo mesmo, tu ficas parecendo um alucinado. / Conversando consigo mesmo, você fica parecendo um alucinado.
c) O chefe queria falar com você, mas não o encontrou. / O chefe queria falar contigo mas não te encontrou.
d) Para você não cansar, é preciso se preparar bem. / Para tu não cansares, é preciso te preparares bem.
e) Tu não deves te preocupar, não tenho queixas contra ti. / Você não deve se preocupar, não tenho queixas contra você. 

2.
a) o - Obs.: É impossível empregar o pronome lhe aqui, já que o complemento verbal é um objeto direto. 
b) se
c) consigo
d) lhe

3.
a) levou-os
b) mostrava-as
c) recolheu-a
d) entregou-o