Atividade com interpretação de notícia para 7ºano

Na notícia abaixo, uma fêmea de macaco estava grávida quando caiu de uma árvore. Leia o texto para saber o que aconteceu.

Micos nascem após morte da mãe. Folhapress. Folha de S.Paulo, 24 ago. 2005, Cotidiano, C4


Micos nascem após morte da mãe
Fêmea grávida caiu de árvore e foi atropelada na zona sul do Rio 

O nascimento de dois micos-estrela surpreendeu ontem os moradores da Avenida Rui Barbosa, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro. 
Por volta das 10h30, uma fêmea grávida caiu dos galhos de uma árvore e morreu na hora. [...] Eles [os filhotes] foram lançados a cerca de um metro de distância no impacto causado pelo acidente. 
"Foi um verdadeiro milagre. A barriga da fêmea explodiu e os dois filhotes foram expulsos pelo abdômen da mãe. A placenta estava intacta dentro dela", disse o veterinário André Sena Maio, 33, funcionário do Zoológico de Niterói, que socorreu os filhotes. [...] Segundo o veterinário, o tamanho é normal para a espécie. Com a morte da fêmea, Maio improvisou uma "mãe de aluguel" para os dois micos: um macaco de pelúcia irá "confortar" os recém-nascidos nos primeiros dias. "Eles estão ilesos como se tivessem nascido de parto normal. [...] Retiramos o leite da fêmea e demos aos dois", disse o veterinário, que vai levar os animais para a sua casa, onde ficarão por cerca de um mês. É alta a chance de os dois resistirem. 


1. Você sabe o que é placenta? Pesquise no dicionário e depois escreva o que aprendeu.

2. Na frase "A placenta estava intacta dentro dela", qual é a palavra que indica que a placenta não foi prejudicada após o acidente?

3. Na frase "Eles estão ilesos como se tivessem nascido de parto normal", qual é a palavra que indica que os filhotes estão sadios?

4. De qual recurso o veterinário Maia se valeu para animar ou consolar os filhotes? 

5. Você leu uma notícia. Converse com o professor e os colegas sobre o que é uma notícia e escreva a conclusão a que chegaram.

6. De qual veículo de comunicação essa notícia foi retirada?

7. Qual é o nome desse jornal?

8. Quando aconteceu o acidente?

9. Qual é a sua opinião sobre os esforços que muitas pessoas fazem para salvar animais?

10. Notícia é uma narrativa que apresenta a sequência de fatos acontecidos. Com base no que você leu, faça uma tabela com as seguintes informações: O que aconteceu (fato)?; Onde aconteceu o fato?; Com quem aconteceu o fato?; Por que aconteceu o fato?; Quando aconteceu o fato? 

Gabarito

1. Placenta é o órgão principal para o desenvolvimento do bebê no útero materno. Ela protege, alimenta e produz hormônios vitais para a continuação da gravidez. É um órgão presente na maioria dos mamíferos.

2. Intacta.

3. Ilesos.

4. Um macaco de pelúcia.

5. É o relato de um acontecimento atual, de interesse público geral ou de interesse de um segmento da sociedade. A notícia é veiculada em jornal, rádio, televisão, internet etc. e pode ser transmitida oralmente ou por meio da escrita.

6. De jornal impresso.

7. Folha de S.Paulo.

8. Em 23 de agosto de 2005.

9. Pessoal. Comente sobre a importância dos animais em nosso planeta. Se não cuidarmos dos animais, assim como das plantas, as espécies desaparecerão. Também há a questão afetiva, que é não deixar um ser vivo morrer por falta de cuidado. 

10.