16 de abril de 2017

Atividade de português com quadrinho - Prova Brasil (5ºano)


No quadrinho acima, as letras estão em maiúsculo e em negrito (mais fortes), e o formato do balão indica que a menina está: 
a) brava, pois terá que recomeçar sua experiência. 
b) assustada por causa da explosão e da bagunça. 
c) triste e, por isso, está gritando e pedindo socorro. 
d) irritada porque terá que limpar toda a sujeira na mesa. 

Gabarito

Alternativa a: Resposta incorreta: O aluno que escolheu essa alternativa não compreendeu o efeito de sentido das notações no quadrinho e pensou que a menina estava brava porque teria que refazer a experiência.

Alternativa b: Resposta correta: O aluno que optou por essa alternativa identificou, corretamente, o efeito de sentido decorrente do uso de um balão diferenciado, além do uso das maiúsculas e do negrito.

Alternativa c: Resposta incorreta: Ao fazer essa opção, o aluno demonstrou não ter atentado para a expressão da menina, tampouco para o efeito de sentido decorrente do uso de um balão diferenciado.

Alternativa d: Resposta incorreta: Ao fazer essa opção, o aluno demonstrou não ter compreendido o efeito de sentido decorrente do uso de um balão diferenciado e, em consequência, o sentido do texto.

Nível de dificuldade da questão: médio

Habilidade: D14 -Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.

Comentário
O item avalia a habilidade do aluno de identificar o efeito de sentido decorrente do uso de notações como as maiúsculas, o negrito e o formato especial do balão. No caso desse texto, todas essas notações especiais indicam que a menina ficou assustada por causa da explosão e da bagunça que sua experiência malsucedida provocou.