14 de abril de 2017

O que cai no Enem de Português?


1. Interpretação de textos
Questões com interpretação de textos são presentes em todas as áreas do conhecimento na prova do Enem. Muitas vezes, o próprio enunciado de uma questão possui a informação necessária para você respondê-la. Outras vezes, o entendimento de gráficos, infográficos e figuras, em geral, é fundamental para a resposta. 

2. Literatura
Para a questões do Enem de Literatura, conhecimentos sobre gêneros literários e escolas literárias (ex: romantismo, arcadismo, etc.) são úteis. Não existe uma lista de leitura obrigatória para o Enem, então a interpretação de textos literários é muito importante.

3. Gêneros textuais
Cada gênero textual possui características específicas de estilo e estrutura. Elas variam de acordo com a função social do texto. Por exemplo, um texto dissertativo-argumentativo tem a função de convencer sobre um posicionamento. Sua estrutura é formada por introdução, desenvolvimento e conclusão.

4. Linguística
A Linguística é o estudo da Linguagem como ciência, estando ou não relacionada à norma culta da Língua Portuguesa. O Português do Brasil é um idioma rico em variedades. Vocabulários específicos e variantes linguísticas existem em cada grupo social e Estado do Brasil. A linguagem oral têm inúmeras variações em relação à norma culta da Língua Portuguesa. Elas fazem com que o discurso seja adequado a um público específico, e são um assunto importante para o Enem. Dentro de linguística, também estão os assuntos de morfologia, sintaxe e semântica.

5. Gramática
A Gramática é a matéria de Português Enem que determina as regras para o uso da Língua Portuguesa. Em Gramática, estude quais são as classes de palavras, saiba identificar situações com ambiguidade e a relação entre os termos das frases e orações (sintaxe). É importante estudar orações coordenadas e orações subordinadas.



Fonte: geekiegames.geekie.com.br
Imagem: Google