25 de maio de 2017

Interpretação de anedota para 8ºano - Verbos (variedade linguística)


A professora disse para a Mariazinha. 
— Mariazinha, me dê um exemplo de verbo. 
— Bicicreta! — respondeu a menina. 
— Não se diz "bicicreta", e sim "bicicleta". Além disso, bicicleta não é verbo. Pedro, diga você um verbo. 
— Prástico! — disse o garoto. 
—É "plástico", não "prástico". E também não é verbo. Laura, é sua vez: me dê um exemplo correto de verbo — pediu a professora. 
— Hospedar! — respondeu Laura. 
— Muito bem! — disse a professora. 
— Agora, forme uma frase com esse verbo. 
— Os pedar da bicicreta é de prástico! 

(http://criancas.uol.com.br/piadas/piadas_aula.jhtm.) 


1. A situação que envolve a professora e os alunos Mariazinha, Pedro e Laura ocorre durante uma aula. 
a) De que disciplina é a aula? 
b) Comprove sua resposta com elementos do texto.

2. A professora pede um exemplo de verbo aos alunos. Por que as respostas de Mariazinha e de Pedro estavam erradas? 

3. A professora faz a pergunta a Laura e inicialmente considera correta a resposta dela. 
a) O que a professora supôs ao ouvir a resposta de Laura? 
b) O que Laura tinha em mente quando respondeu? 
c) Quando a professora compreendeu a resposta de Laura?   

4. Observe as respostas dos três alunos. O que há em comum na fala dos três? 

5. Esse tipo de fenômeno é característico de uma variedade linguística. Que tipo de variedade, na anedota, os três alunos utilizam? 

6. Considerando a resposta à questão anterior, você acha mais provável que a aula estivesse acontecendo em uma zona rural ou em uma zona urbana?
  
7. Embora se intitule "Verbos", o texto não se refere a verbos. Fica em evidência outra classe de palavras, e nisso reside a graça da anedota. Qual é essa classe de palavras?