Interpretação de anedota para 8ºano - Verbos (variedade linguística)


Verbos 

A professora disse para a Mariazinha. 
— Mariazinha, me dê um exemplo de verbo. 
— Bicicreta! — respondeu a menina. 
— Não se diz "bicicreta", e sim "bicicleta". Além disso, bicicleta não é verbo. Pedro, diga você um verbo. 
— Prástico! — disse o garoto. 
—É "plástico", não "prástico". E também não é verbo. Laura, é sua vez: me dê um exemplo correto de verbo — pediu a professora. 
— Hospedar! — respondeu Laura. 
— Muito bem! — disse a professora. 
— Agora, forme uma frase com esse verbo. 
— Os pedar da bicicreta é de prástico! 

(http://criancas.uol.com.br/piadas/piadas_aula.jhtm. Acesso em 12/1/2010.) 


1. A situação que envolve a professora e os alunos Mariazinha, Pedro e Laura ocorre durante uma aula. 
a) De que disciplina é a aula? 
b) Comprove sua resposta com elementos do texto.

2. A professora pede um exemplo de verbo aos alunos. Por que as respostas de Mariazinha e de Pedro estavam erradas? 

3. A professora faz a pergunta a Laura e inicialmente considera correta a resposta dela. 
a) O que a professora supôs ao ouvir a resposta de Laura? 
b) O que Laura tinha em mente quando respondeu? 
c) Quando a professora compreendeu a resposta de Laura?   

4. Observe as respostas dos três alunos. O que há em comum na fala dos três? 

5. Esse tipo de fenômeno é característico de uma variedade linguística. Que tipo de variedade, na anedota, os três alunos utilizam? 

6. Considerando a resposta à questão anterior, você acha mais provável que a aula estivesse acontecendo em uma zona rural ou em uma zona urbana?
  
7. Embora se intitule "Verbos", o texto não se refere a verbos. Fica em evidência outra classe de palavras, e nisso reside a graça da anedota. Qual é essa classe de palavras? 



Gabarito

1. 
a) Português.
b) Os elementos do texto são: “Verbos”, “professora”, “ Me dê um exemplo de verbo”, “não é verbo”, “forme uma frase com esse verbo”.

2. Porque as palavras “bicicreta” e “prástico” são substantivos.

3. 
a) Ela supôs que Laura tivesse dito o verbo hospedar.
b) Ela tinha em mente o substantivo “pedar”
c) Somente quando Laura criou a frase “ Os pedar da bicicreta é de prástico”. 

4. Os alunos trocaram a letra L pela letra R.

5. Utilizam o dialeto caipira. 

6. É mais provável que estivesse acontecendo em uma zona rural. No entanto, a aula poderia também estar ocorrendo em zonas urbanas que abrigam imigrantes, onde as crianças aprendem o dialeto caipira pela convivência familiar e até pela convivência na própria comunidade. 

7. A classe dos substantivos.
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