19 de maio de 2017

Substantivo: exercício contextualizado para 9ºano "Como é feito o chiclete?"


Como é feito o chiclete? 

Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base. Depois são incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substâncias minerais, que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor. Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. Aí é só embrulhar. 

(Maria Carolina Cristianini. Recreio, nº 516, p. 5. Abril Comunicações.) 

1. Todo texto tem uma finalidade. Qual é a finalidade do texto que você acabou de ler? 

a) Informar como o chiclete é feito.  
b) Descrever as características do chiclete.
c) Enumerar os produtos de que é feito o chiclete.
d) Apresentar os ingredientes do chiclete. 

2. Quem produziu o texto, para explicar a fabricação do chiclete, mencionou o nome de vários ingredientes. 

a) Quais são eles? 
b) As palavras correspondentes ao nome desses ingredientes pertencem à classe dos substantivos. Que outros substantivos há no texto? 

3. Escreva pelo menos três substantivos que nomeiam objetos usados pelos seguintes profissionais: 

a) cozinheiro
b) jogador de futebol
c) pedreiro
d) modelo
e) médico
f) bombeiro
g) engenheiro
h) pintor


GABARITO

1. Alternativa A.

2. 
a) borracha, goma base, resinas, óleos, substâncias, açúcar, corantes, aromas, ácidos, xarope, essências.

b) chiclete, mistura, tipos, massa, sabor, casquinha.

3. 
a) colher, panela, faca, fogão
b) bola, chuteira, camisa, calção
c) pedra, areia, cimento, tijolo, colher de pedreiro
d) sapato, vestido, brinco, saia, calça
e) estetoscópio, termômetro, luvas, remédio
f) capacete, mangueira, escada, extintor
g) régua, esquadro, capacete, papel
h) pincel, tinta, lixa, parede