31 de maio de 2017

Viajando com os poetas românticos brasileiros (gabarito)

GABARITO

1. Ensinar e dar informações a respeito do Romantismo como estilo de arte e do Romantismo literário brasileiro. 

2. Iniciou-se após a independência do Brasil e prolongou-se até quase o final do século XIX. (Comente com os alunos que estudiosos do assunto consideram algumas obras do Arcadismo brasileiro como pré-românticas.)

3. Segundo a autora, a literatura romântica contribuiu para a construção da imagem do Brasil independente.

4. Busca das raízes das diferentes etnias que compõem o povo brasileiro; emprego da língua "abrasileirada"; exaltação da paisagem brasileira; denúncia da escravidão - todas as características que favorecem a construção da plural identidade brasileira. 

5. A autora atribui a circulação da poesia romântica brasileira, mesmo com um baixo índice de leitores, ao uso do português abrasileirado ("sem sotaque lusitano"); à sonoridade e à melodia da poesia; à facilidade para ser lida e ouvida coletivamente e declamada, de memória.

6. O romance romântico teria ensinado o brasileiro a ler histórias que se passavam no Brasil, que tinham como cenário a paisagem carioca em vez de capitais europeias. 

7. Expressão de sentimentos íntimos (subjetivismo); incorporação de temas sociais e políticos; exaltação da diversidade cultural e da liberdade. Exemplo de Justificativa: durante o Romantismo ocorre a valorização da linguagem e a exaltação dos temas nativos. Apesar de a valorização da infância ser tema presentes em obras românticas, isso não foi mencionado no texto. 

8. Todas as proposições estão corretas.