Interpretação de texto argumentativo - 9ºano

Imagem: Google

Aquecimento global pode impedir era glacial pelos próximos 100 mil anos 

Alister Doyle 
Em Oslo 
13/01/2016 20h42 

O aquecimento global deve interromper o ciclo natural das eras glaciais e contribuir para atrasar a próxima idade do gelo em até cerca de 100 mil anos a partir de agora, disseram cientistas nesta quarta-feira (13). 
No último milhão de anos, o mundo teve cerca de dez eras glaciais antes de retornar para condições mais quentes como a do presente. Na última era glacial, que terminou 12 mil anos atrás, camadas de gelo cobriram o que é agora o Canadá, o norte da Europa e a Sibéria. 
Numa nova explicação sobre as longas quedas nas temperaturas globais que levam à era glacial, cientistas apontaram para a combinação de mudanças de longo prazo na órbita da Terra ao redor do Sol, junto com níveis de dióxido de carbono na atmosfera. 
Eles afirmaram que o planeta parecia naturalmente no caminho para escapar de uma era glacial pelos próximos 50 mil anos, um período longo incomum de calor, de acordo com o estudo liderado pelo Instituto de Pesquisa sobre Impacto Climático de Postdam. 
No entanto, o aumento da emissão de gases do efeito estufa provocado pela humanidade desde o início da Revolução Industrial no século 18 pode significar que o período quente dure por 100 mil anos, escreveram eles na revista Nature. 
As descobertas sugerem que influências humanas "vão tornar impossível o início da próxima era glacial num período de tempo comparável à duração dos ciclos glaciais anteriores", escreveram. 
[...] 

Disponível em: 
<http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2016/01 /13/aquecimento-global-pode-impedir-era-glacial- pelos-proximos-100-mil-anos.htm>. Acesso em: 14 de janeiro de 2016. 
(adaptado) 

Questão 01

A tese de que "o aquecimento global deve interromper o ciclo natural das eras glaciais e contribuir para atrasar a próxima idade do gelo em até cerca de 100 mil anos", é defendida pelo autor com o argumento de que 

a) os cientistas apontaram um longo período de queda nas temperaturas no futuro. 
b) haverá mudanças significativas, a longo prazo, na órbita da Terra em torno do Sol. 
c) acontecerão descobertas sobre influências humanas nos ciclos anteriores àqueles das eras glaciais, conforme a Nature. 
d) o aumento da emissão de gases do efeito estufa, provocado pela humanidade, pode significar um longo período quente. 


Questão 02
 
No texto, o argumento de que "as influências humanas vão tornar impossível o início da próxima era glacial" foi construído para defender a tese de que 

a) o planeta está no caminho de uma nova era de longos ciclos glaciares. 
b) um longo período de aquecimento poderá contribuir para novas descobertas da humanidade. 
c) o aquecimento global pode impedir a era glacial nos próximos cem mil anos. 
d) um grande impacto climático deverá produzir emissões de gases do efeito estufa. 


Gabarito

Questão 1: alternativa d. 
Habilidade: estabelecer relações entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. 

Questão 2: alternativa c.
Habilidade: Reconhecer argumentos utilizados em um texto para a defesa de um ponto de vista.